ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE POTENCIAIS CONSUMIDORES: ESTUDO DE CASO EM UMA PEQUENA EMPRESA FABRICANTE DE SOPA CONGELADA

  • Daniel Teotonio Nascimento Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Leonor Venson Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Mestre em Administração pela Universidade Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná.
  • Loreni Teresinha Brandalise Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina
  • Jerry Adriani Johann Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo
Palavras-chave: percepção ambiental, Vapercom, ACV, sopa congelada, universitários.

Resumo

O artigo teve como objetivo investigar se a percepção ambiental dos consumidores influenciam na compra de alimentos congelados, e a partir desse diagnóstico verificar quais estratégias deveriam ser implementadas por uma pequena empresa fabricante de sopa congelada. Na investigação das percepções ambientais verificou-se quais são as características mais valorizadas pelos universitários na Análise do Ciclo de Vida do Produto – ACV, por meio do modelo Vapercom. A pesquisa foi aplicada à 233 universitários de três universidades. Os resultados da pesquisa revelaram, que quase 90% da amostra pesquisada não consomem sopa congelada, e que ainda, 60% dos amostrados não conheciam o produto. A partir dos resultados obtidos, sugeriu à organização algumas estratégias para adaptação de seu produto, expansão de mercado e fortalecimento da marca. 

Biografia do Autor

Daniel Teotonio Nascimento, Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Servidor Federal, cargo Administrador, na Universidade Federal da Integração Latino-America (UNILA), e Docente da Especialização em Educação Ambiental (UNILA)
Leonor Venson Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Mestre em Administração pela Universidade Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel, Paraná.
Docente e Coordenadora do Curso de Graduação de Ciências Contábeis do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas
Loreni Teresinha Brandalise, Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina

Docente e Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração da UNIOESTE

Jerry Adriani Johann, Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo

Docente da Graduação e Pós de Engenharia Agrícola; do Mestrado Profissional em Administração; e no Mestrado em Contabilidade da UNIOESTE

Referências

ARIBONIS; P. R. Guia Prático para um projeto de pesquisa exploratória, experimental, descritiva. São Paulo: Unimarco, 2004.

BATTISTELLA, L. F. et al. Consumo ecológico entre as mulheres: análise de antecedentes. Revista Gestão Organizacional. Chapecó, v. 6, n. 2, p. 42-55, maio-ago. 2013.

BRANDALISE et al. A percepção e o comportamento ambiental dos universitários em relação ao grau de educação ambiental, 2008, Gestão e Produção, São Carlos, v. 16, n. 2, p. 273-285, abr.-jun. 2009.

BRANDALISE, L. T. A percepção do consumidor na Análise do Ciclo de Vida do produto: um modelo de apoio à gestão empresarial. Cascavel: Edunioeste, 2008.

BRANDALISE, L. T. Modelo suporte à gestão organizacional com base no comportamento do consumidor considerando sua percepção a variável ambiental nas etapas da Análise do Ciclo de Vida do produto. 2006. 195 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

CHEHEBE, J.R. B. Análise do ciclo de vida de produtos: ferramenta gerencial da ISO 14000. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

COSTA, E. C.; CRIBB, S. L. S. P. Educação Ambiental e Marketing Verde: Caminho por um Consumo Mais Consciente, Revista Educação Ambiental em Ação, 2008. Disponível em ˂ http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=627&class=02˃ Acessado em 09 ago. 2014.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Consumidor brasileiro busca alimentos práticos e rápidos, aponta pesquisa da Fiesp e Ibope. Disponível em ˂http://www.fiesp.com.br/noticias/consumidor-brasileiro-busca-alimentos-praticos-e-rapidos-aponta-pesquisa-da-fiesp-e-ibope/˃ Acessado em 09 ago. 2014.

FELDMANN, F. in JÖHR, H. O verde é negócio. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1994.

FERRI, M. C.; BERTOLINI, G. R. F.; BRANDALISE, L. T. Análise da viabilidade de investimentos para tornar ecologicamente correto o produto de uma pequena empresa. Revista da Micro e Pequena Empresa. Campo Limpo Paulista, v. 6, n. 2, p. 125-145, mai.-ago. 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

QUINTANA, A. C. et al. Gestão ambiental: produção científica divulgada em periódicos nacionais Qualis B1 a B4 – CAPES. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, V. 11, p. 07-29, abr-jun. 2014.

SEBRAE Boletim 2014, Alimentos congelados: a preferência pelos práticos e saudáveis - 14/02/2014. ˂http://www.sebraemercados.com.br/alimentos-congelados-a-preferencia-pelos-praticos-e-saudaveis/?imprimir=1˃ Acessado em 07 ago.2014.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Laboratório de Ensino a Distância da UFSC: Florianópolis/SC, 2001.

Publicado
2017-11-22
Seção
Artigos