INTENÇÕES COMPORTAMENTAIS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO À COMPRA CONSCIENTE
Resumen
O objetivo desta pesquisa consiste em identificar as intenções comportamentais de jovens universitários em relação à compra consciente. Para tanto se empreendeu uma investigação quantitativa, utilizando-se de questionário estruturado. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva, teste de diferença de médias e análise de correspondência múltipla. Os resultados apontaram que o gênero está diretamente associado à intenção comportamental de compra consciente dos participantes, havendo nesta variável prevalência de mulheres com perfil mais sustentável, ao passo que o quesito idade não se ligou significativamente com nenhuma variável investigada. Não foi evidenciado vinculação entre a renda e os aspectos socioambientais determinantes à decisão de compra. Por fim, a orientação política dos respondentes se associou a variáveis relacionadas ao entendimento do consumidor sobre suas próprias atitudes e percepções individuais. Os achados deste estudo contribuem para melhorar a compreensão dos fatores que compõem a intenção de compra de jovens consumidores, fornecendo insights aos profissionais de marketing, para formulação de estratégias comerciais mais adequadas a este segmento.
Citas
Ajzen, I. (2020). The theory of planned behavior: Frequently asked questions. Human Behavior and Emerging Technologies, 2(4), 314-324. https://doi.org/10.1002/hbe2.195
Alfenas, L. T., Moura, L. R. C., & Cunha, N. R. da S. (2018). Estudo Debate em Gestão e Planejamento. 25(2), 221–243. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1749
Bhutto, M. Y., Zeng, F., Soomro, Y. A., & Khan, M. A. (2019). Young chinese consumer decision making in buying green products: An application of theory of planned behavior with gender and price transparency. Pakistan Journal of Commerce and Social Science, 13(3), 599–619.
Bruni, A. L. (2010). Estatística aplicada à gestão empresarial. São Paulo: Atlas.
Correa, C., Junior, S., & Silva, D. (2017). The Social Control Exerted by Advertising: A Study on the Perception of Greenwashing in Green Products at Retail. British Journal of Education, Society & Behavioural Science, 19(2), 1–9. https://doi.org/10.9734/bjesbs/2017/29819
Czyżewski, B., Polcyn, J., & Brelik, A. (2022). Political orientations, economic policies, and environmental quality: Multi-valued treatment effects analysis with spatial spillovers in country districts of Poland. Environmental Science & Policy, 128(February), 1–13. https://doi.org/10.1016/j.envsci.2021.11.001
Dahlstrom, R. (2017). Green Marketing Management. South-Western: Cengage Learning.
Danilecki, K., Mrozik, M., & Smurawski, P. (2017). Changes in the environmental profile of a popular passenger car over the last 30 years – Results of a simplified LCA study. Journal of Cleaner Production, 141, 208–218. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2016.09.050
Diamantopoulos, A., Schlegelmilch, B. B., Sinkovics, R. R., & Bohlen, G. M. (2003). Can socio-demographics still play a role in profiling green consumers? A review of the evidence and an empirical investigation. Journal of Business Research, 56(6), 465–480. https://doi.org/10.1016/S0148-2963(01)00241-7
Doszhanov, A., & Ahmad, Z. A. (2015). Customers’ Intention to Use Green Products: the Impact of Green Brand Dimensions and Green Perceived Value. SHS Web of Conferences, 18(2012), 01008. https://doi.org/10.1051/shsconf/20151801008
Dropulić, B., & Krupka, Z. (2020). Are consumers always greener on the other side of the fence? Factors that influence green purchase intentions – the context of croatian and swedish consumers. Market-Trziste, 32(Special Issue), 99–113. https://doi.org/10.22598/mt/2020.32.spec-issue.99
European Commission. (2017). Attitudes of European citizens towards the environment. Special Eurobarometer.
Fávero, L. P., & Belfiore, P. (2017). Manual de Análise de Dados: estatística e modelagem multivariada com excel®, spss® e stata®. Rio de Janeiro: Gen Ltc.
Groening, C., Sarkis, J., & Zhu, Q. (2018). Green marketing consumer-level theory review: A compendium of applied theories and further research directions. Journal of Cleaner Production, 172, 1848–1866. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.12.002
Gupta, M., & Acharya, A. (2019). Answering key questions on green consumption: A qualitative study among Indian youth. International Journal of Nonprofit and Voluntary Sector Marketing, 24(4), 1–13. https://doi.org/10.1002/nvsm.1661
Gupta, N., & Singh, R. (2018). Role of Socio-Demographics in Profiling Environment Conscious Consumer of 21st century- A review. Global Journal of Enterprise Information System, 10(3), 60–71. https://doi.org/10.18311/gjeis/2018
Haanpää, L. (2007). Consumers’ green commitment: Indication of a postmodern lifestyle? International Journal of Consumer Studies, 31(5), 478–486. https://doi.org/10.1111/j.1470-6431.2007.00598.x
Hair Junior, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman.
Heo, J., & Muralidharan, S. (2019). What triggers young Millennials to purchase eco-friendly products?: the interrelationships among knowledge, perceived consumer effectiveness, and environmental concern. Journal of Marketing Communications, 25(4), 421–437. https://doi.org/10.1080/13527266.2017.1303623
Instituto Akatu. (2006). Pesquisa nº. 7 - 2006: Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente? http://www.empresaresponsavel.com
Joshi, Y., & Rahman, Z (2019). Consumers’ sustainable purchase behavior: modeling the impact of psychological factors. Ecological Economics, 159, 235-243. https://doi.org/10.1016/j.ecolecon.2019.01.025
Kardos, M., Gabor, M. R., & Cristache, N. (2019). Green marketing’s roles in sustainability and ecopreneurship. Case study: Green packaging’s impact on Romanian young consumers’ environmental responsibility. Sustainability (Switzerland), 11(3), 1–12. https://doi.org/10.3390/su11030873
Kassambara, A., Mundt, F. (2020). Factoextra: Extract and Visualize the Results of Multivariate Data Analyses. R package version 1.0.7. https://CRAN.R-project.org/package=factoextra.
Kumar, B., Manrai, A. K., & Manrai, L. A. (2017). Purchasing behaviour for environmentally sustainable products: A conceptual framework and empirical study. Journal of Retailing and Consumer Services, 34(September 2016), 1–9. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2016.09.004
Lê, S., Josse, J., & Husson, F. (2008). FactoMineR: An R Package for Multivariate Analysis. Journal of Statistical Software, 25(1), 1–18. https://doi.org/10.1016/j.envint.2008.06.007
Lira, F. T. (2018). Fatores que influenciam a valorização de produtos ecológicos por consumidores ecologicamente consciente. RGSA – Revista de Gestão Social e Ambiental, 12(2).
Lira, J. S., Silva Júnior O. G., Costa, C. S.R., & Araujo, M. A. V. (2022). Fashion Conscious Consumption and Consumer Perception: a study in the local productive arrangement of clothing of Pernambuco. Brazilian Business Review, 19(1), 96-115. http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2022.19.1.6.
Matuszczak, A., Kryszak, Ł., Czyżewski, B., & Łopatka, A. (2020). Environment and political economics: Left-wing liberalism or conservative leftism - Which is better for eco-efficiency? Evidence from Poland. Science of the Total Environment, 743, 140779. https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2020.140779
Nicholls, R. and Gad Mohsen, M. (2015), "Other customer age: exploring customer age-difference related CCI", Journal of Services Marketing, Vol. 29 No. 4, pp. 255-267
Nielsen. (2019). Retrospectiva do consumo brasileiro em 2019: conheça os top insights da Nielsen Brasil em 2019. https://www.nielsen.com/global/en/insights/
Oliveira, A. B., Huertas, M. K. Z., & De Oliveira, M. J. (2015). The influence of corporate susteinable actions on purchase intention and the type of consumer moderator effect. Revista de Gestão Social e Ambiental, 9(1), 2–18. https://doi.org/10.5773/rgsa.v9i1.1025
Peattie, K., & Ringer, A. (1994). Management and the environment in the UK and Germany: A comparison. European Management Journal, 12(2), 216–225. https://doi.org/10.1016/0263-2373(94)90013-2
Pickett-Baker, J., & Ozaki, R. (2008). Pro-environmental products: Marketing influence on consumer purchase decision. Journal of Consumer Marketing, 25(5), 281–293. https://doi.org/10.1108/07363760810890516
Rex, E., & Baumann, H. (2007). Beyond ecolabels: what green marketing can learn from conventional marketing. Journal of Cleaner Production, 15(6), 567–576. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2006.05.013
Roberts, J. A. (1996). Green consumers in the 1990s: Profile and implications for advertising. Journal of Business Research, 36(3), 217–231. https://doi.org/10.1016/0148-2963(95)00150-6
Rodrigues, J. D., Moreira, V. F., Oliveira, A. M. B. de, Aguiar, E. C., & Barbosa, O. T. (2014). Comportamento de consumo verde: uma análise dos consumidores de Campina Grande/PB. Revista Brasileira de Administração Científica, 5(1), 316–332. https://doi.org/10.6008/spc2179-684x.2014.001.0019
Sahakian, M., & Seyfang, G. (2018). A sustainable consumption teaching review: From building competencies to transformative learning. Journal of Cleaner Production, 198, 231–241. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.06.238
Severo, E. A, Guimarães, J. C. F, Dellarmelin, M. L, & Ribeiro, R. P (2019). The Influence of Social Networks on Environmental Awareness and the Social Responsibility of Generations. Brazilian Business Review, 16(5), 500-518. https://doi.org/10.15728/bbr.2019.16.5.5
Silva, A. F. Da, Bortoli, C., Gollo, S. S., & Rosa, K. C. da. (2020). Associação Entre Renda Familiar E a Percepção Dos Consumidores Sobre As Estratégias De Marketing Verde. Revista de Administração FACES Journal, 19(1). https://doi.org/10.21714/1984-6975faces2020v19n1art6826
SPC BRASIL. Consumo Consciente. (2019). https://www.spcbrasil.org.br/wpimprensa/wpcontent/uploads/2019/10/analise_pesquisa_consumo_consciente_2019.pdf. 2019.
Straughan, R. D., & Roberts, J. A. (1999). Environmental segmentation alternatives: A look at green consumer behavior in the new millennium. Journal of Consumer Marketing, 16(6), 558–575. https://doi.org/10.1108/07363769910297506
Tan, L. P., Johnstone, M. L., & Yang, L. (2016). Barriers to green consumption behaviours: The roles of consumers’ green perceptions. Australasian Marketing Journal, 24(4), 288–299. https://doi.org/10.1016/j.ausmj.2016.08.001
Taufique, K. M. R., & Vaithianathan, S. (2018). A fresh look at understanding Green consumer behavior among young urban Indian consumers through the lens of Theory of Planned Behavior. Journal of Cleaner Production, 183, 46–55. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.02.097
Vaissie, P., Monge, A., & Husson, F. (2021). Factoshiny: Perform Factorial Analysis from 'FactoMineR' with a Shiny Application. R package version 2.4. https://cran.r-project.org/web/packages/Factoshiny/index.html.
Vergara, S. C. (2016). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas.
Verma, S. (2017). Niche level segmentation of green consumers: A key for psychographic or demographic predicament. South Asian Journal of Business Studies, 6(3), 274–290. https://doi.org/10.1108/SAJBS-05-2016-0040
Wang, D., Walker, T., & Barabanov, S. (2020). A psychological approach to regaining consumer trust after greenwashing: the case of Chinese green consumers. Journal of Consumer Marketing, 37(6), 593–603. https://doi.org/10.1108/JCM-06-2019-3257
Wickham, H. (2007). reshape_Rmanual.pdf. Journal of Statistical Software, 21(12), 1–20. http://www.jstatsoft.org/v21/i12/
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS E CONFLITO DE INTERESSES
A Revista Desafio Online (DOn) baseia suas políticas éticas e normas nas diretrizes apresentadas pelo Comimittee on Publication Ethics – COPE (https://publicationethics.org/), em razão de seu compromisso com a qualidade editorial e ética científica.
Dever dos editores e equipe editorial:
- Decidir quais serão os artigos avaliados, baseados em sua qualidade, relevância acadêmica, conteúdo e adequação às diretrizes de submissão, sem discriminar, nenhum autor, por gênero, sexo, raça, orientação sexual, pensamento político, afiliação institucional, religião, naturalidade, nacionalidade, identidade étnico-cultural, ou outra forma de distinção social.
- Decidir e se responsabilizar pelos trabalhos que serão publicados (editor-chefe) seguindo as normas da política editorial, bem como os requisitos legais em vigor, no que se refere ao plágio, violação de direitos autorais e difamação.
- Não divulgar dados dos trabalhos além dos autores, pareceristas e membros do conselho editorial, zelando pela confidencialidade das informações.
- Não utilizar, ou se apropriar, do conteúdo original dos trabalhos submetidos, ainda não publicados.
- Não acompanhar o processo editorial do artigo em caso de existência de conflitos de interesses.
- Garantir que as submissões passem pelo processo de revisão duplo-cega (double-blind), sendo avaliado por, no mínimo, dois pareceristas.
- Atender aos princípios de boas práticas e transparência, averiguando condutas contrárias a estes, apresentando providências adequadas.
Dever dos pareceristas ad hoc:
- Auxiliar o corpo editorial, e os autores, no que tange a escolha das decisões editoriais, realizando a revisão sem qualquer tipo de distinção política, cultural, ou social, dos autores.
- Cumprir o prazo de resposta e data limite da avaliação, comunicando os editores nos casos de impossibilidade de realizar o trabalho.
- Abster-se de realizar a avaliação quando pouco capacitados ou não aptos, sobre o conteúdo do artigo. O declínio também deve ocorrer, na existência de qualquer conflito de interesses existente, por parte do avaliador.
- Respeitar o sigilo dos arquivos recebidos, sem que sejam divulgados, expostos ou conversados os conteúdos dos artigos, sem a permissão do editor-chefe, existindo a necessidade. O conteúdo dos trabalhos não deve ser utilizado para benefício próprio.
- Seguir os critérios de avaliação estipulados nas diretrizes, recomendando ajustes e melhorias, sem nunca realizar críticas ou ataques pessoais aos autores.
- Indicar referências de materiais adicionais que sejam pertinentes ao tema.
- Comunicar, aos editores, a existência de publicações anteriores, do mesmo trabalho.
- Os revisores serão incluídos na lista de pareceristas da Revista Desafio Online (DOn). Havendo a solicitação, eles podem receber uma Declaração de Avaliação formal, do Editor-Chefe. Para isso devem informar o nome completo e CPF, por e-mail.
Dever dos autores:
- Apresentar relatos precisos das submissões, com detalhes e referências necessárias à replicação, por terceiros. Dados implícitos devem ser precisamente apresentados, no artigo. Afirmações propositalmente incorretas, ou deturpadas, são tidas como má conduta ética, sendo inadmissíveis.
- Responsabilizar-se pela elaboração do material submetido, devendo o mesmo ser original, resguardando a autenticidade do conteúdo.
- Informar, através de citações adequadas, fontes de ideias e informações derivadas de outros trabalhos, evidenciando-as nas referências. A apropriação indevida de informações e trechos de trabalhos anteriormente publicados, sem a citação da fonte, se caracteriza como plágio e, nesses casos, o periódico se reserva o direito de rejeitar o trabalho, considerando tal prática antiética e inadmissível.
- Não submeter trabalhos que possuam, de forma substancial, a mesma investigação, para outros periódicos, ou mesmo que já tenha sido, anteriormente, publicado. Trabalhos publicados, anteriormente, em congressos serão aceitos para publicação apenas em caso de parcerias Fast Track com o evento. Artigos derivados de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses serão aceitos apenas mediante a inexistência de publicações em outros periódicos ou eventos, devendo, o autor principal, se responsabilizar pela indicação de outras autorias. A Revista Desafio Online respeita o prazo de 12 meses entre publicações de um mesmo autor.
- Atribuir a autoria do trabalho apenas àqueles que fizeram contribuições significativas em sua elaboração, sendo estes indicados como coautores, pelo autor principal, se responsabilizando, integralmente, pelo conteúdo. O autor principal deve fornecer os contatos de e-mails dos envolvidos, e certificar-se de que todos aprovaram a versão final do trabalho, consentindo com sua submissão.
- Declarar qualquer forma existente de conflitos de interesses, bem como apresentar toda e qualquer fonte de auxílio financeiro existente.
- Colaborar, com os editores, quanto à correção e atualização do seu artigo, através de erratas, ao identificar erros ou informações imprecisa que seja relevante na publicação.
- Atentar às decisões editoriais, e ao processo de avaliação e revisão, atendendo, o mais rápido possível, as requisições, mantendo seus dados cadastrados atualizados. Pede-se que as adequações sejam realizadas em até 30 dias, considerando o reenvio dos trabalhos.
- Disponibilizar, caso solicitado, os dados brutos da pesquisa, juntamente com o artigo, para revisão editorial. Os dados utilizados devem se manter acessíveis por, pelo menos, 10 anos após a publicação, considerando a proteção da confidencialidade dos autores, bem como os direitos jurídicos relacionados aos dados.
Arquivamento
A Revista Desafio Online utiliza o sistema LOCKSS. Este é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.
ÉTICA E ANTIPLÁGIO
Os trabalhos submetidos à Revista Desafio Online (DOn) passarão por software detector de plágio (CopySpider), a qualquer momento, durante o processo editorial. Trabalhos que apresentem mais de 5% de similaridade com outras publicações não serão aceitos, de modo que tais submissões podem ser rejeitadas a qualquer momento, no processo editorial.
Os autores transferem todos os direitos autorais do artigo para a Revista Desafio Online. Qualquer reprodução, total ou parcial, em meios impressos ou eletrônicos, deverá ser solicitada por meio de autorização. A reprodução, caso autorizada, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Todos os artigos publicados, online e de livre acesso aos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento por ela.
As obras deste site estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
PUBLICAÇÕES DA EQUIPE EDITORIAL
Não é permitida a submissão de trabalhos pelo editor-chefe e coeditores do periódico, garantindo a imparcialidade no processo editorial.