NÍVEL DE ENGAJAMENTO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE MENSURAÇÃO

Palavras-chave: Engajamento Ambiental, Participação Ativa, Escala de Mensuração

Resumo

O objetivo do estudo foi desenvolver um modelo de estrutura conceitual sobre engajamento ambiental e propor e validar uma escala para medir esse construto. A pesquisa seguiu uma abordagem quantitativa descritiva. A amostra final consistiu de 156 respondentes, com a maioria das cidades de Rio Paranaíba-MG e Viçosa-MG. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online, contendo um conjunto de perguntas relacionadas aos perfis dos participantes, uma escala de conscientização ambiental, engajamento ambiental e comportamento ativo. Análise Fatorial Exploratória, Coeficiente Alfa de Cronbach e técnicas estatísticas de Correlação Inter Item foram usadas para testar as hipóteses de pesquisa e validar o modelo proposto. Com base nos dados, foi possível criar uma escala com indicadores consistentes, demonstrando a validade do modelo para avaliar o comportamento das pessoas em relação ao nível de engajamento e sua participação ativa. Assim, observou-se que a maioria dos participantes não conhecia ou conhecia pouco sobre questões ambientais, destacando a necessidade de instituições educacionais, universidades/faculdades, empresas e municípios implementarem programas especializados acessíveis ao público e estratégias eficazes de disseminação para alcançar as pessoas.

Biografia do Autor

Camila Aparecida Piva, Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba

Graduanda em Administração

Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba

Gilberto Venâncio Luiz, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Especialização em Estratégias e Administração de Marketing pela Faculdade de Ciências Contábeis de Ponte Nova (2004), Mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e Doutorado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2018). É membro participante do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Econômicos do Alto Paranaíba. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba/MG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Consumo, Cultura e Consumo, Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Marketing.

André Luiz de Souza, Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba

Mestrando Programa de Pós-Graduação em Administração Pública – PROFIAP/UFV

Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba

Rodrigo Soares Porto, Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba

Mestrando Programa de Pós-Graduação em Administração Pública – PROFIAP/UFV

Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba

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Publicado
2024-07-24
Seção
Artigos