METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Resumen
Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a investigar como a utilização de metodologias ativas, associada a tecnologias digitais, no ensino de História do Pensamento Econômico pode promover a aprendizagem em graduandos de Ciências Econômicas, de uma Universidade pública (RS, Brasil). A adoção de metodologias diferenciadas no ensino de disciplinas teóricas de Economia proporciona aos estudantes a vivência de novas experiências, motivando-os a uma participação mais ativa. O estudo aborda a aprendizagem dos estudantes, em duas turmas de História do Pensamento Econômico, durante o período de distanciamento social frente à pandemia Covid-19, conforme o calendário emergencial estabelecido pela Universidade, que teve início no primeiro semestre letivo de 2021 (junho/setembro) e encerrando-se no segundo semestre de 2021 (novembro/2021 a fevereiro/2022). Os dados foram coletados através de questionários online relativos à aprendizagem de cada tarefa e resoluções das atividades postadas em ambiente virtual. Em relação aos dados emergentes, estes foram analisados mediante a aplicação da Análise Textual Discursiva e agrupados em quatro categorias: manifestação de aprendizagem, análise das dificuldades, estratégias de resolução e ferramentas utilizadas. O estudo conclui que as atividades desenvolvidas foram produtivas, possibilitando um maior envolvimento dos alunos, no qual foi possível desenvolver interesse pela pesquisa, criatividade, pensamento crítico e outros benefícios que foram essenciais para a aprendizagem dos conteúdos.
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