O BEM-ESTAR NAS MÍDIAS SOCIAIS: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA ORIENTAÇÃO EUDAIMÔNICA A PARTIR DA RELIGIÃO

Palavras-chave: Bem-estar, Eudaimonia, Religião, Mídia Sociais

Resumo

No marketing, a religião tem sido amplamente estudada no contexto da segmentação do mercado, levando em consideração a relação entre religião e o consumo nas mídias sociais. O presente estudo teve como objetivo compreender qual é a relação entre o consumo de conteúdo religioso em mídias sociais e o bem-estar eudaimônico dos indivíduos, levando em consideração variáveis demográficas e o impacto nas relações sociais. A investigação utilizou o método survey, com coleta de dados por intermédio de um questionário online autoadministrado através da ferramenta do Google Forms e encaminhado para whatsapp dos grupos de seguidores do canal religioso, resultando em 169 participantes. A maioria dos participantes utiliza redes sociais para consumo de conteúdo religioso, associado a sentimentos de paz e tranquilidade. Conclui-se que existem diferenças significativas em bem-estar eudaimônico foram observadas em relação a gênero e estado civil. A constatação de que a maioria dos participantes utiliza mídias sociais, para o consumo de conteúdo religioso, associado a sentimentos positivos de paz e tranquilidade, sugere que gestores devem considerar a relevância dessas plataformas como veículos eficazes e investir em estratégias de marketing digital direcionadas a essas plataformas, com foco na criação de conteúdo que promova reflexão, paz espiritual e educação religiosa.

Biografia do Autor

Maura Carneiro Maldonado Mousinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA-UFPB), na linha de pesquisa Marketing e Tecnologia. Mestre em Administração (PPGA - UFPB/ 2009) na mesma linha de pesquisa. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba - IESP (2004). Possui experiência nas áreas de Administração, Marketing, Comunicação Organizacional e Gestão, atuando principalmente com temas de pesquisa relacionados a: Marketing, Marketing Macrossocial e Comportamento do Consumidor. Foi coordenadora adjunta do Curso Superior Tecnológico em Design de Moda em 2014 e coordenadora e professora da pós-graduação em Styling e Moda do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), de 2013 a 2019. Atuou como docente em cursos de graduação e pós-graduação na ESINE (FAESNE FACULDADES), no Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), no Instituto Paraibano de Ensino Renovado (INPER), na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e, durante dez anos, no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Atualmente leciona na graduação e pós-graduação dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda no UNIESP Centro Universitário

Allan Carlos Alves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Possui graduação em administração pela Universidade Federal de Campina Grande (2003) e mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba (2018). Doutoramento em andamento em Recursos Naturais, pela Universidade Federal de Campina Grande (2023) Atualmente é professor titular da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, administração pública, comportamento organizacional, administração de recursos humanos e marketing.

Renata Francisco Baldanza, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Especialista em Administração de Empresas com ênfase em Marketing e Graduada em Filosofia pela Faculdade de Ciências e Letras Santa Marcelina / MG. Atualmente é Professora Adjunta IV da Administração na Universidade Federal da Paraíba, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA com as disciplinas de Administração de Marketing, Publicidade e Propaganda e Pesquisa Aplicada e como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração [PPGA/UFPB]. É Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber. É líder também do Tema 06 - Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais da área de Marketing do SemeAd - 2018-2021. Realiza pesquisas com enfoque nas áreas Cibercultura, Tecnologias Móveis e Redes Sociais, Práticas Colaborativas, Comunicação Organizacional, Marketing, Consumo e Inteligência Artificial bem Internet das Coisas (IoT) e Marketing.

Referências

Alserhan, B. A. (2010). On Islamic branding: brands as good deeds. Journal of Islamic marketing, 1(2), 101-106. https://doi.org/10.1108/17590831011055842

Albuquerque, A. S. & Tróccoli, B. T. (2004). Desenvolvimento de uma escala de bem-estar subjetivo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 20(2), 153-164. https://doi.org/10.1590/S0102-37722004000200008

Andrew, F. M., & Withey, S. B. (1976). Social indicators of well-being. New York and London. Plenum. Bruin, MJ, & Cook, CC (1997). Understanding constraints and residential satisfaction among low-income single-parent families. Environment and Behavior, 29(4), 532553. https://doi.org/10.1007/978-1-4684-2253-5

Aristóteles. (1984). Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural.

Babbie, E. (1999). Métodos de pesquisas de survey (Vol. 1). Belo Horizonte: Ed. da UFMG.

Belk, R. W. (1988). Possessions and the extended self. Journal of consumer research, 15(2), 139-168. https://doi.org/10.1108/JHRM-06-2014-0018

Belk, R., & Tumbat, G. (2005). The cult of Macintosh. Consumption markets & culture, 8(3), 205-217. https://doi.org/10.1080/10253860500160403

Belk, R. W., Wallendorf, M., & Sherry Jr, J. F. (1989). The sacred and the profane in consumer behavior: Theodicy on the odyssey. Journal of consumer research, 16(1), 1-38. https://www3.nd.edu/~jsherry/pdf/1989/Scared%20and%20Profane%20in%20Consumer%20Behavior.pdf.

Bryman, A. (2003). Research methods and organization studies (Vol. 20). Routledge.

Brubaker, P. J., & Haigh, M. M. (2017). The religious Facebook experience: Uses and gratifications of faith-based content. Social Media+ Society, 3(2). https://doi.org/10.1177/2056305117703723

Carvalho, S. D. S., & Campos, B. M. (2019). Liturgia e marketing religioso: uma análise dos testemunhos no “Congresso para o Sucesso” iurdiano. Plura, revista de estudos de religião, 10(1), 127-155. https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1527.

Coman, I.A. & Coman, M., (2017), 'Religion, popular culture and social media: The construction of a religious leader image on Facebook', ESSACHESS - Journal for Communication Studies 10(20), 129-143. https://www.researchgate.net/publication/322295217_Religion_popular_culture_and_social_media_The_construction_of_a_religious_leader_image_on_facebook.

Dale, K. R., Raney, A. A., Janicke, S. H., Sanders, M. S., & Oliver, M. B. (2017). YouTube for Good: A Content Analysis and Examination of Elicitors of Self-Transcendent Media: YouTube for Good. Journal of Communication, 67(6), 897–919. Doi: 10.1111/jcom.12333.

https://doi.org/10.1111/jcom.12333

Delener, N. (1994). Religious contrasts in consumer decision behaviour patterns: their dimensions and marketing implications. European journal of marketing, 28(5), 36-53. https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/03090569410062023/full/html.

Diener, E. & Lucas, R. F. (2000). Subjective emotional well being. Em M. Lewis & J. M. Haviland (Orgs.), Handbook of Emotions (pp. 325-337). New York: Guilford. https://www.researchgate.net/publication/247666672_Subjective_emotional_well-being.

Diener, E. (2012). New findings and future directions for subjective well-being research. American Psychologist, 67(8), 590-597. https://doi.org/10.1037/a0029541.

Diener, E., & Emmons, R. A. (1984). The independence of positive and negative affect. Journal of personality and social psychology, 47(5), 1105. https://doi.org/10.1037/0022-3514.47.5.1105

Diener, E., Suh, E. & Oishi, S. (1997). Recent fi ndings on subjective well being. Indian Journal of Clinical Psychology, 24(1), 25-41. https://psycnet.apa.org/record/1997-43193-002.

Diener, E., Suh, E.M., Lucas, R.E., & Smith, H.L. (1999). Subjective well-being: Three decades of progress. Psychological Bulletin, 125, 276-302. https://doi.org/10.1037/0033-2909.125.2.276

Disabato, D. J., Goodman, F. R., Kashdan, T. B., Short, J. L., & Jarden, A. (2016). Different types of well-being? A cross-cultural examination of hedonic and eudaimonic well-being. Psychological assessment, 28(5), 471. https://doi.org/10.1037/pas0000209

Everton, S.F., (2015), 'Networks and religion: Ties that bind, loose, build up, and tear down', Journal of Social Structure 16(1), 1-34. https://www.cmu.edu/joss/content/articles/volume16/Everton.pdf.

Faimau, G., & Behrens, C. (2016). Facebooking religion and the technologization of the religious discourse: A case study of a Botswana-based Prophetic Church. Online-Heidelberg Journal of Religions on the Internet, 11. https://www.academia.edu/109075760/Facebooking_Religion_and_the_Technologization_of_the_Religious_Discourse_A_Case_Study_of_a_Botswana_based_Prophetic_Church.

Fedorova, M. V., & Rotanova, M. B. (2019). Communication Strategies of Professional Communication of Religious Organizations in Modern Digital Society. In 2019 Communication Strategies in Digital Society Workshop (ComSDS) (pp. 18-21). IEEE. https://www.researchgate.net/publication/339595796_Communication_Strategies_of_Professional_Communication_of_Religious_Organizations_in_Modern_Digital_Society_1_This_line_is_reserved_for_Copyright_Notice_code.

Ferreira, L. F., de Pinho Freire, A., Silveira, A. L. C., Silva, A. P. M., de Sá, H. C., Souza, I. S., ... & Araujo, L. M. B. (2020). A influência da espiritualidade e da religiosidade na aceitação da doença e no tratamento de pacientes oncológicos: revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Cancerologia, 66(2). https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2020v66n2.422

Foye, C., Clapham, D., & Gabrieli, T. (2018). Home-ownership as a social norm and positional good: Subjective wellbeing evidence from panel data. Urban Studies, 55(6), 1290-1312. https://doi.org/10.1177/0042098017695478

Galinha, I., & Ribeiro, J. P. (2005). História e evolução do conceito de bem-estar subjectivo. Psicologia, saúde e doenças, 6(2), 203-214. https://www.researchgate.net/publication/37650194_Historia_e_Evolucao_do_Conceito_de_Bem-Estar_Subjectivo.

Gupta, A. (2019). Meaningful consumption: A eudaimonic perspective on the consumer pursuit of happiness and well-being (Doctoral dissertation, The University of Nebraska-Lincoln). https://www.researchgate.net/publication/332793709_Meaningful_Consumption_A_Eudaimonic_Perspective_on_the_Consumer_Pursuit_of_Happiness_and_Well-Being.

Hair, J., Babin, B., Money, A., & Samouel, P. (2005). Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Bookman Companhia Ed.

Huta, V. & Waterman, A. (2014). Eudaimonia e sua distinção de hedonia: Desenvolvendo uma classificação e terminologia para compreensão das definições conceituais e operacionais. Journal of Happiness Studies, 15, 1425-1456. https://www.researchgate.net/publication/258819690_Eudaimonia_and_Its_Distinction_from_Hedonia_Developing_a_Classification_and_Terminology_for_Understanding_Conceptual_and_Operational_Definitions.

Kashdan, T. B., Biswas-Diener, R., & King, L. A. (2008). Reconsidering happiness: The costs of distinguishing between hedonics and eudaimonia. The Journal of Positive Psychology, 3(4), 219-233. https://www.researchgate.net/profile/Robert-Biswas-Diener/publication/235356431_Reconsidering_happiness_The_costs_of_distinguishing_between_hedonics_and_eudaimonia/links/569fba3108aee4d26ad279c9/Reconsidering-happiness-The-costs-of-distinguishing-between-hedonics-and-eudaimonia.pdf.

Keles, B., McCrae, N., & Grealish, A. (2020). A systematic review: the influence of social media on depression, anxiety and psychological distress in adolescents. International Journal of Adolescence and Youth, 25(1), 79-93. https://doi.org/10.1080/02673843.2019.1590851

Kline, R. B. (2023). Principles and practice of structural equation modeling. Guilford publications.

Lim, C., & Putnam, R. D. (2010). Religion, social networks, and life satisfaction. American sociological review, 75(6), 914-933. https://doi.org/10.1177/0003122410386686

Marasca, A. R., Yates, D. B., Schneider, A. M. D. A., Feijó, L. P., & Bandeira, D. R. (2020). Avaliação psicológica online: considerações a partir da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) para a prática e o ensino no contexto a distância. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200085. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1133854.

Marôco, J. (2014). Análise de equações estruturais: Fundamentos teóricos, software & aplicações. ReportNumber, Lda. Pero Pinheiro, 2010.

McMahan, E. A., & Estes, D. (2011). Hedonic versus eudaimonic conceptions of well-being: Evidence of differential associations with self-reported well-being. Social Indicators Research, 103(1), 93-108. https://doi.org/10.1007/s11205-010-9698-0

Minton, E. A., & Kahle, L. R. (2013). Belief systems, religion, and behavioral economics: Marketing in multicultural environments. Business Expert Press.

Mise, T. R., & Busseri, M. (2020). The full life revisited: Examining hedonia and eudaimonia as general orientations, motives for activities, and experiences of wellbeing. International Journal of Wellbeing, 10(4). https://doi.org/10.5502/ijw.v10i4.951.

Novo, R. (2005). Bem-estar e psicologia: conceitos e propostas de avaliação. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 20, 183-203. https://www.redalyc.org/pdf/4596/459645451010.pdf.

O’Day, E. B., & Heimberg, R. G. (2021). Social media use, social anxiety, and loneliness: A systematic review. Computers in Human Behavior Reports, 3, 100070. https://doi.org/10.1016/j.chbr.2021.100070

Pace, L. E., He, Y., & Keating, N. L. (2013). Trends in mammography screening rates after publication of the 2009 US Preventive Services Task Force recommendations. Cancer, 119(14), 2518-2523. https://doi.org/10.1002/cncr.28105

Peterson, C. Park, N., & Seligman, MEP (2005). Orientações para a felicidade e satisfação com a vida: O completo vida versus a vida vazia. Journal of Happiness Studies, 6, 25-41. https://deepblue.lib.umich.edu/handle/2027.42/43062.

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2001). On happiness and human potentials: A review of research on hedonic and eudaimonic well-being. Annual review of psychology, 52(1), 141-166. http://dx.doi.org/10.1146/annurev.psych.52.1.141.

Ryan, R. M., Huta, V., & Deci, E. L. (2008). Living well: A self-determination theory perspective on eudaimonia. Journal of happiness studies, 9(1), 139-170. https://doi.org/10.1007/s10902-006-9023-4

Ryff, C. D. & Keyes, C. L. M. (1995). The structure of psychological well being revisited. Journal of Personality and Social Psychology, 69, 719-727. https://doi.org/10.1037/0022-3514.69.4.719

Ryff, C. D. (1989). Happiness is everything, or is it? Explorations on the meaning of psychological well being. Journal of Personality and Social Psychology, 57, 1069-1081. https://doi.org/10.1037/0022-3514.57.6.1069

Ryff, C. D. (2014). Psychological well-being revisited: Advances in the science and practice of eudaimonia. Psychotherapy and psychosomatics, 83(1), 10-28. https://doi.org/10.1159/000353263

Ryff, C. D. (2018, November). Eudaimonic well‐being. In Diversity in harmony–insights from psychology: Proceedings of the 31st International Congress of Psychology. https://doi.org/10.1002/9781119362081.ch20

Ryff, C. D., & Singer, B. (1996). Psychological well-being: Meaning, measurement, and implications for psychotherapy research. Psychotherapy and psychosomatics, 65(1), 14-23. https://doi.org/10.1159/000289026

Ryff, C. D., & Singer, B. H. (2006). Best news yet on the six-factor model of well-being. Social science research, 35(4), 1103-1119. https://doi.org/10.1016/j.ssresearch.2006.01.002

Salavera, C., & Usán, P. (2019). Propiedades psicométricas del cuestionario QEWB de bienestar eudaimónico en adolescentes (No. ART-2019-122883). https://doi.org/10.5093/psed2019a3

Shachar, R., Erdem, T., Cutright, K. M., & Fitzsimons, G. J. (2011). Brands: The opiate of the nonreligious masses?. Marketing Science, 30(1), 92-110. https://doi.org/10.1287/mksc.1100.0591

Seligman, M. E., & Csikszentmihalyi, M. (2000). Positive psychology: An introduction (Vol. 55, No. 1, p. 5). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.5

Silva, M. J. B., Delfino, L. O. R., Cerqueira, K. A., & Campos, P. O. (2022). Avatar marketing: a study on the engagement and authenticity of virtual influencers on Instagram. Social Network Analysis and Mining, 12(1), 130. https://doi.org/10.1016/j.chbah.2024.100045

Siqueira, M. M. M., & Padovam, V. A. R. (2008). Bases teóricas de bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico e bem-estar no trabalho. Psicologia: teoria e pesquisa, 24(2), 201-209. https://doi.org/10.1590/S0102-37722008000200010.

Schutte, L., Wissing, M. P., & Khumalo, I. P. (2013). Further validation of the questionnaire for eudaimonic well-being (QEWB). Psychology of Well-Being, 3(1), 1-22. https://psywb.springeropen.com/articles/10.1186/2211-1522-3-3

Siqueira, M. M. M., Martins M. C. F. & Moura, O. I. (1999). Construção e validação fatorial da EAPN: Escala de Ânimo Positivo e Negativo. Revista da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 2(3), 34-40. https://www.scirp.org/reference/referencespapers?referenceid=1615624

Stull, D. E. (1987). Conceptualization and measurement of well being: Implications for policy evaluation. Em E. F. Borgatta & R. J. V. Montgomery (Orgs.), Critical Issues in Aging Policy (pp. 40-58). Beverly Hills: Sage Publications. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5546366/

Teixeira Filho, C., & Junior, A. D. C. A. (2020). A Midiatização da Umbanda: uma análise sobre a religião nos conteúdos audiovisuais mais consumidos digitalmente. Comunicação & Sociedade, 42(1), 163-191. https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v42n1p163-191

Verschoor-Kirss, A., 2012, 'Even Satan gets likes on Facebook: The dynamic interplay of religion and technology in online social networks', Journal of Religion & Society 14(1), 1-12

Waterman, A. S. (1993). Two conceptions of happiness: contrasts of personal expressiveness (eudaimonia) and hedonic enjoyment. Journal Peronality and Social Psychology, 64(4), 678- 691. https://doi.org/10.1037/0022-3514.64.4.678

Waterman, A. S. (2008). Reconsidering happiness: A eudaimonist's perspective. The Journal of Positive Psychology, 3(4), 234-252. https://doi.org/10.1080/17439760802303002

Waterman, A. S., Schwartz, S. J., Zamboanga, B. L., Ravert, R. D., Williams, M. K., Bede Agocha, V., ... & Brent Donnellan, M. (2010). The Questionnaire for Eudaimonic Well-Being: Psychometric properties, demographic comparisons, and evidence of validity. The journal of positive psychology, 5(1), 41-61. https://doi.org/10.1080/17439760903435208

Watson, D., Clark, E. & Tellegen, A. (1988). Development and validation of brief measures of positive and negative affect: The PANAS scales. Journal of Personality and Social Psychology, 54, 1063-1070. https://doi.org/10.1037/0022-3514.54.6.1063

Publicado
2024-12-10
Seção
Artigos