COMPRAS COLETIVAS NA INTERNET: UM ESTUDO COM BASE EM UM MODELO ADAPTADO DA TEORIA UNIFICADA DE ACEITAÇÃO E USO DE TECNOLOGIA 2

Resumen

Este estudo apresenta como objetivo identificar os fatores que têm relação direta com a intenção de uso de compras coletivas na internet por parte dos consumidores. O objeto do estudo corresponde aos sites de comércio eletrônico como, por exemplo, Peixe Urbano e ClickOn. A pesquisa utiliza como base um modelo adaptado da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2, proposta por Venkatesh, Thong e Xu (2012). Foi realizado um survey com 253 consumidores e a análise desses dados foi feita através de análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla. Os resultados apontaram que a Expectativa de Desempenho, a Influência Social, a Relevância do Preço e o Hábito têm relação direta com a intenção comportamental de uso de sites de compras coletivas. Apesar de ter atingido o número mínimo necessário de respondentes para a amostra seguindo as recomentações de Hair et al (2005), ela poderia ter sido maior, o que pode ser considerada uma limitação do trabalho. Para desenvolvimento de estudos futuros, sugere-se a elaboração de pesquisas que utilizem outros modelos teóricos sobre adoção de tecnologia em contextos distintos de e-commerce como, por exemplo, compras por meio de Whatsapp Business ou outros marketplaces como Amazon, Netshoes, etc.

Biografía del autor/a

Rodrigo Ladeira, Universidade Federal da Bahia

Professor associado da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Administração pela USP

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada do CEPEAD/UFMG. Doutora em Administração pela UFMG.

Fábio Vinicius de Macedo Bergamo, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia / Professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

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Publicado
2020-10-09
Sección
Artigos