TRAJETÓRIAS E AUTOPERCEPÇÕES DE METÁFORAS OCUPACIONAIS: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS EM INÍCIO DE CARREIRA

Resumen

Este artigo tem como propósito apresentar os resultados do estudo destinado a investigar influências demográficas em percepções de autoimagens de carreira (metáforas de Inkson) e preferências em perfis de carreiras (tradicionais e dinâmicas) junto a graduandos em Administração. O estudo realizado utilizou-se do método quantitativo com aplicação de estatística descritiva, amostragem por conveniência. Quanto aos resultados, a análise dos perfis de trajetórias ocupacionais corrobora achados de pesquisas que apontam para a influência de gênero quanto ao processo de escolha do perfil por parte dos indivíduos, tendo-se identificado junto às respondentes do sexo feminino tendência levemente superior quanto ao perfil de trajetória tradicional. Em relação às análises do construto das metáforas de carreira, tanto o fator gênero como geracional constituíram pontos de indagação, ao se especular se esses não seriam possíveis intervenientes no processo cognitivo às imagens metafóricas.

Biografía del autor/a

Marcelo Costa de Souza, Universidade Fumec

Mestre em Administração (Universidade Fumec), MBA em Gestão Estratégica (UFMG), Administrador (Centro universitário Isabela Hendrix). Professor do programa MBA em Gestão de Pessoas do Senac MG.

Zélia Miranda Kilimnik, Ex-Coordenadora e Professora do programa de Doutorado e Mestrado da Universidade Fumec e da UFMG.

Doutora em Administração (UFMG), Mestre em Administração (UFMG), Psicóloga (UFMG). Ex-Coordenadora e Professora do programa de Doutorado e Mestrado da Universidade Fumec e da UFMG.

Anderson de Souza Sant'Anna, Professor do programa de Doutorado e Mestrado da Fundação Getúlio Vargas/ SP.

Doutor em Administração (UFMG), Doutor em Arquitetura e Urbanismo (UFMG), Mestre em Administração (UFMG), Administrador (UFMG). Professor do programa de Doutorado e Mestrado da Fundação Getúlio Vargas/ SP.

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Publicado
2020-10-05
Sección
Artigos