PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL NO PERÍODO DE 1986 A 2013 SOBRE GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO

  • Jean Costa Gomes Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Magnus Luiz Emmendoerfer Universidade Federal de Vicosa - UFV
  • Brendow de Oliveira Fraga Universidade Federal de Viçosa - UFV
Palavras-chave: Meta-estudo, Gestão de Pessoas, Administração Pública.

Resumo

O objetivo é analisar a produção científica publicada em eventos e periódicos no Brasil sobre gestão de pessoas no serviço público. Aplicou-se o método meta-estudo com manejo da produção científica, cujos dados foram tratados por meio da técnica categorial de Análise de Conteúdo. Como resultados observou-se que há um crescimento de pesquisas sobre o tema, com maior concentração no sudoeste do Brasil. As organizações públicas bancárias, de educação e de saúde são as mais frequentes nos estudos. Há predominância do método teórico-empírico e da abordagem qualitativa nos estudos realizados. Todavia, há predominância de uso de métodos tradicionais de coleta e análise de dados. Por fim, observou-se que a gestão de pessoas no serviço público tem sido um tema que começa a ser tratado de modo mais estratégico, mas de forma gradual nos últimos 25 anos no Brasil em programas governamentais e de gestão pautados no gerencialismo e em resultados. 

Biografia do Autor

Jean Costa Gomes, Universidade Federal de Viçosa - UFV
Bacharel em Administração, Universidade Federal de Viçosa. Membro do Grupo de Investigação em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos/CNPq. Endereço: Campus UFV – Departamento de Administração e Contabilidade – CEP 36570-000 – Viçosa - MG. Telefone: +55 31 3899-1614
Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Vicosa - UFV
Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) do Departamento de Administração da Universidade Federal de Viçosa – UFV e Líder do Grupo de Investigação em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos/CNPq.
Brendow de Oliveira Fraga, Universidade Federal de Viçosa - UFV
Mestrando e Bacharel em Administração - Universidade Federal de Viçosa. Membro do Grupo de Investigação em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos/CNPq.

Referências

ALBUQUERQUE, L. G; LEITE, N. P. Gestão de Pessoas: perspectivas estratégicas. São Paulo: Atlas, 2009.

ARAÚJO, L. C. G.; GARCIA, A. A. Gestão de Pessoas: Estratégias e Integração Organizacional. 2.ed. São Paulo: GEN, 2014.

BERGUE, S. T. Gestão de Pessoas em Organizações Públicas. 3.ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2010.

BERGUE, S. T. Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público. São Paulo: Atlas, 2014.

CALDAS, M. G.; TONELLI, M. J.; LACOMBE; B. M. B. Espelho, espelho meu: Meta-estudo da produção científica em Recursos Humanos nos ENANPADs da década de 90. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 26., Salvador, Anais... EnANPAD, 2002, CD.

CAPPELLE, M. C. A.; BRITO, M. J.; MELO, M. C. O. L.; VASCONCELOS, K. A. A Produção Científica sobre Gênero na Administração: Uma Meta-Análise. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30., Salvador, Anais... EnANPAD, 2006, CD.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. 4.ed. São Paulo: Manole, 2014.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Governo Federal, 2017. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 29.ed. São Paulo: Atlas, 2016.

HUNT, M. How Science Takes Stock. New York: Russel Sage Foundation, 1997.

KLINGNER, D.; NALBANDIAN, J.; LLORENS, J.J. Public personnel management. 6.ed. London: Routledge, 2016.

LACOMBE, F. J. M. Recursos humanos: princípios e tendências. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. 42.ed. São Paulo: Malheiros, 2016.

MELLO, C. A. B. Curso de Direito Administrativo. 32.ed. São Paulo: Malheiros, 2015.

NUNBERG, B. Gerência de Recursos Humanos no Setor Público: lições da reforma em países desenvolvidos. Cadernos ENAP, n. 14. Brasília, 1998. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/578 . Acesso em: 29 jan. 2017.

PATERSON, B. L. Meta-study of qualitative health research: A practical guide to meta-analysis and meta-synthesis. London: Sage, 2001

TAKAHASHI, A. R. W. Pesquisa qualitativa em administração: fundamentos, métodos e usos no Brasil. São Paulo: Atlas, 2013.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa Em Administração. 15.ed. São Paulo: Atlas, 2014.

Publicado
2017-07-27
Seção
Artigos