A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E A FORMAÇÃO DE GESTORES NO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO NO ESTADO DA BAHIA (SESC-BAHIA)
Resumen
O propósito deste artigo foi investigar como ocorre a aprendizagem organizacional e a formação de gestores no Serviço Social do Comércio no Estado da Bahia (SESC-Bahia). Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, tendo sido realizadas 18 entrevistas com os gestores do SESC-Bahia. Utilizou-se do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como método de tabulação, organização e análise do material empírico. A partir dos discursos dos respondentes, emergiram quatro novas modalidades de aprendizagem de caráter sociointeracionista, além disso surgiram outras cinco já referendadas pela literatura para explicar como se formam os gestores do SESC-Bahia. Neste sentido, os resultados sugerem que o processo de formação de gestores no SESC-Bahia é marcadamente: a) alicerçado numa abordagem socio prática; b) híbrido; c) diverso e d) original. Complementarmente, este trabalho buscou abrir caminhos para novas compreensões e insights sobre estratégias mais eficazes e transformadoras ao desenvolvimento de gestores no âmbito das organizações paraestatais e em outros contextos, confirmando em parte a literatura sobre o assunto, bem como trazendo novas contribuições e implicações.
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