PASSANDO O TEMPO ONLINE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O ESTÁGIO DE FLORESCIMENTO DO CYBERLOAFING
Resumen
O presente estudo tem como objetivo examinar como se desenvolveu o tema Cyberloafing no período de 2014 a 2023. Para tal foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), onde se buscou construir um banco de dados a partir das bases da Scopus e Web of Science. Esta coleta seguiu os parâmetros utilizados pelo estudo realizado anteriormente por Wu, Song, Ugrin, Liu e Zhu (2021), com as strings de busca e objetivando verificar a fase de florescimento da temática do Cyberloafing. Ao final da busca e filtragem dos estudos, obteve-se um total de 90 artigos, onde posteriormente foram incluídos mais 8 artigos devido à necessidade de uma melhor compreensão dos dados. Assim, verificou-se que a temática abordada, atualmente, é constituída pela busca de compreender sobre os antecedentes do Cyberloafing, bem como sua prática para realizar micro pausas durante o horário de trabalho para diminuir o tédio e o estresse, além do Cyberloafing no local de trabalho e na sala de aula. Por fim, é possível afirmar que a autora Vivien Lim continua sendo a principal pesquisadora sobre o tema e seus artigos do início dos anos 2000 são os mais citados que definem e conceituam a prática do Cyberloafing.
Citas
Adawiyah, R., Azizan, A., Sahar, A., & Herawati, I. (2023). Relationship between Smartphone Addiction, Personality Traits and Cyberloafing Behaviour among Malaysian Youths. Asian Journal of University Education, 19(2). DOI: 10.24191/ajue.v19i2.22228
Agarwal, U. A. (2019). Impact of Supervisors’ Perceived Communication Style on Subordinate’s Psychological Capital and Cyberloafing. Australasian Journal of Information Systems, 23. DOI: 10.3127/ajis.v23i0.1759
Ahmad, A., & Omar, Z. (2017). Understanding who cyberloafs from the self-control perspective: A study in the public service sector. International Journal of Advanced and Applied Sciences, 4(8), 123–128. DOI: 10.21833/ijaas.2017.08.017
Ahmead, M., Hamamadeh, N., & Iram, I. A. (2022). The effects of internet and social media use on the work performance of physicians and nurses at workplaces in Palestine. BMC Health Services Research, 22(1). DOI: 10.1186/s12913-022-07934-2
Akgün, F. (2019). Investigation of High School Students’ Cyberloafing Behaviors in Classes. Eğitim Ve Bilim. DOI: 10.15390/eb.2019.8419
Alblwi, A., McAlaney, J., Al-Thani, D., Phalp, K., & Ali, R. (2021). Procrastination on social media: predictors of types, triggers and acceptance of countermeasures. Social Network Analysis and Mining, 11(1). DOI: 10.1007/s13278-021-00727-1
Alyahya, S., & Alqahtani, A. (2022). Cyberloafing in Educational Settings: A Systematic Literature Review. International Journal of Interactive Mobile Technologies (iJIM), 16(16), 113–141. DOI: 10.3991/ijim.v16i16.32285
Amez, S., & Baert, S. (2020). Smartphone use and academic performance: A literature review. International Journal of Educational Research, 103, 101618. DOI: 10.1016/j.ijer.2020.101618
Andel, S. A., Kessler, S. R., Pindek, S., Kleinman, G., & Spector, P. E. (2019). Is Cyberloafing more complex than we originally thought? Cyberloafing as a coping response to workplace aggression exposure. Computers in Human Behavior, 101, 124–130. DOI: 10.1016/j.chb.2019.07.013
Andreassen, C. S., Torsheim, T., & Pallesen, S. (2014). Use of online social network sites for personal purposes at work: does it impair self-reported performance?1. Comprehensive Psychology, 3(1), Article 18. DOI: 10.2466/01.21.cp.3.18
Askew, K., Buckner, J. C., Taing, M. U., Ilie, A., Bauer, J. J., & Coovert, M. D. (2014). Explaining Cyberloafing: The role of the theory of planned behavior. Computers in Human Behavior, 36, 510–519. DOI: 10.1016/j.chb.2014.04.006
Barnes, S. J. (2020). Information management research and practice in the post-COVID-19 world. International Journal of Information Management, 55, 102175. DOI: 10.1016/j.ijinfomgt.2020.102175
Basilio, A. L. (2024, October 9). Celulares nas escolas: o que dizem especialistas sobre a proibição anunciada pelo MEC. CartaCapital. https://www.cartacapital.com.br/educacao/celulares-nas-escolas-o-que-dizem-especialistas-sobre-a-proibicao-anunciada-pelo-mec/
Baturay, M. H., & Toker, S. (2015). An investigation of the impact of demographics on Cyberloafing from an educational setting angle. Computers in Human Behavior, 50, 358–366. DOI: 10.1016/j.chb.2015.03.081
Blanchard, A. L., & Henle, C. A. (2008). Correlates of different forms of Cyberloafing: The role of norms and external locus of control. Computers in Human Behavior, 24(3), 1067–1084. DOI: 10.1016/j.chb.2007.03.008
Bock, G., & Ho, S. K. (2009). Non-work related computing (NWRC). Communications of the ACM, 52(4), 124–128. DOI: 10.1145/1498765.1498799
Cezar, B. G. S. (2019). Uso das tecnologias da informação e comunicação para fins pessoais no ambiente de trabalho: um estudo comparativo a partir de diferentes posicionamentos organizacionais em relação à utilização dessas tecnologias. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal do Pampa.
Chen, Y., Chen, H., Andrasik, F., & Gu, C. (2021). Perceived Stress and Cyberloafing among College Students: The Mediating Roles of Fatigue and Negative Coping Styles. Sustainability, 13(8), 4468. DOI: 10.3390/su13084468
Çınar, O., & Karcıoğlu, F. (2015). The Relationship between Cyber Loafing and Organizational Citizenship Behavior: A Survey Study in Erzurum/Turkey. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 207, 444–453. DOI: 10.1016/j.sbspro.2015.10.114
Cohen, A., & Özsoy, E. (2024). An Investigation into Cyberloafing and Its Associations with Work and Non-Work Factors. International Journal of Psychological Studies, 16(2), 18. DOI: 10.5539/ijps.v16n2p18
Corgnet, B., Hernán-González, R., & McCarter, M. W. (2015). The Role of the Decision-Making Regime on Cooperation in a Workgroup Social Dilemma: An Examination of Cyberloafing. Games, 6(4), 588–603. DOI: 10.3390/g6040588
Correa, S. R., & Machado, R. L. (2018). ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DE PUBLICAÇÕES NA TEMÁTICA DO BIG DATA UTILIZANDO O VOSviewer. Gestão, Inovação E Negócios, 4(1).
Coşkun, T., & Gökçearslan, Ş. (2019). Examination of Cyberloafing studies in education: A content analysis. World Journal on Educational Technology, 11(1), 94–103. DOI: 10.18844/wjet.v11i1.4017
Derin, N., & Gökçe, S. G. (2016). Are Cyberloafers Also Innovators?: A Study on the Relationship between Cyberloafing and Innovative Work Behavior. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 235, 694–700. DOI: 10.1016/j.sbspro.2016.11.070
Dmour, M. M., Bakar, H. S., & Hamzah, M. R. (2020). Antecedent, Consequences, and Policies View of Cyberloafing among the Employees. Journal of Physics: Conference Series, 1529, 022016. DOI: 10.1088/1742-6596/1529/2/022016
Dunmade, A. O., & Adewojo, A. A. (2023). Cyberloafing in the classroom: A qualitative study with Nigerian undergraduate students. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 9(2). DOI: 10.31211/rpics.2023.9.2.296
Dursun, Ö. Ö., Dönmez, O., & Akbulut, Y. (2018). Predictors of Cyberloafing among Preservice Information Technology Teachers. Contemporary Educational Technology, 9(1). DOI: 10.30935/cedtech/6209
Elias, J., Raja, A., Saha, N., & Jeevanandam, N. (2023, May 30). IMPACT, OPPORTUNITY AND CHALLENGES OF GENERATIVE AI. INDIA AI; Ministery of Electronics and Information Technology Government of India. Retrieved December 5, 2023, from https://indiaai.gov.in/research-reports/impact-opportunity-and-challenges-of-generative-ai
Freeman, L. C. (1978). Centrality in social networks conceptual clarification. Social Networks, 1(3), 215–239. DOI: 10.1016/0378-8733(78)90021-7
FGV. (2023). Uso de TI no Brasil: País tem mais de dois dispositivos digitais por. Portal FGV. https://portal.fgv.br/noticias/uso-ti-brasil-pais-tem-mais-dois-dispositivos-digitais-habitante-revela-pesquisa
Giordano, C., & Mercado, B. K. (2023). Cyberloafing: Investigating the importance and implications of new and known predictors. Collabra, 9(1). DOI: 10.1525/collabra.57391
Gunia, B. C. (2014). Surf’s Up: Reducing Internet Abuse without Demotivating Employees. Proceedings - Academy of Management, 2014(1), 13761. DOI: 10.5465/ambpp.2014.40
Hadlington, L., & Parsons, K. (2017). Can Cyberloafing and Internet Addiction Affect Organizational Information Security? Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 20(9), 567–571. DOI: 10.1089/cyber.2017.0239
Hussain, S., & Ali, A. (2021). “I am What I ought to Be”: Women Cyberslacking in Ethiopian Public University. Pertanika Journal of Social Science and Humanities, 29(4), 2207–2224. DOI: 10.47836/pjssh.29.4.06
Jamaluddin, H., Ahmad, Z., Alias, M., & Simun, M. (2015). Personal Internet Use: The Use of Personal Mobile Devices at the Workplace. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 172, 495–502. DOI: 10.1016/j.sbspro.2015.01.391
Jamaluddin, H., Ahmad, Z., & Wei, L. T. (2023). Exploring cyberloafing as a coping mechanism in relation to job-related strain and outcomes: A study using the mediational model of stress. Cogent Social Sciences, 9(2). DOI: 10.1080/23311886.2023.2278209
Janicke, S. H., Rieger, D., & Connor, W. (2018). Finding Meaning at Work: The Role of Inspiring and Funny YouTube Videos on Work-Related Well-Being. Journal of Happiness Studies, 20(2), 619–640. DOI: 10.1007/s10902-018-9959-1
Jha, N., Malik, P., Patel, G., & Cvetkoska, V. (2024). Unveiling the roots of cyberloafing. Croatian Operational Research Review, 15(1), 51–61. DOI: 10.17535/crorr.2024.0005
Jia, H. H., Jia, R., & Karau, S. J. (2013). Cyberloafing and Personality. Journal of Leadership & Organizational Studies, 20(3), 358–365. DOI: 10.1177/1548051813488208
Jiang, H. (2020). Understanding the mental recovery effect of cyberloafing: attention replenishment and Task-Set inertia. In Lecture notes in information systems and organisation (pp. 204–210). DOI: 10.1007/978-3-030-60073-0_24
Kaptangil, K., Asan, K., & Kinay, A. G. (2021). The effect of the Cyberloafing behaviors of tourism business employees on business motivations and organizational identification. Tourism & Management Studies, 17(1), 31–43. DOI: 10.18089/tms.2021.170103
Karabiyik, C., Baturay, M. H., & Özdemir, M. (2021). Intention as a Mediator between Attitudes, Subjective Norms, and Cyberloafing among Preservice Teachers of English. Participatory Educational Research, 8(2), 57–73. DOI: 10.17275/per.21.29.8.2
Kasap, M. (2021). ÖRGÜTSEL YABANCILAŞMAYLA SANAL KAYTARMA ARASINDAKİ İLİŞKİ: TEKSTİL ÇALIŞANLARI ÜZERİNE BİR ÇALIŞMA. Mehmet Akif Ersoy Üniversitesi İktisadi Ve İdari Bilimler Fakültesi Dergisi, 8(1), 561–576. DOI: 10.30798/makuiibf.863155
Krishna, S. M., & Agrawal, S. (2023). Cyberloafing: Exploring the role of psychological wellbeing and social media learning. Behavioral Sciences, 13(8), 649. DOI: 10.3390/bs13080649
Kuem, J., & Siponen, M. T. (2014). Short-Time Non-work-related Computing and Creative Performance. DOI: 10.1109/hicss.2014.398
Kühnel, J., Vahle-Hinz, T., De Bloom, J., & Syrek, C. J. (2017). Staying in touch while at work: Relationships between personal social media use at work and work-nonwork balance and creativity. International Journal of Human Resource Management, 31(10), 1235–1261. DOI: 10.1080/09585192.2017.1396551
Lee, S. H., & Lee, S. Y. (2020). Social Media Use and Job Performance in the Workplace: The Effects of Facebook and KakaoTalk Use on Job Performance in South Korea. Sustainability, 12(10), 4052. DOI: 10.3390/su12104052
Li, Q. X., Xia, B., Zhang, H., Wang, W., & Wang, X. (2022). College students’ Cyberloafing and the sense of meaning of life: The mediating role of state anxiety and the moderating role of psychological flexibility. Frontiers in Public Health, 10. DOI: 10.3389/fpubh.2022.905699
Li, X., & Liu, D. (2022). The Influence of Technostress on Cyberslacking of College Students in Technology-Enhanced Learning: Mediating Effects of Deficient Self-Control and Burnout. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(18), 11800. DOI: 10.3390/ijerph191811800
Liang, X., Guo, G., Gong, Q., Li, S., & Li, Z. (2022). Cyberloafing to Escape From the “Devil”: Investigating the Impact of Abusive Supervision From the Third-Party Perspective. Frontiers in Psychology, 12. DOI: 10.3389/fpsyg.2021.722063
Lim, V. G., & Chen, D. J. Q. (2012). Cyberloafing at the workplace: gain or drain on work? Behavior & Information Technology, 31(4), 343–353. DOI: 10.1080/01449290903353054
Lim, V. K. G. (2002). The IT way of loafing on the job: Cyberloafing, neutralizing and organizational justice. Journal of Organizational Behavior, 23(5), 675–694. DOI: 10.1002/job.161
Lim, V. K. G., & Teo, T. S. H. (2005). Prevalence, perceived seriousness, justification and regulation of Cyberloafing in Singapore. Information & Management, 42(8), 1081–1093. DOI: 10.1016/j.im.2004.12.002
Lim, V. K. G., Teo, T. S. H., & Loo, G. L. (2002). How do I loaf here? let me count the ways. Communications of the ACM, 45(1), 66–70. DOI: 10.1145/502269.502300
Margaretha, M., Saragih, S., Mariana, A., & Simatupang, K. E. (2022). Academic procrastination and Cyberloafing behavior: A case study of students in Indonesia. Cypriot Journal of Educational Sciences, 17(3), 752–764. DOI: 10.18844/cjes.v17i3.6904
Margaretha, M., Sherlywati, S., Monalisa, Y., Mariana, A., Junita, I., Martalena, M., Iskandar, D., & Nur, N. H. (2021). Cyberslacking Behavior and Its Relationship with Academic Performance: A Study of Students in Indonesia. European Journal of Educational Research, 10(4), 1881–1892. DOI: 10.12973/eu-jer.10.4.1881
Oosthuizen, A., Rabie, G. H., & De Beer, L. T. (2018). Investigating Cyberloafing, organisational justice, work engagement and organisational trust of South African retail and manufacturing employees. SA Journal of Human Resource Management, 16. DOI: 10.4102/sajhrm.v16i0.1001
OpenAI. (2022, November 30). Introducing ChatGPT. https://openai.com/blog/chatgpt
Oravec, J. A. (2023). The shape of workbreaks to come. Journal of Organizational and End User Computing, 35(3), 1–17. DOI: 10.4018/joeuc.329596
Ozdemir, C., YđLDđZ, A., & Åžahan, S. (2021). Cyberloafing Behaviors of Health Professional Students during Distance Education in the COVID-19 Pandemic Period. Deleted Journal, 6(1), 1–6. DOI: 10.15294/jhe.v6i1.45307
Page, D. (2014). Teachers’ personal web use at work. Behaviour & Information Technology, 34(5), 443–453. DOI: 10.1080/0144929x.2014.928744
Peng, J., Nie, Q., & Chen, X. (2023). Managing hospitality employee Cyberloafing: The role of empowering leadership. International Journal of Hospitality Management, 108, 103349. DOI: 10.1016/j.ijhm.2022.103349
Peng, S., Huang, X., Xu, L., Cai, S., Chen, J., & Dong, H. (2023b). The Relationship between Competitive Class Climate and Cyberloafing among Chinese Adolescents: A Curvilinear Moderated Mediation Model. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(6), 4705. DOI: 10.3390/ijerph20064705
Qian, X., Li, W., Zhao, Y., & Wang, Y. (2023). Workplace negative gossip atmosphere and employees’ cyberloafing behaviors: Effects and mechanisms. E3S Web of Conferences, 409, 04010. DOI: 10.1051/e3sconf/202340904010
Rana, N. P., Slade, E. L., Kitching, S., & Dwivedi, Y. K. (2019). The IT way of loafing in class: Extending the theory of planned behavior (TPB) to understand students’ cyberslacking intentions. Computers in Human Behavior, 101, 114–123. DOI: 10.1016/j.chb.2019.07.022
Razali, N. A. (2020). Study On Personal Internet Use And Cyberloafing Activities In Workplace. In European Proceedings of Social and Behavioural Sciences. DOI: 10.15405/epsbs.2020.12.05.96
Saleh, E. A. (2018). The effect of Cyberloafing on employee productivity. International Journal of Advanced and Applied Sciences, 5(4), 87–92. DOI: 10.21833/ijaas.2018.04.011
Santos, A. J., Ferreira, A. I., & Ferreira, P. C. (2019). The impact of Cyberloafing and physical exercise on performance: a quasi-experimental study on the consonant and dissonant effects of breaks at work. Cognition, Technology & Work, 22(2), 357–371. DOI: 10.1007/s10111-019-00575-2
Sevinç, M. R., & Dogusoy, B. (2022). Exploring the relationship between Secondary School Students’ Smartphone Addiction, Cognitive Absorption, and Cyber loafing activities. Participatory Educational Research, 9(5), 414–429. DOI: 10.17275/per.22.121.9.5
Shaddiq, S., Haryono, S., Muafi, M., & Isfianadewi, D. (2021). Antecedents and Consequences of Cyberloafing in Service provider Industries: Industrial Revolution 4.0 and Society 5.0. Journal of Asian Finance Economics and Business, 8(1), 157–167. DOI: 10.13106/jafeb.2021.vol8.no1.157
Shekher, R. (2018). Cyberslacking Facts of Organization: Determinants and Impact. Helix the Scientific Explorer. DOI: 10.29042/2018-4300-4303
Simanjuntak, E., Fardana, N. A., & Ardi, R. (2022). Academic Cyberslacking: Why Do Students Engage in Non-Academic Internet Access During Lectures? Psychology Research and Behavior Management, Volume 15, 3257–3273. DOI: 10.2147/prbm.s374745
Simanjuntak, E., Nawangsari, N. a. F., & Ardi, R. (2019). Do Students Really Use Internet Access for Learning in the Classroom?: Exploring Students’ Cyberslacking in an Indonesian University. Behavioral Sciences, 9(12), 123. DOI: 10.3390/bs9120123
Simsek, A. E., & Elciyar, K. (2021). An Investigation of Cyberloafing in a Large-Scale Technology Organization From the Perspective of the Theory of Interpersonal Behavior. Online Journal of Communication and Media Technologies, 11(2), e202106. DOI: 10.30935/ojcmt/10823
Sivrikova, N., Ptashko, T., Roslyakova, S., Sokolova, N. V., & Dimuhametov, R. S. (2021). The prevalence of Cyberloafing among pupils belonging to the digital native’s generation. SHS Web of Conferences, 104, 02002. DOI: 10.1051/shsconf/202110402002
Sivrikova, N., Roslyakova, S., Sokolova, N. V., & Moiseeva, E. P. (2019). Assessing of use of the Internet for personal reasons at lessons at school: A Validation of the Cyberloafing Scale. SHS Web of Conferences, 70, 06010. DOI: 10.1051/shsconf/20197006010
Soh, P. C., Koay, K. Y., & Chew, K. W. (2017). Conceptual view of Cyberloafing and Non-Work Domain. SHS Web of Conferences, 33, 00029. DOI: 10.1051/shsconf/20173300029
Song, M., Ugrin, J. C., Li, M., Wu, J., Guo, S., & Zhang, W. (2021). Do Deterrence Mechanisms Reduce Cyberloafing When It Is an Observed Workplace Norm? A Moderated Mediation Model. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(13), 6751. DOI: 10.3390/ijerph18136751
Syrek, C. J., Kühnel, J., Vahle-Hinz, T., & De Bloom, J. (2017). Share, like, twitter, and connect: Ecological momentary assessment to examine the relationship between non-work social media use at work and work engagement. Work & Stress, 32(3), 209–227. DOI: 10.1080/02678373.2017.1367736
Tandon, A., Kaur, P., Ruparel, N., Islam, J. U., & Dhir, A. (2021). Cyberloafing and cyberslacking in the workplace: systematic literature review of past achievements and future promises. Internet Research, 32(1), 55–89. DOI: 10.1108/intr-06-2020-0332
Tee, T., & Lim, V. K. G. (2021). Online learning and academic cyberloafing. Pacific Asia Conference on Information Systems, 223. https://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1222&context=pacis2021
Toker, S., & Baturay, M. H. (2021). Factors affecting Cyberloafing in computer laboratory teaching settings. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 18(1). DOI: 10.1186/s41239-021-00250-5
Tranfield, D., Denyer, D., & Smart, P. (2003). Towards a Methodology for Developing Evidence-Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review. British Journal of Management, 14(3), 207–222. DOI: 10.1111/1467-8551.00375
Venkatesh, V., Davis, F. D., Cheung, C. M. K., & Lee, Z. (2023). Cyberslacking in the workplace: Antecedents and effects on job performance. Management Information Systems Quarterly, 47(1), 281–316. DOI: 10.25300/misq/2022/14985
Viera, G. G. B., Silva, M. L. D., Cassanego Junior, P. V., & Cappellari, G. (2023). COMMERCIAL CLUSTERS: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW. BOCA, 1.
Vitoriano, M. a. V., & Gasque, K. C. G. D. (2019). Impactos da busca de informações não relevantes na produtividade de profissionais de Tecnologia da Informação. Em Questão, 370–388. DOI: 10.19132/1808-5245252.370-388
Wu, J., Song, M., Ugrin, J. C., Liu, L., & Zhu, T. (2021). Cyberloafing Research 1997-2019: A Citation-based Literature Review. Organizacija, 54(2), 98–111. DOI: 10.2478/orga-2021-0007
Yang, H., Lin, Z., Chen, X., & Peng, J. (2022). Workplace loneliness, ego depletion and cyberloafing: can leader problem-focused interpersonal emotion management help? Internet Research, 33(4), 1473–1494. DOI: 10.1108/intr-01-2021-0007
Zhang, H., Zhao, H., Liu, J., Xu, Y., & Lu, H. (2015). The dampening effect of employees’ future orientation on Cyberloafing behaviors: the mediating role of self-control. Frontiers in Psychology, 6. DOI: 10.3389/fpsyg.2015.01482
Zhang, Y., Wang, J., Akhtar, M. J., & Wang, Y. (2022). Authoritarian leadership and Cyberloafing: A moderated mediation model of emotional exhaustion and power distance orientation. Frontiers in Psychology, 13. DOI: 10.3389/fpsyg.2022.1010845
Zhong, J., Chen, Y., Yan, J., & Luo, J. (2022). The mixed blessing of Cyberloafing on innovation performance during the COVID-19 pandemic. Computers in Human Behavior, 126, 106982. DOI: 10.1016/j.chb.2021.106982
Zhou, B., Li, Y., Tang, Y., & Cao, W. (2021). An Experience-Sampling Study on Academic Stressors and Cyberloafing in College Students: The Moderating Role of Trait Self-Control. Frontiers in Psychology, 12. DOI: 10.3389/fpsyg.2021.514252
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS E CONFLITO DE INTERESSES
A Revista Desafio Online (DOn) baseia suas políticas éticas e normas nas diretrizes apresentadas pelo Comimittee on Publication Ethics – COPE (https://publicationethics.org/), em razão de seu compromisso com a qualidade editorial e ética científica.
Dever dos editores e equipe editorial:
- Decidir quais serão os artigos avaliados, baseados em sua qualidade, relevância acadêmica, conteúdo e adequação às diretrizes de submissão, sem discriminar, nenhum autor, por gênero, sexo, raça, orientação sexual, pensamento político, afiliação institucional, religião, naturalidade, nacionalidade, identidade étnico-cultural, ou outra forma de distinção social.
- Decidir e se responsabilizar pelos trabalhos que serão publicados (editor-chefe) seguindo as normas da política editorial, bem como os requisitos legais em vigor, no que se refere ao plágio, violação de direitos autorais e difamação.
- Não divulgar dados dos trabalhos além dos autores, pareceristas e membros do conselho editorial, zelando pela confidencialidade das informações.
- Não utilizar, ou se apropriar, do conteúdo original dos trabalhos submetidos, ainda não publicados.
- Não acompanhar o processo editorial do artigo em caso de existência de conflitos de interesses.
- Garantir que as submissões passem pelo processo de revisão duplo-cega (double-blind), sendo avaliado por, no mínimo, dois pareceristas.
- Atender aos princípios de boas práticas e transparência, averiguando condutas contrárias a estes, apresentando providências adequadas.
Dever dos pareceristas ad hoc:
- Auxiliar o corpo editorial, e os autores, no que tange a escolha das decisões editoriais, realizando a revisão sem qualquer tipo de distinção política, cultural, ou social, dos autores.
- Cumprir o prazo de resposta e data limite da avaliação, comunicando os editores nos casos de impossibilidade de realizar o trabalho.
- Abster-se de realizar a avaliação quando pouco capacitados ou não aptos, sobre o conteúdo do artigo. O declínio também deve ocorrer, na existência de qualquer conflito de interesses existente, por parte do avaliador.
- Respeitar o sigilo dos arquivos recebidos, sem que sejam divulgados, expostos ou conversados os conteúdos dos artigos, sem a permissão do editor-chefe, existindo a necessidade. O conteúdo dos trabalhos não deve ser utilizado para benefício próprio.
- Seguir os critérios de avaliação estipulados nas diretrizes, recomendando ajustes e melhorias, sem nunca realizar críticas ou ataques pessoais aos autores.
- Indicar referências de materiais adicionais que sejam pertinentes ao tema.
- Comunicar, aos editores, a existência de publicações anteriores, do mesmo trabalho.
- Os revisores serão incluídos na lista de pareceristas da Revista Desafio Online (DOn). Havendo a solicitação, eles podem receber uma Declaração de Avaliação formal, do Editor-Chefe. Para isso devem informar o nome completo e CPF, por e-mail.
Dever dos autores:
- Apresentar relatos precisos das submissões, com detalhes e referências necessárias à replicação, por terceiros. Dados implícitos devem ser precisamente apresentados, no artigo. Afirmações propositalmente incorretas, ou deturpadas, são tidas como má conduta ética, sendo inadmissíveis.
- Responsabilizar-se pela elaboração do material submetido, devendo o mesmo ser original, resguardando a autenticidade do conteúdo.
- Informar, através de citações adequadas, fontes de ideias e informações derivadas de outros trabalhos, evidenciando-as nas referências. A apropriação indevida de informações e trechos de trabalhos anteriormente publicados, sem a citação da fonte, se caracteriza como plágio e, nesses casos, o periódico se reserva o direito de rejeitar o trabalho, considerando tal prática antiética e inadmissível.
- Não submeter trabalhos que possuam, de forma substancial, a mesma investigação, para outros periódicos, ou mesmo que já tenha sido, anteriormente, publicado. Trabalhos publicados, anteriormente, em congressos serão aceitos para publicação apenas em caso de parcerias Fast Track com o evento. Artigos derivados de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses serão aceitos apenas mediante a inexistência de publicações em outros periódicos ou eventos, devendo, o autor principal, se responsabilizar pela indicação de outras autorias. A Revista Desafio Online respeita o prazo de 12 meses entre publicações de um mesmo autor.
- Atribuir a autoria do trabalho apenas àqueles que fizeram contribuições significativas em sua elaboração, sendo estes indicados como coautores, pelo autor principal, se responsabilizando, integralmente, pelo conteúdo. O autor principal deve fornecer os contatos de e-mails dos envolvidos, e certificar-se de que todos aprovaram a versão final do trabalho, consentindo com sua submissão.
- Declarar qualquer forma existente de conflitos de interesses, bem como apresentar toda e qualquer fonte de auxílio financeiro existente.
- Colaborar, com os editores, quanto à correção e atualização do seu artigo, através de erratas, ao identificar erros ou informações imprecisa que seja relevante na publicação.
- Atentar às decisões editoriais, e ao processo de avaliação e revisão, atendendo, o mais rápido possível, as requisições, mantendo seus dados cadastrados atualizados. Pede-se que as adequações sejam realizadas em até 30 dias, considerando o reenvio dos trabalhos.
- Disponibilizar, caso solicitado, os dados brutos da pesquisa, juntamente com o artigo, para revisão editorial. Os dados utilizados devem se manter acessíveis por, pelo menos, 10 anos após a publicação, considerando a proteção da confidencialidade dos autores, bem como os direitos jurídicos relacionados aos dados.
Arquivamento
A Revista Desafio Online utiliza o sistema LOCKSS. Este é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.
ÉTICA E ANTIPLÁGIO
Os trabalhos submetidos à Revista Desafio Online (DOn) passarão por software detector de plágio (CopySpider), a qualquer momento, durante o processo editorial. Trabalhos que apresentem mais de 5% de similaridade com outras publicações não serão aceitos, de modo que tais submissões podem ser rejeitadas a qualquer momento, no processo editorial.
Os autores transferem todos os direitos autorais do artigo para a Revista Desafio Online. Qualquer reprodução, total ou parcial, em meios impressos ou eletrônicos, deverá ser solicitada por meio de autorização. A reprodução, caso autorizada, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Todos os artigos publicados, online e de livre acesso aos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento por ela.
As obras deste site estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
PUBLICAÇÕES DA EQUIPE EDITORIAL
Não é permitida a submissão de trabalhos pelo editor-chefe e coeditores do periódico, garantindo a imparcialidade no processo editorial.