ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL NO SECRETARIADO REMOTO: UMA NETNOGRAFIA NO INSTAGRAM
Resumen
Este artigo tem o objetivo de compreender como o secretariado remoto utiliza de ferramentas de marketing digital como estratégia de engajamento no Instagram. Utilizou-se de uma pesquisa qualitativa e netnográfica, com observação participante e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa deu-se em cinco etapas, com dados coletados nas contas do Instagram de quatro secretárias diariamente. Os dados avaliados são do feed e dos stories das secretárias, que foram acompanhadas por um mês, entre o dia 1º de setembro a 30 de setembro de 2020. A netnografia também contou com entrevistas às secretárias, realizadas por meio de plataformas online. Foi possível entender as estratégias utilizadas no Instagram pelas secretárias, a fim de promover o seu trabalho para crescer na rede, prospectar e fidelizar clientes e seguidores. Como principal resultado, percebeu-se que cada uma utiliza de diferentes estratégias, mas há semelhanças entre elas. Dentre elas, a utilização de uma identidade visual para padronizar e harmonizar o seu conteúdo, o uso de depoimentos de clientes a fim de gerar credibilidade ao seu trabalho, e o uso de hashtags e call to action, que, no marketing, consiste em um convite ao público para realizar uma ação.
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