ESTRATÉGIA CORPORATIVA DE CRESCIMENTO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: ESTUDO DE CASO DO GRUPO ECONÔMICO ITAÚSA S.A.

estudo de caso do grupo econômico Itausa

Resumen

A transformação digital do setor financeiro prevê mudança nos modelos de negócios. Compreender quais estratégias corporativas de crescimento adotadas durante este processo para potencializar o desempenho faz-se necessário. O objetivo do estudo é analisar quais combinações de estratégia corporativa de crescimento com transformação digital são necessárias ou suficientes para o desempenho superior de um grupo econômico do setor financeiro em um período de 10 anos. Trata-se de uma pesquisa explicativa, qualitativa, caracterizada como estudo de caso único longitudinal. Dados coletados na Base de dados EMIS, site da B3, de Relação com Investidores e na base de dados Economática, entre 2011 a 2020. Como técnica de análise de dados, utilizou-se a QCA – Qualitative Comparative Analysis. Principais resultados, pode-se notar que a transformação digital não produz resultados superiores sem estar alinhada com a estratégia corporativa de crescimento. Para que o desempenho superior seja alcançado, deve haver a presença de uma estratégia corporativa de crescimento de diversificação com transformação digital. Este estudo contribui para as temáticas de transformação digital e estratégia corporativa de crescimento mostrando evidências a respeito das condições em que a combinação deles produz desempenho superior, mostra ser possível combinar estudo de caso com QCA em uma perspectiva de tempo alongada.

Biografía del autor/a

Elizangela Maria Menegon, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutoranda em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC Chapecó), mestre em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2018), graduada em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2018) e em Tecnologia do Empreendimento pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor horista - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC e gerente de relacionamento pessoa física no Banco do Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em inovação e processos organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, transformação digital, estratégias corporativas de crescimento, processos organizacionais, planejamento estratégico e prática estratégica.

JULIANO DANILO SPULDARO, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Formado em Administração pela Unoesc, Campus Joaçaba, deu continuidade à carreira de pesquisador e professor através da conclusão do curso de mestrado na mesma área pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A partir daí, passou a atuar profissionalmente na concepção e implementação de processos de planejamento estratégico, ou que escolheu estratégia empresarial como tema da Pós-Graduação em Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Após a conclusão, dedicou-se à pesquisa, ensino e consultoria em Estratégia Empresarial e Planejamento Estratégico. Atualmente estuda, conduz e executa avaliações e consultorias em assuntos relacionados às estratégias das empresas, especialmente não se referindo à construção e implementação de suas estratégias.

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Publicado
2024-07-24
Sección
Artigos