DIPLOMA DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM CAMINHO SEM VOLTA?

Resumen

A Portaria nº 554, de 11 de março de 2019, do Governo Federal do Brasil, dispõe sobre a obrigatoriedade da implementação do diploma digital nas instituições de ensino superior da Rede Federal do país. Este ordenamento faz com que estas instituições tenham que readequar seus processos administrativos e tecnológicos, até então pouco investigados. Objetiva-se, neste artigo, identificar a existência de práticas no que tange à implementação do diploma digital nas instituições federais de ensino superior do Brasil. Metodologicamente, caracteriza-se como qualitativa, exploratória e descritiva, pois utiliza-se de levantamento nas instituições que já desenvolvem essa prática e da descrição dos mecanismos encontrados. Entre os principais resultados, verificou-se que as ações encontradas em algumas universidades brasileiras estão em consonância com procedimentos adotados em instituições de outros países, as quais utilizam-se de tecnologias inovadoras e confiáveis. Como contribuição, o estudo corrobora a necessidade e a importância de artefatos para o controle e divulgação dos estudantes diplomados no país, impactando na redução de fraudes, numa maior transparência dos dados públicos, somados à sustentabilidade que esta ação implica.

Citas

Audy, J., Andrade, G., & Cidra, A. (2007). Fundamentos de sistemas de informação. Porto Alegre: Bookman.

Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf

Brasil (2006). Decreto no 5.773, de 9 de maio de 2006. Brasília-DF. http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/decreton57731.pdf.

Brasil (2009). Censo da Educação Superior 2008 (dados preliminares). Brasília: Ministério da Educação: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. http://download.inep.gov.br/download/censo/2008/resumo_tecnico_2008_15_12_09.pdf.

Brasil (2018a). LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. 2. ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas.

Brasil (2018b). Portaria no 330, de 5 de abril de 2018. http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/9365055/do1-2018-04-06-portaria-n-330-de-5-de-abril-de-2018-9365051

Brasil (2018c). Portaria no 1.095, de 25 de outubro de 2018. http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/47330359/do1-2018-10-26-portaria-no-1-095-de-25-de-outubro-de-2018-47330016.

Brasil (2019a). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília: INEP. http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf.

Brasil (2019b). Portaria no 554, de 11 de março de 2019. http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/66544171/do1-2019-03-12-portaria-n-554-de-11-de-marco-de-2019-66543842.

Casa Civil da Presidência da República (2019). Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. ITI. https://www.iti.gov.br/.

Casa da Moeda do Brasil (2019). Iniciativas da Casa da Moeda do Brasil. http://www.casadamoeda.gov.br/portal/socioambiental/meio-ambiente/iniciativas.html.

Costa, R., Faustino, D., Lemos, G., Queiroga, A., Djohnnatha, C., Alves, F., Lira, J., & Pires, M. (2018). Uso não financeiro de blockchain: um estudo de caso sobre o registro, autenticação e preservação de documentos digitais acadêmicos. Anais do Workshop em Blockchain: Teoria, Tecnologias e Aplicações (WBlockchain). https://portaldeconteudo.sbc.org.br/index.php/wblockchain/article/view/2356.

Coulouris, G., Dollimore, J., Kindberg, T., & Blair, G. (Orgs.) (2013). Sistemas distribuídos: conceitos e projeto. 5a.ed. Porto Alegre: Bookman.

Diniz, E. (2018). O blockchain veio para ficar. GV-Executivo, 17, 51.

Diniz, E., Barbosa, A., Junqueira, A., & Prado, O. (2009). O governo eletrônico no Brasil: perspectiva histórica a partir de um modelo estruturado de análise. Revista de Administração Pública. 43(1), 23-48. https://doi.org/10.1590/S0034-76122009000100003

Dubrowsky, A. (2019). Transformação digital nas instituições privadas de ensino superior brasileiras: proposta para autenticação de diplomas digitais de graduação por meio de blockchain. São Paulo: Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas.

Durant, E., & Trachy, A. (2017). Digital diploma debuts at MIT. MIT News. http://news.mit.edu/2017/mit-debuts-secure-digital-diploma-using-bitcoin-blockchain-technology-1017.

Fávero, M. (1999). Autonomia universitária no Brasil: uma utopia. Education Policy Analysis Archives, 7(24), 1-13.

Feil, A., & Schreiber, D. (2017). Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. Cadernos EBAPE.BR. 15(3), 667-681. https://doi.org/10.1590/1679-395157473

Ferreira, J., Pinto, F., & Santos, S. (2017). Estudo de mapeamento sistemático sobre as tendências e desafios do blockchain. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional (Gestão.Org), 15, 108-117.

FGV EAESP. (2018). A busca de tecnologias em favor da certificação socioambiental. P22On, 1-5.

Finandhita, A., & Afrianto, I. (2018). Development of e-diploma system model with digital signature authentication. IOP Conference Series: Materials Science and Engineering, 407, 12-19. https://doi.org/10.1088/1757-899X/407/1/012109

Friedman, S. (2019). Going beyond the digital diploma. Campus Technology. https://campustechnology.com/articles/2019/06/04/going-beyond-the-digital-diploma.aspx.

Gomes, V., Machado-Taylor, M., & Saraiva, E. (2018). O ensino superior no Brasil: breve histórico e caracterização. Ciência & Trópico, 42(1), 106-129. https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1647.

GT-RAP (n.d.). GT-RAP: descrição do projetohttp://gt-rap.lavid.ufpb.br/.

Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio (2019). Blockchain para aplicações de interesse público. Rio de Janeiro: ITS Rio. https://itsrio.org/pt/publicacoes/blockchain-para-aplicacoes-de-interesse-publico/

Laurence, T. (2019). Blockchain for dummies. 2.ed. Indianapolis: John Wiley and Sons.

Martins, A. (2002). Ensino superior no Brasil: da descoberta aos dias atuais. Acta Cirúrgica Brasileira. 17, 04-06. https://doi.org/10.1590/S0102-86502002000900001

Ministério da Educação (2018). Manual do usuário SISTEC - Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, DF: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=101781-manual-sistec&category_slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192.

Moreira, L., Moreira, L., & Soares, M. (2018). Educação superior no Brasil: discussões e reflexões. Educação Por Escrito. 9(1), 134-150. https://doi.org/10.15448/2179-8435.1.29594

Moura, L., Brauner, D., & Janissek-Muniz, R. (2020). Blockchain and a technological perspective for public administration: a systematic review. Revista de Administração Contemporânea, 24(3), 259-274. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2020190171

Nakamoto, S. (2008). Bitcoin: a peer-to-peer electronic cash system. Bitcoin.org. https://bitcoin.org/bitcoin.pdf.

Correia Neto, J., & Leite, J. (2015). Decisões de investimentos em tecnologia da informação: vencendo os desafios da avaliação de projetos em TI. Rio de Janeiro: Elsevier.

Neves, C., & Martins, C. (2014). Ensino superior no Brasil: uma visão abrangente. Educação superior e os desafios no novo século: contextos e diálogos Brasil-Portugal. Brasília: UNB, 95-124.

Neves, M. (2018). O ensino superior no Brasil. ISTOÉ Independente. https://istoe.com.br/o-ensino-superior-no-brasil/.

Oliveira, F., Rosa, R., Zanoni, R., & Verschoore Filho, J. (2019). O uso da tecnologia blockchain à luz da teoria da visão relacional: percepções na área da cadeia de suprimentos. XLIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). http://www.anpad.org.br/eventos.php?cod_evento=1&cod_evento_edicao=96&cod_edicao_subsecao=1665&cod_edicao_trabalho=26289.

Oliveira, P. (2019). Governo anuncia versão digital de diplomas com custo 80% menor. Agência Brasil. https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-12/governo-anuncia-versao-digital-de-diplomas-com-custo-80-menor.

Oliveira, R., & Adrião, T. (2007). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da Constituição Federal e da LDB. https://bdpi.usp.br/single.php?_id=001814583&locale=en_US.

Onu. Estudo sobre governo eletrônico da Organização das Nações Unidas 2018 (2018). Nova Iorque: Organização das Nações Unidas. ISBN: 978-92-1- 123208-0. https://publicadministration.un.org/egovkb/Portals/egovkb/Documents/un/2018-Survey/E-Government%20Survey%202018_Portuguese.pdf.

Pereira, F., Pinto, M., Lengler, F., Bregalda, A., & Jacobsen, A. (2014). A inovação na gestão universitária pelo uso da tecnologia através de um sistema de emissão de diplomas baseado em certificação digital na Universidade Federal de Santa Catarina. XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária - CIGU.

Pires, C. (2019). Pioneirismo da UnB em diplomas digitais auxilia outras universidades pelo país. https://noticias.unb.br/76-institucional/2859-pioneirismo-da-unb-em-diplomas-digitais-auxilia-outras-universidades-pelo-pais.

Reddy, S., & Reinartz, W. (2017). Digital transformation and value creation: sea change ahead. Nuremberg Institute for Market Decisions (NIM). https://www.nim.org/en/publications/gfk-marketing-intelligence-review/all-issues/digital-transformation/digital-transformation-and-value-creation-sea-change-ahead.

Rnp (2019). UFPB realiza solenidade de entrega dos primeiros diplomas universitários digitais do país. https://www.rnp.br/noticias/ufpb-realiza-solenidade-de-entrega-dos-primeiros-diplomas-universitarios-digitais-do-pais.

Schallmo, D. (2016). Jetzt digital transformieren: so gelingt die erfolgreiche digitale Transformation Ihres Geschäftsmodells. Wiesbaden: Springer Gabler.

Schallmo, D., Williams, C., & Boardman, L. (2017). Digital transformation of business models: best practice, enablers, and roadmap. International Journal of Innovation Management, 21(8), 1-17. https://doi.org/10.1142/S136391961740014X

Setic-UFSC (2019). UFSC emite primeiro diploma digital do Brasil. https://diplomas.ufsc.br/ufsc-emite-primeiro-diploma-digital-do-brasil/.

Unb (n.d.). Passo a passo sobre diplomação. http://www.saa.unb.br/formatura/40-diplomacao.

Underwood, S. (2016). Blockchain beyond Bitcoin. Communications of the Association for Computing Machinery Digital Library, 59, 11, 15-17. https://doi.org/10.1145/2994581

Valid Certificadora (2017). Conheça os tipos de certificados digitais ICP Brasil. Blog Valid Certificadora Digital. https://blog.validcertificadora.com.br/conheca-os-tipos-de-certificados-digitais-icp-brasil/.

Vermeulen, E. (2019). Why universities will be disrupted in a digital world. Hackernoon. https://hackernoon.com/why-universities-will-be-disrupted-in-a-digital-world-52bdc3f05782.

Weiss, M. (2019). Sociedade sensoriada: a sociedade da transformação digital. Estudos Avançados. 33(95), 203-214. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3395.0013

Yli-Huumo, J., Ko, D., Choi, S., Park, S., & Smolander, K. (2016). Where is current research on blockchain technology? A systematic review. Plos One, 11(10), 1-27. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0163477

Zoccoli, M. (2019). Educação superior brasileira: política e legislação. Curitiba, PR: Ibipex.

Publicado
2020-09-21
Sección
Artigos