ESTRUTURAÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA COM A APLICAÇÃO DA SOFT SYSTEMS METHODOLOGY (SSM)

  • Jaquerlane de Jesus Soares Faculdade Pitágoras
  • Camila Gabriela Cantanhede Fiuza Faculdade Pitágoras
  • Mayanne Camara Serra Universidade Estadual do Maranhão
  • Thiago Santana de Oliveira Faculdade Pitágoras
  • Eduardo Mendonça Pinheiro

Abstract

Este artigo aborda sobre a Soft Systems Methodology - SSM e sua aplicação em uma escola pública por meio da pesquisa-ação e seguindo o método dos sete estágios, pelos quais foram identificados problemas referentes à infraestrutura da escola e a necessidade de melhorias ligadas às questões da gestão pública estadual a partir de um modelo conceitual. Embora enfoque uma instituição de ensino, o estudo permitiu a demonstração da possibilidade de aplicação da SSM em contextos organizacionais diversos que visam melhorar seus sistemas.

Author Biographies

Jaquerlane de Jesus Soares, Faculdade Pitágoras

Graduada em Engenharia de Produção

Faculdade Pitágoras, São Luís – MA

Camila Gabriela Cantanhede Fiuza, Faculdade Pitágoras

Graduada em Engenharia de Produção

Faculdade Pitágoras, São Luís – MA

Mayanne Camara Serra, Universidade Estadual do Maranhão
Graduada em Engenharia de Produção - UEMA
Thiago Santana de Oliveira, Faculdade Pitágoras

Mestre em Engenharia de Materiais.

Coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras, São Luís – MA

Eduardo Mendonça Pinheiro

Mestre em Agroecologia, especialista em Engenharia de Produção

Professor da Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras, São Luís – MA

References

CHECKLAND, P. Systems Thinking, Systems Practices. Chichester, UK: John Wiley & Sons, 1981.

_______________. From optimizing to learning: a development of systems thinking for the 1990s. Journal of the Operational Research Society, v. 36, n. 9, p. 757–767, 1985.

_______________. Soft Systems Methodology: A Thirty Year Retrospective. Systems Research and Behavioral Science, v. 17(S1), p. S11–S58, 2000.

CHECKLAND, P.; POULTER, J. Learning for Action: A Short Definitive Account of Soft Systems Methodology and its use for Practitioners, Teachers and Students. Wiley: Chichester, 2006.

CHECKLAND, P.; SCHOLES, J. Soft Systems Methodology: a 30 year retrospective. John Willey Chichester, 1999.

FREITAS, J. S., COSTA JÚNIOR, M. B. G., CHENG, L. C. O Soft Systems Thinking e a Soft Systems Methodology. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Sistemas – Centro Universitário de Franca Uni-FACEF, 2008.

GEORGIOU, I. Introducing Soft Systems Methodology: A didactic Configuration. Working paper, FGV/SP, 2011.

KAUARK, F.; MANHÃES; F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

LUNARDI, G. L.; HENRIQUE, J. Aplicação da “Soft Systems Methodology” na avaliação de um programa de pós-graduação em administração: perspectiva do corpo discente. 2005.

MARTINELLI, D. P.; VENTURA, C. A. A. Visão Sistêmica e Administração: conceitos, metodologias e aplicações. Editora Saraiva, 2005.

OLIVEIRA, D. P. R. de. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. 13ª. ed. São Paulo, 2002.

PATEL, N. V. Application of soft systems methodology to the real world process of teaching and learning. International Journal of Educational Management, v. 9, n. 1, pp. 3-23, 1995.

PIDD, M. Modelagem empresarial: ferramentas para tomada de decisão. Porto Alegre: Bookman, 1998.

ROSENHEAD, J. What's the problem? An introduction to Problem Structuring Methods, Interfaces, 26(6), pp. 117-131. 1996.

SENGE, P. A Quinta Disciplina: arte, teoria e prática de organização de aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 1996.

SOARES, V. M. S., COSENZA, O. N., GOMES, C. F. S. Técnicas qualitativas e “soft systems methodology” aliadas ao enfoque sistêmico. Revista de Administração, São Paulo v.36, n.3, p. 100-107, julho/setembro, 2001.

Published
2018-08-08
Section
Artigos