AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR E SUAS CONSEQUÊNCIAS

  • Paulo Henrique dos Santos Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica - Belo Horizonte-MG, Brasil.
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Professor Adjunto do Centro Universitário UNA
  • Fernanda Carla Wasner Vasconcelos Professora Adjunta do Centro Universitário UNA
  • Nina Rosa da Silveira Cunha Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa - MG
Palavras-chave: Qualidade no Ensino Superior, ECSI, Mensuração da Qualidade dos Serviços, Educação Superior, Satisfação dos Estudantes.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi medir a qualidade percebida pelos estudantes de uma IES pública e suas consequências, utilizando uma escala ECSI estendida adaptada para o ensino superior. Foi aplicado um questionário para uma amostra dos alunos da IES, totalizando 502 questionários válidos. Imagem Percebida e Expectativas dos alunos foram os construtos que apresentaram as maiores notas em relação à média de avaliação de todos os itens. Qualidade Percebida e Valor Percebido obtiveram notas pouco acima da média, enquanto que Comunicação boca a boca obteve uma média regular. Satisfação e Confiança tiveram avaliações pouco abaixo da média geral. Também foram calculadas as correlações entre os oito construtos do modelo utilizado e verificou-se que essas correlações entre os construtos que possuem relações de causalidade apresentaram altos valores e correlações significativas em nível de 0.01. Os resultados indicam a possibilidade de que o modelo possui validade em sua cadeia nomológica.

Biografia do Autor

Paulo Henrique dos Santos, Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica - Belo Horizonte-MG, Brasil.
Mestrado profissional em Administração. 
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA, UNA, Brasil.Especialização em Automação Industrial. (Carga Horária: 432h). 
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.Graduação em Administração. 
Faculdades Promove, PROMOVE, Brasil.
Luiz Rodrigo Cunha Moura, Professor Adjunto do Centro Universitário UNA

Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa - MG.

Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial pela PUC-MINAS

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, Professora Adjunta do Centro Universitário UNA
Doutorado em Ciências. 
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Conceito CAPES 7). 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.Especialização em Solos e Meio Ambiente. 
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.Especialização em Gestão Ambiental Empresarial. 
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.Especialização em Biologia. 
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.Graduação em Ciências Biológicas. 
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Nina Rosa da Silveira Cunha, Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa - MG
Doutorado em Economia Aplicada (Conceito CAPES 5). 
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.Mestrado em Administração (Conceito CAPES 6). 
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.Graduação em Direito. 
Fundação Universidade de Itaúna, FUIT, Brasil.

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Publicado
2017-07-27
Seção
Artigos