ESTRATÉGIA CORPORATIVA DE CRESCIMENTO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: ESTUDO DE CASO DO GRUPO ECONÔMICO ITAÚSA S.A.

estudo de caso do grupo econômico Itausa

Palavras-chave: Transformação digital, Estratégica corporativa de crescimento, Desempenho, QCA

Resumo

A transformação digital do setor financeiro prevê mudança nos modelos de negócios. Compreender quais estratégias corporativas de crescimento adotadas durante este processo para potencializar o desempenho faz-se necessário. O objetivo do estudo é analisar quais combinações de estratégia corporativa de crescimento com transformação digital são necessárias ou suficientes para o desempenho superior de um grupo econômico do setor financeiro em um período de 10 anos. Trata-se de uma pesquisa explicativa, qualitativa, caracterizada como estudo de caso único longitudinal. Dados coletados na Base de dados EMIS, site da B3, de Relação com Investidores e na base de dados Economática, entre 2011 a 2020. Como técnica de análise de dados, utilizou-se a QCA – Qualitative Comparative Analysis. Principais resultados, pode-se notar que a transformação digital não produz resultados superiores sem estar alinhada com a estratégia corporativa de crescimento. Para que o desempenho superior seja alcançado, deve haver a presença de uma estratégia corporativa de crescimento de diversificação com transformação digital. Este estudo contribui para as temáticas de transformação digital e estratégia corporativa de crescimento mostrando evidências a respeito das condições em que a combinação deles produz desempenho superior, mostra ser possível combinar estudo de caso com QCA em uma perspectiva de tempo alongada.

Biografia do Autor

Elizangela Maria Menegon, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutoranda em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC Chapecó), mestre em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2018), graduada em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2018) e em Tecnologia do Empreendimento pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor horista - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC e gerente de relacionamento pessoa física no Banco do Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em inovação e processos organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, transformação digital, estratégias corporativas de crescimento, processos organizacionais, planejamento estratégico e prática estratégica.

Juliano, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Formado em Administração pela Unoesc, Campus Joaçaba, deu continuidade à carreira de pesquisador e professor através da conclusão do curso de mestrado na mesma área pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A partir daí, passou a atuar profissionalmente na concepção e implementação de processos de planejamento estratégico, ou que escolheu estratégia empresarial como tema da Pós-Graduação em Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Após a conclusão, dedicou-se à pesquisa, ensino e consultoria em Estratégia Empresarial e Planejamento Estratégico. Atualmente estuda, conduz e executa avaliações e consultorias em assuntos relacionados às estratégias das empresas, especialmente não se referindo à construção e implementação de suas estratégias.

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Publicado
2024-07-24
Seção
Artigos