OLHA DE NOVO! A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE REBRANDING DA AVON BRASIL
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar a percepção dos consumidores sobre os aspectos de rebranding realizados pela Avon Brasil. Metodologicamente, a partir de uma abordagem qualitativa, foi desenvolvida a coleta de dados sob intermédio da técnica visual (foto-elicitação), além de entrevistas individuais semiestruturadas com uma seleção de quinze consumidores da marca, culminando com o método analítico da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as estratégias de reposicionamento da marca foram eficazes e conseguiram ressignificar a percepção dos consumidores, sobretudo, em virtude do seu potencial de adaptação e valorização da beleza e diversidade humana. Além disso, a marca passou a ter maior destaque e, consequentemente, a atrair novos consumidores. Foi apurado também que a comunicação e divulgação dos produtos, interação com o público-alvo, abordagem da beleza, inclusão das minorias e valorização da diversidade humana foram itens determinantes para o seu sucesso. Acerca das contribuições acadêmicas destacam-se o olhar aprofundado e relacional do branding, rebranding e a percepção dos consumidores, além da aplicação do método de foto-elicitação, já nas contribuições práticas verifica-se a oferta de subsídios para que as empresas do mercado valorizem e obtenham um conhecimento pela ótica dos consumidores, alinhando seu posicionamento e estratégias de marketing ao perfil deles.
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