MENSURAÇÃO DE VALOR PÓS INSTALAÇÃO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS: MÚLTIPLOS CASOS SOB A PERSPECTIVA DA ECONOMIA DOS CUSTOS DE MENSURAÇÃO
Resumo
Este artigo se propôs a analisar de que forma os clientes que investiram em energia fotovoltaica avaliam a viabilidade do investimento e como realizam a mensuração de valor dos resultados obtidos. Teoricamente se ampara na Economia dos Custos de Mensuração (ECM) e, empiricamente, os dados são provenientes de três propriedades distintas dentro da mesma região do oeste do Paraná, sendo uma comercial, uma rural e uma residencial. A ECM afirma que um ativo possui diversos atributos e estes geram custos de mensuração. A pesquisa de natureza qualitativa, teve sua coleta de dados por meio de entrevistas e análise documental. Na análise dos resultados, são observadas as expectativas dos clientes antes da instalação dos equipamentos e a forma como mensuraram o retorno sobre o investimento, além das análises de Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Payback Descontado sobre as faturas de energia elétrica. Conclui-se que o artigo contribui para o avanço da discussão teórica a respeito de mensuração de valor, uma vez que se utiliza de maneira combinada de indicadores quantitativos para avaliar viabilidade por meio das técnicas de orçamento de capital e, complementa essa analise, a partir da consideração de outros aspectos da mensuração de valor presentes na ECM, tais como a natureza dos atributos do ativo, a garantia da marca, a reputação da empresa, o direito legal e o direito econômico envolvidos na transação.
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