GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PERÍODO DE 2012 A 2021
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar a produção científica sobre a gestão da comunicação nas organizações, dentro do campo das Ciências Sociais e Business Management. Para isso, realizou-se um estudo bibliométrico, por meio da seleção de trabalhos científicos publicados de 2012 a 2021 na base de dados Scopus. Também foi feita uma análise textual dos artigos selecionados com a utilização do software Iramuteq. A pesquisa revelou que nos últimos 10 anos, sobremaneira a partir de 2018, as publicações sobre gestão da comunicação têm se intensificado, com destaque para o segmento de mídias sociais e para a abordagem sob a ótica da comunicação estratégica. Tal fato ajudou a indicar que as organizações têm se movimentado no sentido de se ajustar às mudanças de comportamento dos seus públicos e da evolução das tecnologias da comunicação, conforme literatura no campo. Constatou-se ainda que a maior parte dos estudos é empírica e relacionada a empresas privadas, com ênfase às universidades e organizações não governamentais. Por meio dos resultados, foi sugerida uma agenda de pesquisa futura sobre a gestão da comunicação.
Referências
Araújo, C. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(1), 11–32.
Arroyo Almaraz, I., Baladrón Pazos, A. J., & Martín Nieto, R. (2013). La comunicación en redes sociales: Percepciones y usos de las Ong españolas. Cuadernos.Info, 32(1), 77–88.
Bowen, G. A. (2009). Document analysis as a qualitative research method. Qualitative Research Journal, 9(2), 27–40.
Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2018). Tutorial para uso do software Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Recuperado de http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/Tutorial%20IRaMuTeQ%20em%20portugues_17.03.2016.pdf
Capriotti, P., & Zeler, I. (2020). Comparing facebook as an interactive communication tool for companies in LatAm and worldwide. Communication and Society, 33(3), 119–136.
Costa-Sánchez, C., Túñez-López, J. M., & Míguez-González, M. I. (2020). Análise comparativa da gestão da comunicação corporativa em empresas e instituições: o caso da Galiza. Comunicação e Sociedade, 37–51.
Dueñas, P. P. M., & Carmona, D. G. (2021). Management of digital communication in spanish cooperatives. CIRIEC-Espana Revista de Economia Publica, Social y Cooperativa, 101, 193–225.
Elken, M., Stensaker, B., & Dedze, I. (2018). The painters behind the profile: the rise and functioning of communication departments in universities. High Educ, 76, 1109–1122.
Fähnrich, B., Vogelgesang, J., & Scharkow, M. (2020). Evaluating universities’ strategic online communication: how do Shanghai Ranking’s top 50 universities grow stakeholder engagement with Facebook posts? Journal of Communication Management, 24(3), 265–283.
Falkheimer, J. (2014). The power of strategic communication in organizational development. International Journal of Quality and Service Sciences, 6(2–3), 124–133.
Fernández, E. G., Alarcón, E. V., & Valcarcel, A. S. (2020). Tourist functionality of the communication management on malaga’s museums’ social networks. Doxa Comunicacion, 2020(30), 309–330.
Forman, J., & Argenti, P. A. (2005). How Corporate Communication Influences Strategy Implementation, Reputation and the Corporate Brand: An Exploratory Qualitative Study. Corporate Reputation Review, 8(3), 245–264.
Fuller, R. P., & La Sala, A. (2021). Crisis Communication Preparedness Practices Among U.S. Charitable Organizations: Results From a National Survey. SAGE Open, 11(2).
Gálvez-Rodríguez, M. del M., Caba-Pérez, C., & López-Godoy, M. (2016). Drivers of Twitter as a strategic communication tool for non-profit organizations. Internet Research, 26(5), 1052–1071.
Grácio, M. C. C. (2016). Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação: revisão teórico-conceitual. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência Da Informação, 21(47), 82.
Grandien, C., & Johansson, C. (2012). Institutionalization of communication management:A theoretical framework. Corporate Communications: An International Journal, 17(2), 209–227.
Guzmán, A. P., & Del Moral, M. E. (2014). Tendencias de uso de YouTube: Otimizando la comunicación estratégica de las universidades iberoamericanas. Observatorio, 8(1), 69–94.
Hallanah, K., Holtzhausen, D., van Ruler, B., Vercic, D., & Sriramesh, K. (2007). Defining Strategic Communication. International Journal of Strategic Communication, 1(1), 3–35.
Haugh, D. (2021). Communicating with medical library users during COVID-19. Journal of the Medical Library Association, 109(1), 107–111.
Heide, M., von Platen, S., Simonsson, C., & Falkheimer, J. (2018). Expanding the Scope of Strategic Communication: Towards a Holistic Understanding of Organizational Complexity. International Journal of Strategic Communication, 12(4), 452–468.
Hetze, K., & Winistörfer, H. (2016). CSR communication on corporate websites compared across continents. International Journal of Bank Marketing, 34(4), 501–528.
Hodøl, H. O. (2021). What a Friend We Have in Facebook: Norwegian Christian Churches’ Use of Social Media. Journal of Media and Religion, 20(3), 123–142.
Hue, D. T. (2017). Fourth Generation NGOs: Communication Strategies in Social Campaigning and Resource Mobilization. Journal of Nonprofit and Public Sector Marketing, 29(2), 119–147.
Hume, J., & Leonard, A. (2014). Exploring the strategic potential of internal communication in international non-governmental organisations. Public Relations Review, 40(2), 294–304.
Ingelmo Palomares, M., Navarro, C., & Sanz Lara, J. Á. (2018). Determining factors of success in internal communication management in Spanish companies: The influence of social media. Corporate Communications, 23(3), 405–422.
Jesus-Lopes, J. C. de., Maciel, W. R. E., & Casagranda, Y. G. (2022). Check List dos elementos constituintes dos delineamentos das pesuisas científicas. Desafio Online, 10(Jan./Abr. 2022), 2–13.
Kent, M. L., & Taylor, M. (1998). Building dialogic relationships through the world wide web. Public Relations Review, 24(3), 321–334.
Kim, Y. (2018). Enhancing employee communication behaviors for sensemaking and sensegiving in crisis situations: Strategic management approach for effective internal crisis communication. Journal of Communication Management, 22(4), 451–475.
Köhler, K., & Zerfass, A. (2019). Communicating the corporate strategy: An international benchmark study in the UK, the USA, and Germany. Journal of Communication Management, 23(4), 348–374.
Krohling Kunsch, M. M. (2018). Strategic communication in contemporary organizations. Media and Jornalismo, 18(33), 13–24.
Linke, A., & Zerfass, A. (2013). Social media governance: Regulatory frameworks for successful online communications. Journal of Communication Management, 17(3), 270–286.
Liu, B. F. (2012). Toward a better understanding of nonprofit communication management. Journal of Communication Management, 16(4), 388–404.
Lock, I., Wonneberger, A., Verhoeven, P., & Hellsten, I. (2020). Back to the Roots? The Applications of Communication Science Theories in Strategic Communication Research. International Journal of Strategic Communication, 14(1), 1–24.
Losada-Díaz, J. C., & Capriotti, P. (2015). The communication of art museums in facebook: Comparison of key international and Spanish institutions. Palabra Clave, 18(3), 889–904.
Macnamara, J. (2018). A Review of New Evaluation Models for Strategic Communication: Progress and Gaps. International Journal of Strategic Communication, 12(2), 180–195.
Macnamara, J., & Gregory, A. (2018). Expanding Evaluation to Progress Strategic Communication: Beyond Message Tracking to Open Listening. International Journal of Strategic Communication, 12(4), 469–486.
Macnamara, J., & Zerfass, A. (2012). Social Media Communication in Organizations: The Challenges of Balancing Openness, Strategy, and Management. International Journal of Strategic Communication, 6(4), 287–308.
Madsen, V. T., & Schmeltz, L. (2022). Six ways to leave a lover: how sensemaking of the purpose of internal social media changes over time in a public sector organization. Corporate Communications, 27(1), 71–90.
Martín, S. A. (2021). Estrategias de marca y gestión de la comunicación digital: Estudio de caso de la aerolínea binter. Prisma Social, 34, 347–368.
Martins, J. C. (2020). Citizen facebook: The strategic communication of local power in social media. Observatorio, 14(3), 79–97.
Maxwell, S. P., & Carboni, J. L. (2016). Social Media Management: Exploring Facebook Engagement among High-Asset Foundations. Nonprofit Management and Leadership, 27(2), 251–260.
Mohamad, B., Nguyen, B., Melewar, T. C., & Gambetti, R. (2019). The dimensionality of corporate communication management (CCM): A qualitative study from practitioners’ perspectives in Malaysia. Bottom Line, 32(1), 71–97.
Molnár, A., Takács, L., & Urbanovics, A. (2021). Strategic communication of EU CSDP missions – measuring the EU’s external legitimacy. Transforming Government: People, Process and Policy, 15(3), 319–334.
Navarro, C., Moreno, A., & Zerfass, A. (2018). Mastering the dialogic tools: Social media use and perceptions of public relations practitioners in Latin America. Journal of Communication Management, 22(1), 28–45.
Nugraha, A. R., Novianti, E., Erdinaya, L. K., Komariah, K., & Priyatna, C. C. (2019). Implementation of public communication management in pangandaran regency government. International Journal of Scientific and Technology Research, 8(9), 925–930.
O’Neill, B., & Kelley, R. (2021). Delivering bad news: Crisis communication methods in academic libraries. College and Research Libraries, 82(3), 310–331.
Palmatier, R. W., Houston, M. B., & Hulland, J. (2018). Review articles: purpose, process, and structure. Journal of the Academy of Marketing Science, 46(1), 1–5.
Seiffert-Brockmann, J., Einwiller, S., Ninova-Solovykh, N., & Wolfgruber, D. (2021). Agile Content Management: Strategic Communication in Corporate Newsrooms. International Journal of Strategic Communication, 15(2), 126–143.
Sharma, N., & Kamalanabhan, T. J. (2012). Internal corporate communication and its impact on internal branding: Perception of Indian public sector employees. Corporate Communications, 17(3), 300–322.
Siano, A., Vollero, A., Confetto, M. G., & Siglioccolo, M. (2013). Corporate communication management: A framework based on decision-making with reference to communication resources. Journal of Marketing Communications, 19(3), 151–167.
Snyder, H. (2019). Literature review as a research methodology: An overview and guidelines. Journal of Business Research, 104(August), 333–339.
Strauß, N., Kruikemeier, S., van der Meulen, H., & van Noort, G. (2015). Digital diplomacy in GCC countries: Strategic communication of Western embassies on Twitter. Government Information Quarterly, 32(4), 369–379.
Thelma, E., Olatunji, R., Amodu, L., Odiboh, O., & Imhonopi, D. (2020). Nomenclature and functions of corporate communication units of nigerian universities: A comparative examination. WSEAS Transactions on Environment and Development, 16(February 2021), 784–793.
Trillos-Pacheco, J. J., & Cuello Lazcano, M. C. (2020). Communication management, value promotion and road culture in Barranquilla’s educational institutions | Gestión de la comunicación y cultura vial en instituciones educativas de Barranquilla. Revista Venezolana de Gerencia, 25(89), 106–129.
Túñez-López, M., Costa-Sánchez, C., & Míguez González, M. I. (2018). Avances y retos de la gestión de la comunicación en el siglo XXI. Procesos, necesidades y carencias en el ámbito institucional. Estudios Sobre El Mensaje Periodístico, 24(1), 921–940.
Valero, J. (2020). Communicating Newman to a secular audience: the communications strategy for the canonisation of John Henry Newman. Church, Communication and Culture, 5(2), 263–280.
van Ruler, B. (2018). Communication Theory: An Underrated Pillar on Which Strategic Communication Rests. International Journal of Strategic Communication, 12(4), 367–381.
Vercic, D., & Zerfass, A. (2016). A comparative excellence framework for communication management. Journal of Communication Management, 20(4), 270–288.
Volk, S. C., & Zerfass, A. (2021). Management tools in corporate communication: a survey about tool use and reflections about the gap between theory and practice. Journal of Communication Management, 25(1), 50–67.
Welch, M., & Jackson, P. R. (2007). Rethinking internal communication: A stakeholder approach. Corporate Communications, 12(2), 177–198.
Williams, P. D. (2018). Strategic communications for peace operations: The African union’s information war against al-Shabaab. Stability, 7(1), 1–17.
Zerfass, A., & Huck, S. (2007). Innovation, Communication, and Leadership: New Developments in Strategic Communication. International Journal of Strategic Communication, 1(2), 107–122.
Zerfass, A., & Schramm, D. M. (2014). Social Media Newsrooms in public relations: A conceptual framework and corporate practices in three countries. Public Relations Review, 40(1), 79–91.
Zerfass, A., Vercic, D., Nothhaft, H., & Werder, K. P. (2018). Strategic Communication: Defining the Field and its Contribution to Research and Practice. International Journal of Strategic Communication, 12(4), 487–505.
Zerfass, A., Vercic, D., & Volk, S. C. (2017). Communication evaluation and measurement: Skills, practices and utilization in European organizations. Corporate Communications, 22(1), 2–18.
Zerfass, A., & Volk, S. C. (2018). How communication departments contribute to corporate success: The communications contributions framework. Journal of Communication Management, 22(4), 397–415.
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS E CONFLITO DE INTERESSES
A Revista Desafio Online (DOn) baseia suas políticas éticas e normas nas diretrizes apresentadas pelo Comimittee on Publication Ethics – COPE (https://publicationethics.org/), em razão de seu compromisso com a qualidade editorial e ética científica.
Dever dos editores e equipe editorial:
- Decidir quais serão os artigos avaliados, baseados em sua qualidade, relevância acadêmica, conteúdo e adequação às diretrizes de submissão, sem discriminar, nenhum autor, por gênero, sexo, raça, orientação sexual, pensamento político, afiliação institucional, religião, naturalidade, nacionalidade, identidade étnico-cultural, ou outra forma de distinção social.
- Decidir e se responsabilizar pelos trabalhos que serão publicados (editor-chefe) seguindo as normas da política editorial, bem como os requisitos legais em vigor, no que se refere ao plágio, violação de direitos autorais e difamação.
- Não divulgar dados dos trabalhos além dos autores, pareceristas e membros do conselho editorial, zelando pela confidencialidade das informações.
- Não utilizar, ou se apropriar, do conteúdo original dos trabalhos submetidos, ainda não publicados.
- Não acompanhar o processo editorial do artigo em caso de existência de conflitos de interesses.
- Garantir que as submissões passem pelo processo de revisão duplo-cega (double-blind), sendo avaliado por, no mínimo, dois pareceristas.
- Atender aos princípios de boas práticas e transparência, averiguando condutas contrárias a estes, apresentando providências adequadas.
Dever dos pareceristas ad hoc:
- Auxiliar o corpo editorial, e os autores, no que tange a escolha das decisões editoriais, realizando a revisão sem qualquer tipo de distinção política, cultural, ou social, dos autores.
- Cumprir o prazo de resposta e data limite da avaliação, comunicando os editores nos casos de impossibilidade de realizar o trabalho.
- Abster-se de realizar a avaliação quando pouco capacitados ou não aptos, sobre o conteúdo do artigo. O declínio também deve ocorrer, na existência de qualquer conflito de interesses existente, por parte do avaliador.
- Respeitar o sigilo dos arquivos recebidos, sem que sejam divulgados, expostos ou conversados os conteúdos dos artigos, sem a permissão do editor-chefe, existindo a necessidade. O conteúdo dos trabalhos não deve ser utilizado para benefício próprio.
- Seguir os critérios de avaliação estipulados nas diretrizes, recomendando ajustes e melhorias, sem nunca realizar críticas ou ataques pessoais aos autores.
- Indicar referências de materiais adicionais que sejam pertinentes ao tema.
- Comunicar, aos editores, a existência de publicações anteriores, do mesmo trabalho.
- Os revisores serão incluídos na lista de pareceristas da Revista Desafio Online (DOn). Havendo a solicitação, eles podem receber uma Declaração de Avaliação formal, do Editor-Chefe. Para isso devem informar o nome completo e CPF, por e-mail.
Dever dos autores:
- Apresentar relatos precisos das submissões, com detalhes e referências necessárias à replicação, por terceiros. Dados implícitos devem ser precisamente apresentados, no artigo. Afirmações propositalmente incorretas, ou deturpadas, são tidas como má conduta ética, sendo inadmissíveis.
- Responsabilizar-se pela elaboração do material submetido, devendo o mesmo ser original, resguardando a autenticidade do conteúdo.
- Informar, através de citações adequadas, fontes de ideias e informações derivadas de outros trabalhos, evidenciando-as nas referências. A apropriação indevida de informações e trechos de trabalhos anteriormente publicados, sem a citação da fonte, se caracteriza como plágio e, nesses casos, o periódico se reserva o direito de rejeitar o trabalho, considerando tal prática antiética e inadmissível.
- Não submeter trabalhos que possuam, de forma substancial, a mesma investigação, para outros periódicos, ou mesmo que já tenha sido, anteriormente, publicado. Trabalhos publicados, anteriormente, em congressos serão aceitos para publicação apenas em caso de parcerias Fast Track com o evento. Artigos derivados de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses serão aceitos apenas mediante a inexistência de publicações em outros periódicos ou eventos, devendo, o autor principal, se responsabilizar pela indicação de outras autorias. A Revista Desafio Online respeita o prazo de 12 meses entre publicações de um mesmo autor.
- Atribuir a autoria do trabalho apenas àqueles que fizeram contribuições significativas em sua elaboração, sendo estes indicados como coautores, pelo autor principal, se responsabilizando, integralmente, pelo conteúdo. O autor principal deve fornecer os contatos de e-mails dos envolvidos, e certificar-se de que todos aprovaram a versão final do trabalho, consentindo com sua submissão.
- Declarar qualquer forma existente de conflitos de interesses, bem como apresentar toda e qualquer fonte de auxílio financeiro existente.
- Colaborar, com os editores, quanto à correção e atualização do seu artigo, através de erratas, ao identificar erros ou informações imprecisa que seja relevante na publicação.
- Atentar às decisões editoriais, e ao processo de avaliação e revisão, atendendo, o mais rápido possível, as requisições, mantendo seus dados cadastrados atualizados. Pede-se que as adequações sejam realizadas em até 30 dias, considerando o reenvio dos trabalhos.
- Disponibilizar, caso solicitado, os dados brutos da pesquisa, juntamente com o artigo, para revisão editorial. Os dados utilizados devem se manter acessíveis por, pelo menos, 10 anos após a publicação, considerando a proteção da confidencialidade dos autores, bem como os direitos jurídicos relacionados aos dados.
Arquivamento
A Revista Desafio Online utiliza o sistema LOCKSS. Este é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.
ÉTICA E ANTIPLÁGIO
Os trabalhos submetidos à Revista Desafio Online (DOn) passarão por software detector de plágio (CopySpider), a qualquer momento, durante o processo editorial. Trabalhos que apresentem mais de 5% de similaridade com outras publicações não serão aceitos, de modo que tais submissões podem ser rejeitadas a qualquer momento, no processo editorial.
Os autores transferem todos os direitos autorais do artigo para a Revista Desafio Online. Qualquer reprodução, total ou parcial, em meios impressos ou eletrônicos, deverá ser solicitada por meio de autorização. A reprodução, caso autorizada, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Todos os artigos publicados, online e de livre acesso aos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento por ela.
As obras deste site estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
PUBLICAÇÕES DA EQUIPE EDITORIAL
Não é permitida a submissão de trabalhos pelo editor-chefe e coeditores do periódico, garantindo a imparcialidade no processo editorial.