A Educação Bancária na Universidade Corporativa a Luz da Pedagogia Crítica – Uma Reflexão

  • Glauber de Almeida Freitas Santos Universidade Metodista de São Paulo
  • Gilson Mendes Pinto Universidade Metodista de São Paulo
  • Marcos Novaes Universidade Metodista de São Paulo
Palavras-chave: Educação bancária, Universidade Corporativa, pedagogia crítica.

Resumo

As profundas mudanças no cenário econômico mundial das últimas décadas trouxeram uma nova realidade de mercado. A franca expansão do consumo e as alterações na forma e intensidade em que este consumo ocorre, desencadeou profundas alterações na economia, nas empresas, nas instituições e até mesmo na educação de nível superior no Brasil. Frente a esta nova realidade as instituições de ensino superior passaram a buscar novas estratégias que as permitissem atender às necessidades impostas pelo novo cenário econômico expandindo a diversidade e as modalidades de cursos ofertados. Instituições passaram a propor e implantar mudanças drásticas em seus programas educacionais que podem ter desviado o foco da essência da universidade e é neste aspecto que este artigo de cunho exploratório realizado através da análise de conteúdo, busca trazer uma reflexão sobre o distanciamento dos objetivos básicos das universidades tradicionais e a influência da educação bancária sobre as universidades corporativas brasileiras.
Publicado
2014-04-01
Seção
Artigos