A UTILIZAÇÃO DE PORTOS SECOS COMO ELEMENTO CONTRIBUIDOR NA ELEVAÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO E NA REDUÇÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS DE RECINTOS ALFANDEGÁRIOS DE ZONA PRIMÁRIA

  • César Mattos Neto Graduando em Engenharia de Produção- Fic/Unis. Graduado em Logística- Estácio de Sá
  • Mario César Fialho de Oliveira Coordenador/Professor do Curso de Logística-Fic/Unis Cataguases-MG
  • Thiago Nazaré Bittencourt Professor do Curso de Engenharia de Produção-Fic/Unis Cataguases-MG
  • Marcus Antônio Croce Doutor em Economia – UFMG/ Professor do curso de Engenharia de Produção-Faculdade Santa Rita(FASAR)- Conselheiro Lafaiete-MG

Resumen

A logística vem se mostrando um recurso estratégico para obter e sustentar vantagens competitivas de organizações no mercado. Estudos apontam que o Brasil apresenta uma precária infraestrutura nesse setor, principalmente no que tange portos, aeroportos e fronteiras alfandegárias. O “Porto Seco” é um mecanismo que tem se mostrado eficaz em casos de distribuição no país. O objetivo central então é mostrar que através do “Porto Seco”, existe uma possibilidade de melhoria na infraestrutura logística nacional. A metodologia desta pesquisa está amparada em uma bibliografia pertinente, identificando as vantagens e desvantagens da utilização desse canal. Nos resultados, identifica-se que o Porto Seco é fator de competitividade internacional para as empresas-cliente e contribui de maneira prospectiva nos fluxos logísticos para a elevação do nível de serviço e na redução de custos.

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Publicado
2017-03-22
Sección
Artigos