Indicação Geográfica Protegida: Agrega Valor ao Produto e Induz ao Desenvolvimento Regional? O Caso da Cachaça de Paraty

  • Alexandre Godinho Bertoncello Ph.D. Economia Agrícola, Líder do Grupo de pesquisa GDECOR, Professor dos Departamentos de Agronegócio, ADS e Eventos na FATEC, e Departamentos de Administração, Ciências Contábeis e Agronegócio – Unoeste
  • Kelle Fernanda Rodrigues Silva Aluna de iniciação cientifica
  • Ângela Madalena Marchizelli Godinho Professora Coordenadora do curso de Agronegócio da FATEC.

Resumen

Indicação Geográfica (IG) além de ser um selo distintivo que garante que um produto tem características singulares estritamente ligadas a sua região de origem, em uma ferramenta de marketing que contribui para agregar valor e diferenciar o produto. Apesar da consolidação do uso do termo na Europa, no Brasil este procedimento ainda é recente e a procura é relativamente baixa. Procuraremos com este artigo identificar quais são os possíveis motivos que explicam esta realidade. A maioria das IGs bem sucedidas no Brasil diz respeito a produtos com uma “herança cultural” europeia. Nossa investigação a priori é norteada por este ponto e busca identificar se um produto essencialmente nacional, como a cachaça, consegue abarcar o mesmo sucesso obtido pelos produtos anteriormente citados. A cachaça produzida em Paraty engloba todas as premissas de uma IG, assim sendo, buscamos identificar quais os impactos econômicos e de desenvolvimento regional, para os produtores associados e também para o município
Publicado
2016-04-06
Sección
Artigos