Extensão Tecnológica: Metodologia de Atendimento Para Agrupamento de Empresas

  • Sonia Maria Marques de Oliveira
  • Ana Cristina Francisco
  • Elis Esmanhoto

Resumen

O artigo apresenta uma proposta de metodologia para atendimento a agrupamento de empresas ou APL (Arranjo Produtivo Local). A experiência desenvolveu-se no âmbito do Projeto SIBRATEC – Extensão Tecnológica foi executada pela Rede de Extensão Tecnológica do Paraná. O principal instrumento é a realização de diagnóstico tecnológico para detectar os gargalos tecnológicos e proposição de atividade ou eventos que estejam em consonância com os problemas apontados. Os resultados obtidos nesta modalidade de atendimento reforçam, positivamente, a adequação da metodologia. Assim os resultados obtidos com esta modalidade de atendimento foram analisados em quatro aspectos: a) intensidade tecnológica das empresas atendidas, b) sua localização geográfica para demonstrar a capilaridade dos atendimentos, c) atividades desenvolvidas, d) avaliação dos atendimentos realizados. Conclusivamente, a experiência demonstra que mesmo com ações de baixo custo é possível estimular micro, pequenas e médias empresas para a competitividade, obtendo resultados positivos e animadores.
Publicado
2015-08-01
Sección
Artigos