EFEITOS DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO CONTROLE GERENCIAL DE UMA AGÊNCIA DE TURISMO DE CAMPO GRANDE – MS SOB A ÓTICA DO GESTOR
Abstract
O objetivo desta pesquisa foi analisar como se dá a Cultura Organizacional e sua influência no Controle Gerencial em uma agência de turismo de Campo Grande – MS na visão de seu gestor. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma análise na literatura existente baseada nos principais autores que abordam os temas pesquisados e utilizou-se a estratégia de pesquisa qualitativa estudo de caso, na qual os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada com o proprietário/gestor da agência participante. Para análise dos dados foram empreendidas técnicas de análise de conteúdo e para processamento dos mesmos utilizou-se o software Iramuteq, cujos outputs melhoram a apresentação dos dados de texto para o leitor. O resultado da análise revela a Cultura Organizacional da empresa que interfere em sua reação e escolha, dessa forma observou-se através da teoria da Contingência que o fator contingencial Cultura Organizacional pode provocar algumas das mudanças estruturais ou das adaptações da empresa perante os desafios, de acordo com sua identidade organizacional. A utilização de mecanismos de Controle Gerencial nesta agência iniciou-se também por influência de fatores contingenciais como Tecnologia e Estratégia, como adaptações às mudanças tecnológicas sofridas pelo ramo.
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