ESTUDO DE CASO: UM PROJETO DE INOVAÇÃO COM CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL NA SERRA GAÚCHA

  • Cassiane Chais Universidade de Passo Fundo
  • Jaime João Bettega Universidade de Caxias do Sul
  • Daniel Hank Miri Universidade de Caxias do Sul
  • Juliana Matte Universidade de Caxias do Sul
  • Vandoir Welchen Universidade de Caxias do Sul
  • Paula Patricia Ganzer Faculdade CNEC - Farroupilha
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resumo

O Projeto Mão Amiga desenvolvido na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul é caracterizado por não ter fins lucrativos e é coordenado por uma equipe de voluntários que possuem o objetivo de atender e direcionar vagas em creches da cidade para crianças em vulnerabilidade social. Este artigo teve como objetivo analisar se o referido projeto pode ser considerado uma inovação social. Para isso, utilizou-se a abordagem qualitativa, de natureza exploratória e como estratégia o estudo de caso. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a entrevista com roteiro semiestruturado com questões abertas direcionadas aos gestores do projeto e as duas secretárias. Para a análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo, com o auxílio do Software NVivo® versão 11 para o tratamento dos dados. A partir da análise percebeu-se que dentre as características apresentadas pelo projeto, como a formação social dos indivíduos, a preocupação com a resolução de problemas sociais a partir de ações voluntárias, concluiu-se que o projeto estudado atende às características de uma inovação social.

Biografia do Autor

Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo
FORMAÇÃO: Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES (2019). Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES (Ago/2017 à Nov/2017). Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade (2014). Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo (2009). Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI (2008). Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra (2010). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 35 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 89 artigos publicados em anais de eventos, 12 capítulos de livros publicados e 7 livros organizados. ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS: 25 orientações de graduação, 39 de iniciação científica, 2 de especialização. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 16 participações em bancas de graduação. 1 Participação em bancas de especialização. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Atua como líder acadêmica no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Integra a equipe de pesquisadores dos projetos: Gestão do Conhecimento e Inovatividade como Impulsionadores da Inovação de Produto no Setor Têxtil Brasileiro e Português, contemplado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 Universal/Faixa C e Universidades Empreendedoras e Sustentabilidade Econômica a partir dos Ambientes de Inovação UESAI, contemplado na Chamada CNPq Nº 12/2017 Bolsas de Produtividade em Pesquisa PQ. Possui 83 avaliações de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. 5 avaliações de projetos de pesquisa e extensão. Experiência nas áreas de empreendedorismo e inovação. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Atuou na área de captação de recursos para inovação no Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (2011 à 2014).
Jaime João Bettega, Universidade de Caxias do Sul
Doutor em Administração pela Universidade de Caxias do Sul
Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul
Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos. Atuou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços. Atualmente é bolsista PROSUC/CAPES no curso de Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, na linha de Inovação e Competitividade 
Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul
Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.
Vandoir Welchen, Universidade de Caxias do Sul
Aluno do Doutorado em Administração da linha de pesquisa Inovação e Competitividade do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, com bolsa PROSUC/CAPES. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (2019). Bacharel em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e Cursa Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Farroupilha. Principais interesses de pesquisa: Inteligência Artificial, Apoio à Decisão e Inovação. Experiência profissional e conhecimento nas áreas Comercial, Financeira e TI.
Paula Patricia Ganzer, Faculdade CNEC - Farroupilha
Pós-Doutora em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2017). Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2013). Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil (2010). Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul (2010). Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha (2017). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 70 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 109 artigos publicados em anais de eventos e 18 capítulos de livros publicados. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 71 participações em Bancas, sendo: 64 em Graduação, 07 de Mestrado, 01 de Doutorado. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada ao CRA RS - Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul, à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Atua no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha, Coordenadora Acadêmica da Empresa Júnior. Atua nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Gestão do Conhecimento e Inovatividade Organizacional em diversos setores econômicos com destaque no setor têxtil.
Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Referências

Agostini, M. R; Vieira, L. M.; Tondolo, R. R. P.; Tondolo, V. A. G. (2015). An overview on social innovation research: antecedents and trends. In: 14th International Congress of IAPNM, Vitória.

Alter. N. (2000). L’Innovation Ordinaire. Paris: Presses Universitaires de France.

Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Bignetti, L. P. (2011). As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 47, n. 1, p. 3-14.

Boullosa, R. de F.; Schommer P. C. (2008). Limites da Natureza da Inovação ou Qual o Futuro da Gestão Social? XXXII En. Anpad, Rio de Janeiro.

Damanpour, F.; Gopalakrishnan, S. (2011). The dynamics of the adoption of product and process innovations in organizations. Journal of Management Studies, v. 38, p. 45-65.

Diogo, V. (2010). Dinâmicas de Inovação Social e suas Implicações no Desenvolvimento Espacial: uma abordagem a três iniciativas do Terceiro Sector no Norte de Portugal. Actas do XII Colóquio Ibérico de Geografia, Porto: Faculdade de Letras (Universidade do Porto).

Franciscato, C. E. (2014). Inovações tecnológicas e transformações no jornalismo com as redes digitais. Revista GEINTEC. São Cristóvão, SE, v. 4, n. 4, p.1329-1339.

Gibbs, G. R. (2009). Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Bookman.

Jimenez-Jimenez, D.; Sanz Valle, R. C. (2008). HRM support organizational innovation. The International Journal of Human Resources Management. July.

Herrera, M. E. B. (2015). Creating competitive advantage by institutionalizing corporate social innovation. Journal of Business Research, v. 68, n. 7, p. 1468-1474.

Kolk, A.; Lenfant, F. (2015). Partnerships for peace and development in fragile states: Identifying missing links. Academy of Management Perspectives, v. 29, n. 4, p. 422-437.

Maak, T.; Pless, N. M.; Voegtlin, C. (2016). Business statesman or shareholder advocate? CEO responsible leadership styles and the micro‐foundations of political CSR. Journal of Management Studies, v. 53, n. 3, p. 463-493.

Mão Amiga. (2018). Associação Projeto Mão Amiga. Disponível em: Acesso dia 20 de outubro de 2018.

Mirvis, P. et al. (2016). Corporate social innovation: How firms learn to innovate for the greater good. Journal of Business Research, v. 69, n. 11, p. 5014-5021.

OECD. (2005). Manual de Oslo. Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de

Dados sobre Inovação Tecnológica. FINEP, 3 ed.

Salamon, L. M. Sokolowski, W.; Haddock, M. A. (2011). Measuring the Economic Value of Volunteer Work Globally: concepts, estimates, and a roadmap to the future. Annals of Public and Cooperative Ecnonomics, v. 82, n. 3, p. 217-252.

Sirieix, L.; Lala, J.; Kocmanová, K. (2017). Understanding the antecedents of consumers' attitudes towards doggy bags in restaurants: Concern about food waste, culture, norms and emotions. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 34, p. 153-158.

Sun, S. L.; Im, J. (2015). Cutting Microfinance Interest Rates: An Opportunity Co–Creation Perspective. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 39, n. 1, p. 101-128.

Tenório, F. G. (2004). Tem razão a administração? Ensaios de teoria organizacional e gestão social, Ijuí: Unijuí.

Voorberg, W. H.; Bekkers, V. JJM; Tummers, L. G. (2015). A systematic review of co-creation and co-production: Embarking on the social innovation journey. Public Management Review, v. 17, n. 9, p. 1333-1357.

Yin, R. K. (2014). Estudo de Caso: planejamento e métodos. São Paulo, 5. ed. Bookman.

Publicado
2020-03-09
Seção
Artigos