ALINHAMENTO DE INTERESSES ENTRE EMPRESAS E SENADO: UM ESTUDO DAS DOAÇÕES FINANCEIRAS A CAMPANHAS ELEITORAIS
Abstract
Devido a significativa participação das empresas no financiamento eleitoral, grupos de interesse podem se articular e ocasionar distorções na relação entre financiadores e financiados. O financiamento de candidatos poderá proporcionar vantagens ao doador devido ao poder de decisão do Senado. Em face disso, possíveis retribuições dos candidatos eleitos aos apoiadores podem ocorrer por meio de concessões a interesses específicos. Teoricamente, esses interesses podem surgir por aspectos distintos, assumindo-se nessa pesquisa o investimento em busca de recursos mútuos (Speck, 2011). A partir desse entendimento, esse estudo pretendeu analisar a participação das empresas brasileiras listadas na bolsa no financiamento eleitoral de senadores nas eleições de 2014 e, especificamente, identificar alinhamento entre os interesses das empresas e o voto dos senadores. Os dados sobre as campanhas foram coletados no pacote electionsBR - software R, as receitas de campanha no Tribunal Superior Eleitoral e os dados financeiros na Comissão de Valores Mobiliários. Constatou-se que as empresas são financiadoras representativas dos senadores. A empresa com maior volume doado foi a JBS S/A e o senador que recebeu o valor mais significativo é Antonio Anastasia. Na interconexão entre o público e o privado, a empresa com maior número de laços é a JBS S/A e o senador mais conectado é José Serra. Ao analisar o alinhamento das votações dos senadores com as empresas que os financiaram, constatou-se predomínio da orientação partidária.
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