COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO REALIZADOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – CAMPUS RONDONÓPOLIS
Abstract
O objetivo do estudo foi compreender como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) contribui para o compartilhamento de conhecimentos nos cursos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Rondonópolis. MT Quanto ao objeto, a pesquisa se enquadra como qualitativa descritiva e exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental nas coordenações dos cursos, na biblioteca da Universidade e também no ICHS, onde foram identificados 2000 trabalhos defendidos em banca, entre os anos de 1993 e 2017. A pesquisa também fez uso de entrevista com roteiro semiestruturado aplicado aos coordenadores ou professores responsáveis pela disciplina de TCC, e utilizou análise de conteúdo para categorizar os dados. Os resultados dessa categorização indicam que o processo de compartilhamento geralmente tem influência direta do perfil do aluno, mas também dos professores e das atividades inerentes a cada curso. As atividades científicas durante o curso e antes do desenvolvimento do TCC parecem ser úteis para os alunos estarem preparados para pesquisar e redigir seu trabalho e o processo de compartilhamento de conhecimento pode ser melhorado se os cursos estimularem atividades após a defesa e aprovação do TCC, como submissões a conferências e periódicos.
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