COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO REALIZADOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – CAMPUS RONDONÓPOLIS

  • Ana Cassia dos Santos Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Rondonópolis Curso de Administração
  • André Luís Janzkovski Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Rondonópolis Curso de Administração

Abstract

O objetivo do estudo foi compreender como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) contribui para o compartilhamento de conhecimentos nos cursos do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Rondonópolis. MT Quanto ao objeto, a pesquisa se enquadra como qualitativa descritiva e exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental nas coordenações dos cursos, na biblioteca da Universidade e também no ICHS, onde foram identificados 2000 trabalhos defendidos em banca, entre os anos de 1993 e 2017. A pesquisa também fez uso de entrevista com roteiro semiestruturado aplicado aos coordenadores ou professores responsáveis pela disciplina de TCC, e utilizou análise de conteúdo para categorizar os dados. Os resultados dessa categorização indicam que o processo de compartilhamento geralmente tem influência direta do perfil do aluno, mas também dos professores e das atividades inerentes a cada curso. As atividades científicas durante o curso e antes do desenvolvimento do TCC parecem ser úteis para os alunos estarem preparados para pesquisar e redigir seu trabalho e o processo de compartilhamento de conhecimento pode ser melhorado se os cursos estimularem atividades após a defesa e aprovação do TCC, como submissões a conferências e periódicos.

Author Biographies

Ana Cassia dos Santos Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Rondonópolis Curso de Administração
Graduada em Adminstração pela UFMT
André Luís Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Rondonópolis Curso de Administração
Professor de Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental. Professor de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis. Líder do Grupo de Pesquisa - GEP@D e Coordenador das Linhas de Pesquisa em Gestão de Pessoas e Gestão Pública. Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Linha de pesquisa em Estratégia na Gestão Pública. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduado em Administração pela Unicamp e Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). MBA Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Graduado em Engenharia Industrial Elétrica-Eletrônica-Telecomunicações pelo CEFET-PR. Certificado Project Manager Professional pelo PMI - Project Management Institute - USA desde 2004. Inglês fluente, Espanhol avançado. Editor chefe da Revista Estudos e Pesquisas em Administração (Repad). Avaliador dos Eventos da EnANPAD, SEMEAD, Singepe e de Revistas de Administração, como RAE, Pretexto e Estudos & Debates. Profissional com ampla experiência no mercado atuando em diversas áreas e posições executivas. Atuação internacional em países europeus, latino-americanos e Estados Unidos.

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Published
2019-11-21
Section
Artigos