ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DO MERCADO EXPORTADOR BRASILEIRO DE CAFÉ

  • Alison Geovani Schwingel Franck
  • Mygre Lopes da Silva
  • Rodrigo Abbade da Silva
  • Daniel Arruda Coronel

Abstract

O objetivo deste trabalho é o de analisar a competitividade do mercado exportador brasileiro de café, em relação à Alemanha e aos Estados Unidos, através dos índices de Orientação Regional (IOR) e de Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR). Para isso, foram utilizados dados do Sistema de análise das Informações de Comércio Exterior (ALICE WEB) e da United Nations Commodity Trade Statistics Database- UNCOMTRADE, para o período de 2000 a 2014. Os resultados indicaram que as exportações brasileiras de café foram orientadas para a Alemanha, em todo o período, e para os Estados Unidos, a partir de 2006. Ressalta-se que estas orientações são crescentes para ambas as regiões. Porém, o mercado alemão é mais representativo. Além disso, o país apresenta vantagens comparativas na sua exportação, porém estas são decrescentes devido ao crescimento das exportações de café de outras regiões, do baixo valor agregado do produto exportado pelo Brasil, bem como da existência de barreiras tarifárias e não tarifárias.

Published
2016-12-01
Section
Artigos