A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM E A EXPERIÊNCIA DOCENTE E DISCENTE NO ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO NA ÚLTIMA DÉCADA
Abstract
This work aims to carry out a systematic review of the literature about learning styles and the teaching and student experience in teaching in Administration during the last decade. To do so, it deepens, in its foundation, the themes of learning styles and the teaching and student experience. It is a qualitative, exploratory and bibliographical study through the use of the construction of a systematic literature review, dividing the analysis process into three phases: preparation of a protocol, selection of articles found in the Spell and Scielo databases and the analysis in details of publications. It is noteworthy that 12 papers were analyzed, one of which came from an event and the others from nationally circulated journals. The results reveal the lack of research that addresses the relationship between these themes of learning styles and teacher and student experience. Therefore, it could be concluded that there is still a way to go forward on this topic in the context of teaching in Administration, in which some suggestions were presented to promote studies that collaborate in the nuances that involve learning styles and their relationship with the lived experiences by teachers and students in the learning environment
References
Almeida, V. M. D. & Oliveira, I. L. (2021) A importância da pesquisa científica para a expansão do conhecimento interdisciplinar. In: III Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e VII Encontro de Pesquisadores da Rádio, 2021. Anais do Congresso Internacional de Educação e Geotecnologias.
Brizola, J. & Fantin, N. (2017) Revisão Da Literatura e Revisão Sistemática Da Literatura. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, v. 3, n. 2.
Del Fiaco, J. L. M.; Ferreira, C. R.; Machado, D. B. De O. C.; Soares, E. C.; Marques, I. C.; Rocha, M. D.; De Almeida, P. R. V.; De Menezes, R. J. S.; Do Nascimento, R. M. De L. L. (2022) Experiências Docentes Do Curso De Administração No Processo De Ensino-Aprendizagem-Avaliação Durante A Pandemia. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2.
Carvalho, L. M. C.; Cândido, R. B.; Ribeiro, D. M. N. M. & Viana, A. B. N. (2019) Estilos de aprendizagem de estudantes universitários portugueses: uma proposta para visualização dos estilos predominantes. Revista Pensamento & Realidade. V. 34. N. 3.
Cordeiro, R. A. & Silva, A. B. (2012) Os estilos de aprendizagem influenciam o desempenho acadêmico dos estudantes de finanças?. Revista de Administração UFSM. Santa Maria, [S. l.], v. 5, p. 245-262, 8 jul.
Creswell, J. W. W. (2010) Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.
Freire, P. (1996) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, ed. 1.
Gomes, G. R. S.; Silva, A. B.; Santos, G. T. & Fidelis, S. T. S. (2015) Estilos de aprendizagem de alunos dos cursos de Administração: Uma análise multidimensional. Enanpad, [S. l.], ano 2015, p. 5-14, 13 set.
Isaia, S. M. A. & Maciel, A. M. R. (2011) Comunidades de práticas pedagógicas universitárias em ação: Construindo a aprendizagem docente. Imagens da Educação, v. 1, n. 1, p. 37-47.
Lima, T. B. (2020) Implicações do uso de estratégias de ensino ativas na formação de discentes em uma disciplina de bacharelado em hotelaria. Tur., Visão e Ação, v22, n2, p277-296, Mai./Jun.
Lima, T. B. & Silva, A. B. (2013) Difusão das perspectivas teóricas da aprendizagem na formação de administradores. REICE - Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 11, n. 3, p. 05-30.
Lima, T. B. (2011) Estratégias de Ensino Balizadas pela Aprendizagem em Ação: Um Estudo de Caso no Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. 221f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, UFPB, João Pessoa – PB.
Lima, T. B. (2016) Fatores Facilitadores e Limitantes da Aprendizagem Autodirecionada para o Ensino em Administração. Gestão.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 14, n. 1, p. 125-135.
Loureiro, S. A.; Noletto, A. P. R.; Santos, L. S.; Júnior, J. B. S. S. & Lima JUNIOR, O. F. (2016) O uso do método de revisão sistemática da literatura na pesquisa em logística, transportes e cadeia de suprimentos. Revista Transportes, v. 24, n. 1.
Meurer, Alison Martins; Pedersini, Diana Rafaela; Antonelli, Ricardo Adriano. & Voese, Simone Bernardes. (2018) Estilos de Aprendizagem e Rendimento acadêmico da Universidade. Revista Iberoamericana, [S. l.], p. 33-43, 26 ago.
Neto, A. F. S & Silva, J. D. G. (2019) Valores culturais e estilos de aprendizagem dos operadores de contabilidade do setor público brasileiro frente ao processo de adoção das normas internacionais. Revista de Contabilidade e Organizações, [S. l.], p. 3. maio.
Pena, A. F. R.; Cavalcante, B. & Mioni, C. C. (2014) A teoria de Kolb: análise dos estilos de aprendizagem no curso de administração da FECAP. Revista Liceu On-line, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 64-84, jul./dez.
Rocha, V. K. O. Bittencourt, I. M.; Desidério, P. H. & Antônio Sobrinho, C. (2018) Gerações e Estilo de Aprendizagem: Um Estudo com Alunos de uma Universidade Pública em Alagoas. Revista Economia & Gestão, v. 18, n. 50, p. 80-96.
Simões, M. P. A.; Melo, L. S. A.; Batista, F. F. & Cirne, G. M. P. (2018) Análise relacional entre estilos de aprendizagem e métodos de ensino em um curso de ciências contábeis. Revista Evidenciação Contábil & Finanças. V. 6. N. 3.
Silva, A. B.; Lima, T. B.; Sonaglio, A. L. B. & Godoi, C. K. (2012) Dimensões de um sistema de aprendizagem em ação para o ensino de administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 1, p. 11-46, 31 mar.
Silva, A. B. (2008) O contexto social da aprendizagem de gerentes. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 6, art. 165, p. 26-52.
Silva, A. B.; Darós, L. C.; Coelho, A. L. A. L.; Perelló-Marin, M. R. & Mascarell, C. S. (2019) Estilos y estrategias de aprendizaje de estudiantes: un estudio comparativo entre España y Brasil. Journal of Management and Business Education. Ed. 2(3), 193-213.
Silva, A. B. & Lima, T. B. (2018) Como os mestrandos aprendem? Significados e Transformações em um programa de pós-graduação em Administração. Revista de Administração, Ciências Contábeis e Sustentabilidade, [S. l.], v. 8, p. 39-55.
Silva, L. Q.; Bady, J. B. & Felicetti, V. L. (2020) A experiência docente e o uso do Google for education na Educação. Devir Educação. Lavras, vol. 2. N. 4.
Silva, T. B. J. & Biavatti, V. T. (2018) Estratégia metacognitiva de aprendizagem autorregulada, percepção docente sobre a aprendizagem e métodos educacionais em contabilidade. Revista Contemporânea de Contabilidade, 15 (37), 3-33.
Silva, A. B. & Costa, F. J. (2014) Itinerários para o desenvolvimento da competência docente na pós-graduação Stricto Sensu em Administração. Revista Economia & Gestão, v. 14, n. 34, p. 30-57.
Sonaglio, A. L. B.; Godoi, C. K. & Silva, A. B. (2013) Estilos de aprendizagem experiencial e aquisição de habilidades: um estudo com discentes de graduação em administração em instituições de ensino superior. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 1, p. 123-159.
Stake, R. E. (2011) Pesquisa Qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso.
Tardif, Maurice. (2005) Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.
Truong, H. M. (2016) Integrating learning styles and adaptive e-learning system: Current developments, problems and opportunities. Computers in Human Behavior, v. 55, p. 1185– 1193.
Villardi, B. Q. (2011) Implicações da Aprendizagem Experiencial e da Reflexão Pública para o Ensino de Pesquisa Qualitativa e a Formação de Mestres em Administração. RAC, Curitiba, v. 15, n. 5, art. 1, pp. 794-814, Set./Out.
Welter, C. V. N; Bichueti, R. S.; Sausen, J. F. C. L. & Baggio, D. K. (2021) Como se forma um docente universitário para o ensino da administração? Uma discussão acerca das políticas de formação de professores para o ensino superior de administração no Brasil. RAD - Revista Administração em Diálogo, 23(3), 77-95.
Winkler, I, A; Morais, J. C. A.; A; Silva, K. S; Pinho, J. A. G. (2012) O processo de ensino e aprendizagem em administração em condições de heterogeneidade: percepção de docentes e discentes. Repositório Institucional da UFBA. In: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25739 Acesso em: janeiro de 2023.
Zabalza, M.A. (2004) O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed.
Zanatta, J. M. (2018) Relato De Experiência Docente Em Disciplina De Prática Profissional Em Curso De Bacharelado Em Administração: Resultados Preliminares. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXVIII, Nº. 000126
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS E CONFLITO DE INTERESSES
A Revista Desafio Online (DOn) baseia suas políticas éticas e normas nas diretrizes apresentadas pelo Comimittee on Publication Ethics – COPE (https://publicationethics.org/), em razão de seu compromisso com a qualidade editorial e ética científica.
Dever dos editores e equipe editorial:
- Decidir quais serão os artigos avaliados, baseados em sua qualidade, relevância acadêmica, conteúdo e adequação às diretrizes de submissão, sem discriminar, nenhum autor, por gênero, sexo, raça, orientação sexual, pensamento político, afiliação institucional, religião, naturalidade, nacionalidade, identidade étnico-cultural, ou outra forma de distinção social.
- Decidir e se responsabilizar pelos trabalhos que serão publicados (editor-chefe) seguindo as normas da política editorial, bem como os requisitos legais em vigor, no que se refere ao plágio, violação de direitos autorais e difamação.
- Não divulgar dados dos trabalhos além dos autores, pareceristas e membros do conselho editorial, zelando pela confidencialidade das informações.
- Não utilizar, ou se apropriar, do conteúdo original dos trabalhos submetidos, ainda não publicados.
- Não acompanhar o processo editorial do artigo em caso de existência de conflitos de interesses.
- Garantir que as submissões passem pelo processo de revisão duplo-cega (double-blind), sendo avaliado por, no mínimo, dois pareceristas.
- Atender aos princípios de boas práticas e transparência, averiguando condutas contrárias a estes, apresentando providências adequadas.
Dever dos pareceristas ad hoc:
- Auxiliar o corpo editorial, e os autores, no que tange a escolha das decisões editoriais, realizando a revisão sem qualquer tipo de distinção política, cultural, ou social, dos autores.
- Cumprir o prazo de resposta e data limite da avaliação, comunicando os editores nos casos de impossibilidade de realizar o trabalho.
- Abster-se de realizar a avaliação quando pouco capacitados ou não aptos, sobre o conteúdo do artigo. O declínio também deve ocorrer, na existência de qualquer conflito de interesses existente, por parte do avaliador.
- Respeitar o sigilo dos arquivos recebidos, sem que sejam divulgados, expostos ou conversados os conteúdos dos artigos, sem a permissão do editor-chefe, existindo a necessidade. O conteúdo dos trabalhos não deve ser utilizado para benefício próprio.
- Seguir os critérios de avaliação estipulados nas diretrizes, recomendando ajustes e melhorias, sem nunca realizar críticas ou ataques pessoais aos autores.
- Indicar referências de materiais adicionais que sejam pertinentes ao tema.
- Comunicar, aos editores, a existência de publicações anteriores, do mesmo trabalho.
- Os revisores serão incluídos na lista de pareceristas da Revista Desafio Online (DOn). Havendo a solicitação, eles podem receber uma Declaração de Avaliação formal, do Editor-Chefe. Para isso devem informar o nome completo e CPF, por e-mail.
Dever dos autores:
- Apresentar relatos precisos das submissões, com detalhes e referências necessárias à replicação, por terceiros. Dados implícitos devem ser precisamente apresentados, no artigo. Afirmações propositalmente incorretas, ou deturpadas, são tidas como má conduta ética, sendo inadmissíveis.
- Responsabilizar-se pela elaboração do material submetido, devendo o mesmo ser original, resguardando a autenticidade do conteúdo.
- Informar, através de citações adequadas, fontes de ideias e informações derivadas de outros trabalhos, evidenciando-as nas referências. A apropriação indevida de informações e trechos de trabalhos anteriormente publicados, sem a citação da fonte, se caracteriza como plágio e, nesses casos, o periódico se reserva o direito de rejeitar o trabalho, considerando tal prática antiética e inadmissível.
- Não submeter trabalhos que possuam, de forma substancial, a mesma investigação, para outros periódicos, ou mesmo que já tenha sido, anteriormente, publicado. Trabalhos publicados, anteriormente, em congressos serão aceitos para publicação apenas em caso de parcerias Fast Track com o evento. Artigos derivados de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses serão aceitos apenas mediante a inexistência de publicações em outros periódicos ou eventos, devendo, o autor principal, se responsabilizar pela indicação de outras autorias. A Revista Desafio Online respeita o prazo de 12 meses entre publicações de um mesmo autor.
- Atribuir a autoria do trabalho apenas àqueles que fizeram contribuições significativas em sua elaboração, sendo estes indicados como coautores, pelo autor principal, se responsabilizando, integralmente, pelo conteúdo. O autor principal deve fornecer os contatos de e-mails dos envolvidos, e certificar-se de que todos aprovaram a versão final do trabalho, consentindo com sua submissão.
- Declarar qualquer forma existente de conflitos de interesses, bem como apresentar toda e qualquer fonte de auxílio financeiro existente.
- Colaborar, com os editores, quanto à correção e atualização do seu artigo, através de erratas, ao identificar erros ou informações imprecisa que seja relevante na publicação.
- Atentar às decisões editoriais, e ao processo de avaliação e revisão, atendendo, o mais rápido possível, as requisições, mantendo seus dados cadastrados atualizados. Pede-se que as adequações sejam realizadas em até 30 dias, considerando o reenvio dos trabalhos.
- Disponibilizar, caso solicitado, os dados brutos da pesquisa, juntamente com o artigo, para revisão editorial. Os dados utilizados devem se manter acessíveis por, pelo menos, 10 anos após a publicação, considerando a proteção da confidencialidade dos autores, bem como os direitos jurídicos relacionados aos dados.
Arquivamento
A Revista Desafio Online utiliza o sistema LOCKSS. Este é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.
ÉTICA E ANTIPLÁGIO
Os trabalhos submetidos à Revista Desafio Online (DOn) passarão por software detector de plágio (CopySpider), a qualquer momento, durante o processo editorial. Trabalhos que apresentem mais de 5% de similaridade com outras publicações não serão aceitos, de modo que tais submissões podem ser rejeitadas a qualquer momento, no processo editorial.
Os autores transferem todos os direitos autorais do artigo para a Revista Desafio Online. Qualquer reprodução, total ou parcial, em meios impressos ou eletrônicos, deverá ser solicitada por meio de autorização. A reprodução, caso autorizada, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Todos os artigos publicados, online e de livre acesso aos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento por ela.
As obras deste site estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
PUBLICAÇÕES DA EQUIPE EDITORIAL
Não é permitida a submissão de trabalhos pelo editor-chefe e coeditores do periódico, garantindo a imparcialidade no processo editorial.