GESTÃO DA MOBILIDADE ATIVA: AVALIAÇÃO DA INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE LUCAS DO RIO VERDE – MT

Palavras-chave: Mobilidade Urbana, Mobilidade Ativa, QualICiclo, Lucas do Rio Verde

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de avaliar a infraestrutura da rede cicloviária da cidade de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, cuja coleta e interpretação dos resultados seguiram as recomendações indicadas pela escala QualICiclo, um modelo de avaliação de estruturas cicloviárias. Considerando que não foram encontradas aplicações deste recente método em outros trabalhos, alguns ajustes metodológicos foram realizados, como a obtenção de consenso nas avaliações por meio do julgamento de juízes independentes. Os resultados principais revelaram que a rede cicloviária da cidade possui extensão compatível a de cidades maiores, porém com insuficiente conectividade entre ciclovias e ciclofaixas. Ao escolher uma cidade fundada recentemente e dotada de relevantes indicadores de desenvolvimento, o estudo contribui para levantar o papel da gestão da mobilidade ativa em cidades de pequeno e médio porte, especialmente quanto à avaliação do ambiente construído. Finalmente, suscita a emergência de ações propositivas para fomentar o transporte ativo por meio do investimento em infraestruturas cicloviárias em tais locais.

Biografia do Autor

Isabela Vinhal Franco De Godoy, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Especialista em Desenvolvimento Urbano pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano do IFMT.

Danilo Messias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Especialista em Desenvolvimento Urbano pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano do IFMT.

Welder Sean Marques Maciel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Especialista em Desenvolvimento Urbano pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano do IFMT.

Diogo Barbosa Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso e pós-graduação em Marketing e Vendas pela Universidade de Cuiabá. Atualmente é Mestrando Regular do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Em pesquisa, atua com ênfase em Marketing, Inovação e Desempenho Organizacional. Tem experiência em projetos de Planejamento e Inteligência de Mercado, Estudos Prospectivos de Mercado e Modelagem de Negócios. Foi Professor Colaborador da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso - FACC/UFMT e Professor da Universidade Aberta do Brasil-UAB/UFMT. É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Classe D1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT.

 
Lívia Maschio Fioravanti , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Graduada em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP).
Em 2013 concluiu o mestrado, incluindo estágio de pesquisa no Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine (Université Sorbonne Nouvelle - Paris), e em 2018 o doutorado, ambos em Geografia, também na USP.
Realizou projetos de pesquisa sobre geografia urbana, produção do espaço, mobilidade urbana, urbanização e direito à cidade.
Desde 2014 atua como professora e pesquisadora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – campus Várzea Grande.
Por sua tese de doutorado, recebeu o Prêmio USP de Tese de Destaque - 2019 (Categoria Ciências Humanas).

 

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Publicado
2022-07-11
Seção
Artigos