HASHTAGS ON INSTAGRAM: CONTRIBUTIONS TO THE MANAGEMENT OF PUBLIC USE AND TOURISM IN A NATIONAL PARK
Abstract
Social media are important sharing tools for information about destinations and touristic atractions. Furthermore, they can generate relevant knowledge for the touristic development of the Conservation Units. For this reason, this article seeks to analyse the posts made with the hashtag #parquenacionaldoscamposgerais on the Instagram social platform, looking forward to contribute for the management of the public use on the Campos Gerais National Park (Parque Nacional dos Campos Gerais). 126 posts from july 2015 to august 2019 were analysed, which 1.280 hashtags were classified in four categories (Territory, Nature, Tourism and Others). It is possible to observate that the hashtags brings contributions for the public use on the Campos Gerais National Park such as: the appreciation of the Buraco do Padre atraction, the possibility for ecotouristic activities implementation and adventure tourism, the environmental interpretation, amongst others.
References
Albach, V. M. (2015) A difusão da pesquisa em Geografia do Turismo na Ibero-América. Doutorado em Geografia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR.
Alves, F. G.; Costa, H. S.; & Perinotto, A. R. C. (2017) Instagram como ferramenta para fidelização de clientes: Fotografia, Redes Sociais e Turismo. Marketing & Tourism Review, 2 (2), 01-21.
Araujo, C. T. M. (2017). As funções sociais e discursivas da #hashtag em seus diversos contextos de uso. Mestrado em Linguistica. Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Biz, A. A., Santos, C. K., Thomas, G. M., & Bettoni, E. M. (2016) Análise do conteúdo veiculado pelas secretarias de turismo das cidades e estados-sedes da Copa do Mundo 2014 em suas páginas do facebook. Pasos: Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 14 (2), 543-559.
Ciribeli, J. P., & Paiva, V. H. P. (2011). Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Revista Mediação, 13(12).
Costa, R. S. & Perinotto, A. R. C. (2017). O uso do Instagram por agências de turismo do município de Parnaíba/Piauí Revista Ateliê do Turismo. Campo Grande/MS, 1(1).
Costa-Moura, F. (2014). Proliferação das# hashtags: lógica da ciência, discurso e movimentos sociais contemporâneos. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, 17(SPE), 141-158.
Cruz, V. L. L.; Mota, K. M.; & Perinotto, A. R. C. Redes Sociais na Internet: Estratégias para divulgação das potencialidades turísticas do Piauí – Brasil. Revista Rosa dos Ventos. v. 4(1), p. 77-88, jan-jul, 2012.
Galvão, R. C. P. B. (2013) A influência das mídias sociais no cenário de consumo do turismo backpacker. 2013. 83 f. TCC (Graduação em Turismo). Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ.
Günther, L. (2013) Experiências (Des)Compartilhadas: arte contemporânea e seus registros. Tese (Doutorado em Sociologia). Instituto de Ciências Sociais Universidade de Brasília, Brasília/DF.
Honorato, J. I., Souza, T. G., Leite, W. L., Bastos, A. C., & Goveia, F. G. (2016). Imagens do todo: análise dos compartilhamentos no Instagram da# ZikaVirus. Anais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul-Intercom Sul. Intercom. Curitiba-PR: Disponível em:< http://www.portalintercom.org.br/anais/sul2016/resumos/R50-1747-1.pdf>
ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (2018). Parna dos Campos Gerais. Disponível em:< http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/mata-atlantica/unidades-de-conservacao-mata-atlantica/2207-parna-dos-campos-gerais> Acesso em: 17 jul. 2018.
Instagram (2018) Sobre nós. Disponível em:<https://instagram-press.com/our-story> Acesso em: 20 ago. 2018.
Kemp, S. (2008) Digital in 2018: world’s internet users pass the 4 billion mark. Disponível em: < https://wearesocial.com/blog/2018/01/global-digital-report-2018>. Acesso em: 20 ago. 2018.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante. Tradução de: Ivo Korytowski.John Wiley & Sons.
Kossoski, D. (2019) Buraco do Padre amplia visitações em 280%. Diário dos Campos. Ponta Grossa. 16 jan. 2019. Disponível em: <https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/buraco-do-padre-ampliavisitacoes-em-280>. Acesso em: 18 ago. 2019
Langridge, D. (1977) Classificação: abordagem para estudantes de biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência.
Madeira, C. G.; & Gallucci, L. Mídias Sociais, Redes Sociais e sua Importância para as Empresas no Início do Século XXI. In Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Vol. 32). Disponível em: http://intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1163-1.pdf
Manosso, F. C., Bizinelli, C., & Gândara, J. M. G. (2013). A imagem da cidade em fotografias online: estudo de caso do site Flickr sobre Curitiba (Paraná, Brasil). Turismo e Sociedade, 6(4).
Manosso, F. C., & Gândara, J. M. (2016). La materialización de la experiencia en el espacio urbano-turístico a través de las fotografías online: Un Análisis en la Red Social Instagram. Estudios y perspectivas en turismo, 25(3), 279-303.
Marujo, M. N. N. V. (2008). A internet como novo meio de comunicação para os destinos Turísticos: O caso da Ilha da Madeira. Revista Turismo em Análise, 19(1), 25-42.
Mendes, H. M. (2018). Enunciação aforizante no Twitter: uma análise discursiva da hashtag# aprendinoenem. Calidoscópio, 16(2), 216-224.
Ministério do Meio Ambiente. MMA. (2006) Diretrizes para Visitação em Unidades de Conservação. Secretaria de Biodiversidade e Florestas. Diretoria de Áreas Protegidas. Brasília: Ministério do Meio Ambiente.
Moreira, J. C. (2014) Geoturismo e interpretação ambiental. Ponta Grossa: UEPG.
Perinotto, A. R. C. (2013). Investigando a comunicação turística de Parnaíba/PI-Brasil: internet e redes sociais, descrição e análise. Revista Turydes, 6(15), 15.
Porto, P.C., Cardoso, E. S., & Silva, J. O. (2014). O potencial do ecoturismo e do turismo de aventura no município de Santa Maria-RS e seu entorno. Revista Turismo em Análise, 25(2), 261-284.
Recuero, R. C. (2005). Redes sociais na Internet: Considerações iniciais. In E-Compós (2), 3-23.
Santos, B.M.A., Oliveira, G.F.; Mendes, M.L.G. Geração Hashtag: A Busca Do Sujeito Pelo Reconhecimento Nas Fotos #Selfie do Instagram.(2015). Anais do XXXVIII Congresso de Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom. Rio de Janeiro/RJ.: Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2605-1.pdf
Semeia. (2019) Diagnóstico do Uso Público em Parques Brasileiros: A perspectiva dos Gestores. Disponível em: http://www.semeia.org.br/publicacoes.php
Siqueira, E. N. N. (2018). Categorizações, conjuntos e audiência no Instagram: repensando folksonomias a partir da hashtag #favelatour. Mestrado em Linguistica Aplicada. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
Zucco, F. D., Pereira, M. L., Limberger, P. F., & Falaster, C. D. (2018). Avaliação da imagem de um destino turístico no Instagram. Turismo-Visão e Ação, 20(3), 490.
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS E CONFLITO DE INTERESSES
A Revista Desafio Online (DOn) baseia suas políticas éticas e normas nas diretrizes apresentadas pelo Comimittee on Publication Ethics – COPE (https://publicationethics.org/), em razão de seu compromisso com a qualidade editorial e ética científica.
Dever dos editores e equipe editorial:
- Decidir quais serão os artigos avaliados, baseados em sua qualidade, relevância acadêmica, conteúdo e adequação às diretrizes de submissão, sem discriminar, nenhum autor, por gênero, sexo, raça, orientação sexual, pensamento político, afiliação institucional, religião, naturalidade, nacionalidade, identidade étnico-cultural, ou outra forma de distinção social.
- Decidir e se responsabilizar pelos trabalhos que serão publicados (editor-chefe) seguindo as normas da política editorial, bem como os requisitos legais em vigor, no que se refere ao plágio, violação de direitos autorais e difamação.
- Não divulgar dados dos trabalhos além dos autores, pareceristas e membros do conselho editorial, zelando pela confidencialidade das informações.
- Não utilizar, ou se apropriar, do conteúdo original dos trabalhos submetidos, ainda não publicados.
- Não acompanhar o processo editorial do artigo em caso de existência de conflitos de interesses.
- Garantir que as submissões passem pelo processo de revisão duplo-cega (double-blind), sendo avaliado por, no mínimo, dois pareceristas.
- Atender aos princípios de boas práticas e transparência, averiguando condutas contrárias a estes, apresentando providências adequadas.
Dever dos pareceristas ad hoc:
- Auxiliar o corpo editorial, e os autores, no que tange a escolha das decisões editoriais, realizando a revisão sem qualquer tipo de distinção política, cultural, ou social, dos autores.
- Cumprir o prazo de resposta e data limite da avaliação, comunicando os editores nos casos de impossibilidade de realizar o trabalho.
- Abster-se de realizar a avaliação quando pouco capacitados ou não aptos, sobre o conteúdo do artigo. O declínio também deve ocorrer, na existência de qualquer conflito de interesses existente, por parte do avaliador.
- Respeitar o sigilo dos arquivos recebidos, sem que sejam divulgados, expostos ou conversados os conteúdos dos artigos, sem a permissão do editor-chefe, existindo a necessidade. O conteúdo dos trabalhos não deve ser utilizado para benefício próprio.
- Seguir os critérios de avaliação estipulados nas diretrizes, recomendando ajustes e melhorias, sem nunca realizar críticas ou ataques pessoais aos autores.
- Indicar referências de materiais adicionais que sejam pertinentes ao tema.
- Comunicar, aos editores, a existência de publicações anteriores, do mesmo trabalho.
- Os revisores serão incluídos na lista de pareceristas da Revista Desafio Online (DOn). Havendo a solicitação, eles podem receber uma Declaração de Avaliação formal, do Editor-Chefe. Para isso devem informar o nome completo e CPF, por e-mail.
Dever dos autores:
- Apresentar relatos precisos das submissões, com detalhes e referências necessárias à replicação, por terceiros. Dados implícitos devem ser precisamente apresentados, no artigo. Afirmações propositalmente incorretas, ou deturpadas, são tidas como má conduta ética, sendo inadmissíveis.
- Responsabilizar-se pela elaboração do material submetido, devendo o mesmo ser original, resguardando a autenticidade do conteúdo.
- Informar, através de citações adequadas, fontes de ideias e informações derivadas de outros trabalhos, evidenciando-as nas referências. A apropriação indevida de informações e trechos de trabalhos anteriormente publicados, sem a citação da fonte, se caracteriza como plágio e, nesses casos, o periódico se reserva o direito de rejeitar o trabalho, considerando tal prática antiética e inadmissível.
- Não submeter trabalhos que possuam, de forma substancial, a mesma investigação, para outros periódicos, ou mesmo que já tenha sido, anteriormente, publicado. Trabalhos publicados, anteriormente, em congressos serão aceitos para publicação apenas em caso de parcerias Fast Track com o evento. Artigos derivados de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses serão aceitos apenas mediante a inexistência de publicações em outros periódicos ou eventos, devendo, o autor principal, se responsabilizar pela indicação de outras autorias. A Revista Desafio Online respeita o prazo de 12 meses entre publicações de um mesmo autor.
- Atribuir a autoria do trabalho apenas àqueles que fizeram contribuições significativas em sua elaboração, sendo estes indicados como coautores, pelo autor principal, se responsabilizando, integralmente, pelo conteúdo. O autor principal deve fornecer os contatos de e-mails dos envolvidos, e certificar-se de que todos aprovaram a versão final do trabalho, consentindo com sua submissão.
- Declarar qualquer forma existente de conflitos de interesses, bem como apresentar toda e qualquer fonte de auxílio financeiro existente.
- Colaborar, com os editores, quanto à correção e atualização do seu artigo, através de erratas, ao identificar erros ou informações imprecisa que seja relevante na publicação.
- Atentar às decisões editoriais, e ao processo de avaliação e revisão, atendendo, o mais rápido possível, as requisições, mantendo seus dados cadastrados atualizados. Pede-se que as adequações sejam realizadas em até 30 dias, considerando o reenvio dos trabalhos.
- Disponibilizar, caso solicitado, os dados brutos da pesquisa, juntamente com o artigo, para revisão editorial. Os dados utilizados devem se manter acessíveis por, pelo menos, 10 anos após a publicação, considerando a proteção da confidencialidade dos autores, bem como os direitos jurídicos relacionados aos dados.
Arquivamento
A Revista Desafio Online utiliza o sistema LOCKSS. Este é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.
ÉTICA E ANTIPLÁGIO
Os trabalhos submetidos à Revista Desafio Online (DOn) passarão por software detector de plágio (CopySpider), a qualquer momento, durante o processo editorial. Trabalhos que apresentem mais de 5% de similaridade com outras publicações não serão aceitos, de modo que tais submissões podem ser rejeitadas a qualquer momento, no processo editorial.
Os autores transferem todos os direitos autorais do artigo para a Revista Desafio Online. Qualquer reprodução, total ou parcial, em meios impressos ou eletrônicos, deverá ser solicitada por meio de autorização. A reprodução, caso autorizada, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Todos os artigos publicados, online e de livre acesso aos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento por ela.
As obras deste site estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
PUBLICAÇÕES DA EQUIPE EDITORIAL
Não é permitida a submissão de trabalhos pelo editor-chefe e coeditores do periódico, garantindo a imparcialidade no processo editorial.