O VALOR DA MARCA DE UMA PEQUENA EMPRESA: UMA BREVE ANÁLISE

Authors

Keywords:

Marketing. Valor da marca. Percepção do consumidor.

Abstract

O valor de uma marca pode ser mensurado através da percepção do consumidor, pois é por ele que a marca existe e é pensando nele que desenvolve seus produtos e serviços. O presente estudo tem por objetivo avaliar a percepção da marca de uma empresa perante os consumidores. A fim de identificar o modo como a empresa estudada é percebida pelos consumidores, é realizado um estudo de caso, de forma qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi baseada em entrevistas semiestruturadas, as quais foram aplicadas em 11 clientes da empresa. Após a análise dos dados, destacaram-se seis categorias distintas, que foram utilizadas para definir se a marca possui ou não valor do ponto de vista do consumidor. De maneira geral, pode-se afirmar que a marca da empresa estudada tem valor positivo, ou seja, agrega valor à organização, possui clientes leais, e extremamente satisfeitos com o atendimento da empresa. Entretanto, alguns pontos de melhoria foram identificados, como a criação de um setor de qualidade e melhor utilização das mídias sociais.

Author Biographies

  • Karen Juliane Abrahão, Universidade Federal de Santa Maria

    Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria

  • Nelson Guilherme Machado Pinto, Universidade Federal de Santa Maria

    Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) da UFSM e Doutor em Administração pela UFSM.

References

American Marketing Association. (2017). About AMA. Disponível em: <https://www.ama.org/AboutAMA/Pages/Definition-of-Marketing.aspx> Acesso em 25 mai.

Bardin, L. (2002). Análises de Contenido. 3 ed. Madrid: Akal.

Basso, K; Laimer, C. G; Basseggio, H. W. (2015). Personalidade e boca-a-boca: Proposições de Pesquisa. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 17-29.

CHURCHILL, G. A; PETER, J. P. (2000). Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva.

Costa, L. S; Almeida, V. M. C. (2012). Valor da Marca: Teste empírico da importância das dimensões formadoras do valor da marca na perspectiva do consumidor no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 43-68.

Engel, J. F; Blackwell, R. D; Miniard, P. W. (2000). Comportamento do Consumidor. 8 ed. Rio de Janeiro: Copyright.

Estrela, R; Medina, C. (2014). A importância da marca na indústria portuguesa de moldes. Revista brasileira de Marketing, Lisboa, v. 13, n. 6, p. 47-63.

Fernández, L. M. V; Pinuer, F. J. V. (2016). Influência da orientação ao valor do cliente, do valor da marca e do nível de ética empresarial no desempeno organizacional. Revista brasileira de gestão de negócio, São Paulo, v. 18, n. 59, p. 5-23.

Fonseca, J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa cientifica: apostila. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará UECE.

GIL, A. C. (2008). Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4 .ed. São Paulo: Atlas.

Hair, J. F. et al. (2005). Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman.

Hayashi, P; Ito, N. C; Gimenez, F. A. P. (2015). Reflexão e imbricação das atividades da firma com seus valores de uso e troca. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 90-106.

Keller, K. L. (1993). Conceptualizing, measuring and managing customer-based brand equity. Journal of Marketing, v.57, n. 1, p. 1-22.

Keller, K. L; Lehmann, D. R. (2006). Brands and Branding: Research Findings and Future Priorities. Marketing Science, v.25, n. 6, p.740-759.

Kotler, P. (1999). Marketing para o Século XXI: Como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura.

Kotler, P. (1998). Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. 5 ed. São Paulo: Atlas.

Kotler, P; Armstrong, G. (2007). Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Kotler, P.; Keller, K. L. (2006). Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Las Casas, A. L. (2006). Marketing, 7. ed. São Paulo: Atlas.

Lima, M. et al. (2012). Marketing. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Marshall Junior, I. et al. (2010). Gestão da Qualidade. 10 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Oliveira, D. F. (2006). Mensurando o valor da marca, a reputação e a identidade no setor automotivo. Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado em Marketing) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Oliver, R. L. (1999). Whence Consumer Loyalty? Journal of Marketing, v. 63, Special Issue.

Peter, J. P; Olson, J. C. (2009). Comportamento do Consumidor e Estratégia de Marketing. 8 ed. São Paulo: McGraw-Hill.

Pinese, H. P; Moriguchi, S. N; Pimenta, M. L. (2015). Os valores pessoais que orientam o comportamento de jovens universitários como investidores da bolsa. Revisa de Administração UFSM, Santa Maria, v. 8, n.4, p. 598-615.

Rego, B. B.; Oliveira, M. O. R.; Luce, F. B. (2008). Uma discussão teórica da relação do valor da marca e do valor do cliente. Revista de Administração da UFSM, v.1, n.2, p. 275-290.

Rust, R. T; Zeithaml, V; Lemon, K. N. (2001). O valor do cliente: o modelo que está reformulando a estratégia corporativa. Porto Alegre: Bookman.

Tarsitano, P. R.; Navacinsk, S. D. G. (2004). Marca: patrimônio das empresas e diferencial dos produtos. Comunicação & Sociedade, n. 41, p. 55-72, 1o. sem.

Vieira, V. A; Ladeira, F. M. B. (2016). Proeminência da Marca, Automonitoramento e Teoria da Função de Atitude: uma análise sobre avaliação dos anúncios. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, p. 197-228.

Published

2020-07-06

Issue

Section

Artigos