IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA ISO 9001:2015 EM UMA EMPRESA DE ASSESSORIA CONTÁBIL, JURÍDICA E ADMINISTRATIVA

Palavras-chave: ISO, Gestão da Qualidade, Norma.

Resumo

A empresa que constitui foco deste estudo possui a certificação da norma ISO 9001 desde 2004, tendo sido escolhida para uma pesquisa aplicada devido às mudanças internas ocorridas durante o ano de 2016 e ao lançamento da atualização da referida norma em 2015. Além disso, este estudo foi motivado pela dificuldade de uma assessoria possuir e manter essa certificação e pela escassez de pesquisas sobre esse tema. Por isso, o objetivo deste artigo consiste em desenvolver modelos que sirvam como base para a aplicação das novas obrigações da norma ISO 9001:2015 em uma empresa de serviços, voltada para o ramo da assessoria contábil, jurídica e administrativa. Para tal, a pesquisa possui abordagem qualitativa, tendo sido viabilizada por meio de entrevistas pautadas em roteiro semiestruturado e aplicadas a funcionários de uma empresa do ramo privado, pertencente ao setor de serviços. O modelo proposto foi criado com base na realidade da empresa pesquisada, para que, dessa forma, possa auxiliar efetivamente no momento da implantação das novas regras, adaptando-se à prática executada no dia a dia da organização. Ademais, o modelo elaborado no estudo segue um padrão que permite sua adaptação a outras empresas de outros segmentos que procuram um método capaz de assessorar nas alterações necessárias ao atendimento da versão atualizada da ISO 9001.

Biografia do Autor

Benaina Silveira Mendes, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduada em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Roberta Rodrigues Faoro, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Administração pela Associação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e da Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2015). Mestra em Ciência da Computação (2003) com ênfase em Sistemas de Informação e Especialista em Ciência da Computação (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduada em Administração de Empresas (2006) e em Tecnologia em Processamento de Dados (1998) pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é Professora da Universidade de Caxias do Sul, atuando nas áreas de Administração e Sistemas de Informação. Com interesses por Gestão da Tecnologia da Informação, Inovação, Gestão do Conhecimento e Marketing.

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos. Atuou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços. Atualmente é bolsista PROSUC/CAPES no curso de Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, na linha de Inovação e Competitividade 

Cassiane Chais, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Administração na Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES. Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES. Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade. Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI. Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra. Atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Atua como avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais.

Paula Patricia Ganzer, Faculdade CNEC - Farroupilha (coordenadora) e Universidade de Caxias do Sul (aluna Pós-Doutorado em Administração).

Cursando Pós-Doutorado em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul. Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha. Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS. 

Referências

Al-Busaidi, K. Al., & Olfman, L. (2017). Knowledge sharing through inter-organizational knowledge sharing systems. VINE Journal of Information and Knowledge Management Systems, 47(1), 110-136.

Bakotić, D., Rogošić, A. (2017). Employee involvement as a key determinant of core quality management practices. Total Quality Management & Business Excellence, 28(11-12), 1209-1226.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Barros, A. J. S., & Lehfeld, N. A. S. (2007). Fudamentos da Metodologia Científica. 3º ed. São Paulo: Pearson Prenhce Hall, 84.

Carpinetti, L. C. R. (2016). Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. Atlas.

Casolani, N., Liberatore, L., & Psomas, E. (2018). Implementation of quality management system with ISO 22000 in food Italian companies. Calitatea, 19(165), 125-131.

Chiarini, A. (2016). Strategies for improving performance in the Italian local government organizations: Can ISO 9001 really help? International Journal of Quality & Reliability Management, 33(3), 344-360.

Creswell, J. W. (2007). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed.

Dellana, S., & Kros, J. (2018). ISO 9001 and supply chain quality in the USA. International Journal of Productivity and Performance Management, 67(2), 297-317.

Fonseca, L. M. (2015). ISO 9001 quality management systems through the lens of organizational culture. Calitatea, 16(148), 54.

Franceschini, F., Galetto, M., & Mastrogiacomo, L. (2018). ISO 9001 certification and failure risk: any relationship? Total Quality Management & Business Excellence, 29(11-12), 1279-1293.

Jenčo, M., & Lysá, Ľ. (2018). Evaluation of a Work Team Strategy by using the SWOT Analysis. Quality-Access to Success, 19(165), 39-42.

Lenning, J. (2018). Auditoria de processos exploratórios. Total Quality Management & Business Excellence, 29(9-10), 1185-1199.

Liu, N. C., & Liu, W. C. (2014). The effects of quality management practices on employees' well-being. Total Quality Management & Business Excellence, 25(11-12), 1247-1261.

Lobo, S. R., Samaranayake, P., & Laosirihongthong, T. (2018). Quality management capabilities of manufacturing industries in the Western Sydney region. International Journal of Quality & Reliability Management, 35(6), 1232-1252.

Mirzaee, S., & Ghaffari, A. (2018). Investigating the impact of information systems on knowledge sharing. Journal of Knowledge Management, 22(3), 501-520.

Murmura, F., & Bravi, L. (2018) Exploring customers’ perceptions about quality Management Systems: an empirical study in Italy. Total Quality Management & Business Excellence, 29(11-12), 1466-1481.

Paladini, E. P. (2012). Gestão da qualidade: teoria e prática. Atlas.

Pereira, J. A., Graciano, D. A., & Verri, R. A. (2016). O processo de preparação para a implantação de um sistema de gestão da qualidade: estudo das dificuldades na ótica do pessoal do setor de gestão da qualidade. Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, 11(4), 61-81.

Popova, L. F., Yashina, M. N., Bocharova, S. V., & Cherkashnev, R. Y. (2018). Development of Methodology of Identification of the Quality Management System Processes. Calitatea, 19(164), 43-47.

Prado-Roman, C., Del Castillo-Peces, C., Mercado-Idoeta, C., & Del Castillo-Peces, J. (2018). The effects of implementing ISO 9001 in the Spanish construction industry. Cuadernos de Gestión, 18(1), 149-171.

Preto, M. S. G. M. P. R. (2016). Proposta de processos de gestão de recursos humanos para cumprimento da norma ISO 9001. Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.

Putri, N. T., Yusof, S. M., Hasan, A., & Darma, H. S. (2017). A structural equation model for evaluating the relationship between total quality management and employees’ productivity. International Journal of Quality & Reliability Management, 34(8), 1138-1151.

Sedighi, M., Lukosch, S., Brazier, F., Hamedi, M., & van Beers, C. (2018). Multi-level knowledge sharing: the role of perceived benefits in different visibility levels of knowledge exchange. Journal of Knowledge Management.

Silva, R., & Barbosa, A. (2016). Gestão da Qualidade - Principais Marcos e como Influenciaram as Empresas. Revista De Engenharia e Pesquisa Aplicada, 1(1).

Toledo, J. C., Aires, M. Á. B., & Coser, R. M. (2013). Qualidade: gestão e métodos. Grupo Gen-LTC.

Wilson, J. P., Campbell, L. (2016). Developing a knowledge management policy for ISO 9001: 2015. Journal of Knowledge Management, 20(4), 829-844.

Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. Bookman.

Yuen, K. F., & Thai, V. (2017). Service quality appraisal: a study of interactions. Total Quality Management & Business Excellence, 28(7-8), 730-745.

Zaim, H., Keceli, Y., Jaradat, A., & Kastrati, S. (2018). The effects of knowledge management processes on human resource management: Mediating role of knowledge utilization. Journal of Science and Technology Policy Management. 9(3), 310-328.

Publicado
2021-03-05
Seção
Artigos