AÇÕES AFIRMATIVAS NO BRASIL: UMA PESQUISA BIBLIOMÉTRICA

  • Juliane Yukie Yamamoto Faedo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Viviane Suemi Yamamoto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Carlos de Jesus Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Administração Pública, Políticas Públicas, Ações Afirmativas, Negros

Resumo

Um dos desafios das Mudanças Globais é construir sociedades livres, justas e solidárias, mediante a redução das desigualdades sociais e a promoção do bem de todos, sem quaisquer formas de discriminação. Publicações e relatos oficiais mostram diversas ações realizadas pelos Estados, como as Políticas Públicas voltadas às Ações Afirmativas. O objetivo deste estudo é conhecer e mapear as características dos artigos publicados sobre Ações Afirmativas para negros, haja vista a relevância do tema para o desenvolvimento social e jurídico do Estado brasileiro. Foi realizada uma pesquisa bibliométrica dos estudos disponíveis no Portal de Periódicos da Capes e nos Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), publicados no período de 2010 a 2015. Os principais resultados demonstraram a predominância de publicação em periódicos da Área de Educação e com a temática Cotas em Universidades. Considera-se a necessidade de estimular a continuidade das discussões acerca do tema. 

Biografia do Autor

Juliane Yukie Yamamoto Faedo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede, da Escola de Administração e Negócios, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PROFIAP/ESAN/UFMS). Graduada em Nutrição, pela Universidade Católica Dom Bosco.
Viviane Suemi Yamamoto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede, da Escola de Administração e Negócios, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PROFIAP/ESAN/UFMS), Campo Grande-MS, Brasil. Graduada em Administração, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
José Carlos de Jesus Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professor da disciplina Estado, Sociedade e Administração Pública, do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede, da Escola de Administração e Negócios, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PROFIAP/ESAN/UFMS), Campo Grande-MS, Brasil. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE), pela UFPR. Mestre em Teoria Econômica pela UEM-PR. Pós-Graduado Lato Sensu em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela UCSAL-BA. Bacharel em Ciências Econômicas pela UCSAL-BA. Bacharel em Administração, com ênfase em Comércio Exterior pela FECEA-PR.

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Publicado
2017-11-24
Seção
Artigos