PRINCÍPIOS DE SUCESSO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA: UM ESTUDO DESENVOLVIDO NA UTI DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA

  • Andressa Caroline de Oliveira Mauricio Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Almir Martins Vieira Universidade Metodista de São Paulo
  • José Alberto Carvalho dos Santos Claro Universidade Federal Paulista (UNIFESP)
Palavras-chave: Educação corporativa, Liderança, Unidade de Terapia Intensiva.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar se a universidade corporativa (UC) da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de uma instituição hospitalar da Região do Grande ABC Paulista possui aderência aos princípios de sucesso da educação corporativa. Para isso, a pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais, com suporte de roteiro semiestruturado. Tal método foi escolhido por sua relevância e possibilidade de aprofundamento. Foram entrevistadas duas gestoras da universidade corporativa (UC) e sete líderes com atuação na UTI. Concluiu-se que a universidade corporativa da unidade hospitalar avaliada tem práticas relacionadas aos princípios de sucesso “competitividade”, “perpetuidade”, “conectividade”, “disponibilidade” e “cidadania” e requer algum desenvolvimento em “parceria” e “sustentabilidade”.

Biografia do Autor

Andressa Caroline de Oliveira Mauricio, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2016)

Professora do curso de Pós-Graduação (lato sensu) em Gestão da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (2007)

Professor do programa de pós-graduação (mestrado) em Administração da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Federal Paulista (UNIFESP)

Doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (2002)

Professor do programa de pós-graduação (mestrado) em Administração da Universidade Federal Paulista (UNIFESP)

Referências

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Publicado
2018-03-28
Seção
Artigos