ANÁLISE DE FATORES DE SATISFAÇÃO NO MERCADO B2B: UMA ABORDAGEM DOS CRITÉRIOS COMPETITIVOS NA GERAÇÃO DE VALOR

  • Raquel Breitenbach Professora efetiva do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Sertão. Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Janaína Balk Brandão Professora da Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: satisfação do cliente, distribuição, mercado de refrigerantes.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar os fatores de satisfação à luz dos critérios competitivos no mercado B2B (empresa para empresa) de uma companhia de refrigerantes com maior participação de mercado no Brasil e Rio Grande do Sul (RS). A pesquisa é quantitativa, possui caráter exploratório e foram aplicados 120 questionários aos clientes do Centro de Distribuição (CD) de Passo Fundo (responsável pela distribuição dos produtos nas regiões Alto Uruguai e Planalto Médio do RS). Constatou-se que a empresa está contemplando as expectativas dos clientes apresentando os maiores índices de satisfação no que diz respeito à tecnologia de produtos, obtenção de certificado de qualidade, parceria produtor/fornecedor, imagem da empresa, sistema de atendimento ao consumidor, capacitação dos funcionários, mix de produtos e atendimento dos vendedores. Por outro lado, apresentou índices de insatisfação na disponibilidade de material informativo, prazo de entrega, equipamento de refrigeração, conexão on line e ofertas de produtos promocionais. Observa-se tendência do varejo em querer produtos e serviços padronizados e adaptados as suas necessidades e expectativas particulares, mesmo se tratando de transações com uma grande empresa, líder de mercado e com marcas consolidadas.

Biografia do Autor

Raquel Breitenbach, Professora efetiva do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Sertão. Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestre (2008) e Doutora (2012) pelo Programa de Pós Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria.

Professora efetiva do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Sertão.

Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil

Janaína Balk Brandão, Professora da Universidade Federal de Santa Maria
Professora da Universidade Federal de Santa Maria

DESAFIOS ESTRATÉGICOS DOS MERCADOS MODERNOS: necessidades dos clientes versus circuitos de comercialização

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Publicado
2017-07-27
Seção
Artigos