OLHA DE NOVO! A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE REBRANDING DA AVON BRASIL

Palavras-chave: Rebranding, Reposicionamento de marca, Avon Brasil

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a percepção dos consumidores sobre os aspectos de rebranding realizados pela Avon Brasil. Metodologicamente, a partir de uma abordagem qualitativa, foi desenvolvida a coleta de dados sob intermédio da técnica visual (foto-elicitação), além de entrevistas individuais semiestruturadas com uma seleção de quinze consumidores da marca, culminando com o método analítico da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as estratégias de reposicionamento da marca foram eficazes e conseguiram ressignificar a percepção dos consumidores, sobretudo, em virtude do seu potencial de adaptação e valorização da beleza e diversidade humana. Além disso, a marca passou a ter maior destaque e, consequentemente, a atrair novos consumidores. Foi apurado também que a comunicação e divulgação dos produtos, interação com o público-alvo, abordagem da beleza, inclusão das minorias e valorização da diversidade humana foram itens determinantes para o seu sucesso. Acerca das contribuições acadêmicas destacam-se o olhar aprofundado e relacional do branding, rebranding e a percepção dos consumidores, além da aplicação do método de foto-elicitação, já nas contribuições práticas verifica-se a oferta de subsídios para que as empresas do mercado valorizem e obtenham um conhecimento pela ótica dos consumidores, alinhando seu posicionamento e estratégias de marketing ao perfil deles.

Biografia do Autor

Waléria Pereira Camilo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Laura Maria Aguiar Costa, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda e mestre em administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB), ênfase em Marketing e Tecnologia. Possui graduação em administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É pesquisadora e faz parte da gestão do Grupo de pesquisa em Consumo, Inovação e Marketing (GPCIMA). É pesquisadora no grupo de pesquisa Gestão de Negócios e Competitividade (GNC). Tem interesse nas áreas de marketing, comportamento do consumidor, cultura de consumo, novas tecnologias, inteligência artificial e métodos quantitativos aplicados.

Maura Carneiro Maldonado Mousinho, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA-UFPB), na linha de pesquisa Marketing e Tecnologia. Mestre em Administração (PPGA - UFPB/ 2009) na mesma linha de pesquisa. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba - IESP (2004). Possui experiência nas áreas de Administração, Marketing, Comunicação Organizacional e Gestão, atuando principalmente com temas de pesquisa relacionados a: Marketing, Marketing Macrossocial e Comportamento do Consumidor. Foi coordenadora adjunta do Curso Superior Tecnológico em Design de Moda em 2014 e coordenadora e professora da pós-graduação em Styling e Moda do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), de 2013 a 2019. Atuou como docente em cursos de graduação e pós-graduação na ESINE (FAESNE FACULDADES), no Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), no Instituto Paraibano de Ensino Renovado (INPER), na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e, durante dez anos, no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Atualmente leciona na graduação e pós-graduação dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda no UNIESP Centro Universitário.

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Publicado
2024-07-24
Seção
Artigos