IMPACTOS DO PROGRAMA DE PARCERIA DE INVESTIMENTOS (PPI) NA LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO DA SOJA BRASILEIRA

Palavras-chave: Programa de Parceria de Investimentos, Infraestrutura, Soja

Resumo

Nas últimas safras a região Centro-oeste se consolidou como o maior produtor e exportador de soja. Apesar da importância significativa desta atividade para a economia nacional, ainda há pouco investimento público em infraestrutura para o escoamento de grãos. Neste sentido, programas como Programa de Parceria de Investimento (PPI) podem ser ferramentas para a promoção da melhoria na cadeia de suprimentos agrícolas para exportação. Isto posto, o objetivo desta pesquisa foi o desenvolvimento de um sistema de avaliação de desempenho para classificar os projetos de infraestrutura logística de exportação da soja no âmbito do PPI. Para tanto, foi utilizado o método de análise multicritério Análise Hierárquica de Processos (AHP), para avaliar os principais atributos de projetos logísticos e ranqueá-los considerando aspectos econômicos, operacionais e ambientais. Os resultados indicaram que a ferrovia Ferrogrão (EF-107) é mais prioritária, tendo em vista sua potencial promoção da intermodalidade na região Centro-Norte do país. Este projeto é o mais indicado para o deslocamento de commodities  por longas distâncias, pois promovem menor custo logístico, economia de escala e menor impacto ambiental. Além disso, contribui para o estabelecimento de uma matriz de transporte mais equilibrada para a movimentação de cargas.

Biografia do Autor

Mayara Fernanda Franscisco, UNICAMP

Formada em técnico em química, pelo colégio Poli técnico Bento Quirino. Estudante de Engenharia Agrícola, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Matheus Melo de Souza, UNICAMP

Doutorando em Engenharia Agrícola (Área: Logística Agroindustrial) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisador do Laboratório de Logística e Comercialização Agroindustrial (LOGICOM/FEAGRI/UNICAMP). Possui graduação em Engenharia Ferroviária e Logística (2018) e Mestrado em Engenharia Naval (Área: Transporte Aquaviário) pela Universidade Federal do Pará (2021). Foi estagiário de Engenharia na área de Manutenção da Via Permanente Ferroviária da Estrada de Ferro Carajás (EFC) na empresa Vale S.A e foi professor-autor da disciplina Gestão de Operações Portuárias no Grupo Kroton Educacional (MG). Tem experiência em processos de otimização, com ênfase em Pesquisa Operacional e Análise Espacial aplicada na Logística.

Andréa Leda Ramos de Oliveira, UNICAMP

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, Professora Associada II (Livre Docente) da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (FEAGRI/UNICAMP). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Logística e Comercialização Agroindustrial (LOGICOM/UNICAMP). Atua nas linhas de pesquisa em Logística Agroindustrial, Pesquisa Operacional e Comercialização Agrícola. Foi docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP) e Coordenadora de Extensão da FCA/UNICAMP. Doutora em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia (IE/UNICAMP) com período sanduíche na Technical University of Dresden (Alemanha). Recebeu o Prêmio Edson Potsch Magalhães concedido à melhor Tese de Doutorado em Economia Rural pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Mestre em Engenharia pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC/UNICAMP). Graduada em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP. Entre os anos de 2005 e 2012 foi Pesquisadora Científica do Instituto de Economia Agrícola (IEA). 

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Publicado
2024-07-24
Seção
Artigos