O USO DE PODCASTS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Palavras-chave: Tecnologias da educação, Vygotsky, Podcasts

Resumo

Este estudo objetivou identificar quais os efeitos no vocabulário dos discentes em relação aos termos contábeis ensinados em sala de aula, com a inclusão de podcasts contendo dicas sobre as aulas expositivas e seu reflexo no ensino e aprendizagem., e por consequência no processo de avaliação. O estudo configura-se operacionalmente como um quase-experimento de concepções de caso único. Os dados foram coletados por meio intermédio das avaliações diagnósticas baseada na teoria de Vygotsky. A análise das questões qualitativas foi realizada pela análise de conteúdo com auxílio do software NVivo, tendo como referências as categorias pré-determinadas: conceito verdadeiro, conceito potencial, conceito verdadeiro pós podcasts e conceito potencial pós podcasts. Diante disso, conclui-se que os podcasts liberados via aplicativo contribuíram para o aumento do vocabulário dos estudantes, esse fato foi percebido pela ampliação da frequência dos termos usados nas resoluções da segunda avaliação diagnóstica pelos discentes.

Biografia do Autor

Alex Sandro Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Servidor técnico-administrativo da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

Cristiane Gularte Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Referências

Alves, D., Filho, D. F., & Henrique, A. (2015). O Poderoso NVivo: uma introdução a partir da análise de conteúdo. Revista Política Hoje, 24(2), 119-134.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Berger, A. (2018). This American Assignment: Podcasting in the Composition Classroom. Recuperado em 19 dez 2019 de https://theandybergerblog.com/2016/08/17/podcasting-a-multimodal-approach-in-the-composition-classroom/.

Blum, C. A. (2018). Does Podcast Use Enhance Critical Thinking in Nursing Education?. Nursing education perspectives, 39(2), 91-93.

Buabeng–Andoh, C. (2012). Factors Influencing Teachers Adoption and Integration of Information and Communication Technology into Teaching: A Review of The Literature. International Journal of Education and Development Using Information and Communication Technology, 8(1), 136-155.

Colotto, C. A. (1972). Processo de avaliação. In: Escola para professores. São Paulo, Editora Abril, julho, 5.

Copley, J. (2007). Audio and Video Podcasts of Lectures for Campus-Based Students: Production and Evaluation of Student Use. Innovations in Education and Teaching International, 44(4), 387-399.

Demo. P. (2008). A nova LDB: Ranços e avanços: Campinas: Papirus.

Eidt, N. M., & Tuleski, S. C. (2007). Discutindo a medicalização brutal em uma sociedade hiperativa. In: Meira, M. E. W., & Facci, M. G. D. (Org.). Psicologia Histórico-Cultural: contribuições para o encontro entre a subjetividade e a educação, 10(35), 221-248. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Elekael, A., Tabrizi, H. H., & Chalak, A. (2019). Distance Education and Vocabulary Podcasting Tasks: Attitude in Focus. Turkish Online Journal of Distance Education, 20(2), 105-120.

Gall, J., Borg. W., & Gall, M. (2003). Educational research: An introduction. (7° ed.). Boston: Pearson Education.

Gannod, G., Burge, J., & Helmick, M. (2008). Using the inverted classroom to teach software engineering. ACM/IEEE 30th International Conference on Software Engineering, Leipzig, Germany, 777-786.

Gil, A. C. (2008). Metodologia do Ensino Superior. (3° ed.), São Paulo, Atlas.

Green, K. B., Stuckey, A., Towson, J. A., Robbins, S. H., & Bucholz, J. L. (2019). Special Education Preservice Teacher Knowledge of Mathematics Methods: The Effects of Content Acquisition Podcasts (CAPs), Journal of Special Education Technology.

Haydt R. C. (2008). Avaliação do processo de Ensino-Aprendizagem. (6° ed.), São Paulo: Editora Ática.

He Y., Swenson S., & Lents. N. (2012). Online video tutorials increase learning of difficult concepts in an undergraduate analytical chemistry course. Journal of Chemical Education, v. 89, 1128-1132.

Hennig, N. (2017). Why Podcasts? Library Technology Reports, 53(2), 5-9.

Kupfer, D. J. (1995). Sleep research in depressive illness: clinical implications—a tasting menu. Biological psychiatry, 38(6), 391-403.

Kinkaid, E., Brain, K., & Senanayake, N. (2019). The podcast‐as‐method?: Critical reflections on using podcasts to produce geographic knowledge. Geographical Review.

Leontiev, A. A., Leontiev, D. A., & Sokolova, E. E. (2005). Primeiros trabalhos de A.N. Leontiev e o caminho à psicologia da atividade [Rannie raboti A.N. Leontieva i evo put k psikhologii deiatelnosti]. In: LEONTIEV, D. A. Stanovlenie psikhologuii deiatelnosti: Rannie raboti. Moscou: Smisl, 8-27.

Lovett Allen, J. (2019). Teaching with Narrative Nonfiction Podcasts. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, 28(2), 139-164.

Luckesi C. C. (2011). A avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo.

Lundin, J., Holmquist, L. E., Lymer. G., & Rost. M. (2010). Integrating Students Mobile Technology in Higher Education. International Journal of Mobile Learning and Organization, 4(1), 1-38.

Mathany, C., & Dodd, J. (2018). Student-Generated Interview Podcasts: An Assignment Template. Collected Essays on Learning and Teaching, 11.

Namaziandost, I., Bohloulzadeh, G., & Rahmatollahi, R. (2017). The Effects of Using Podcast on Listening Comprehension among Iranian Pre-intermediate EFL Learners. International Journal of Applied Linguistics and English Literature, 6(6), 57-70.

Nassaji, H. (2003). L2 Vocabulary learning from context: Strategies, knowledge sources, and their relationship with success in L2lexical inferencing. TESOL Quarterly, 37(4), 645–670.

Nérici, I. G. (1987). Metodologia do Ensino, uma Introdução. São Paulo: Atlas.

Noll, V. H. (1965). Introdução Às Medidas Educacionais. São Paulo: Pioneira.

O'Bannon, B. W., Waters, S., Lubke, J., Cady, J., & Rearden, K. (2017). Teachers and students poised to use mobile phones in the classroom. Computers in the Schools, 34(3), 125-141.

Oliveira, M. K. (1997). Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione.

Pimenta, S. G., & Lima, M. S. (2004). Estágio e docência. São Paulo: Cortez.

Rodrigues, R. G., da Silva, J. L. T., & Silva, M. A. (2021). Aprofundando o conhecimento sobre a zona de desenvolvimento proximal (ZDP) de Vygotsky. Revista carioca de ciência, tecnologia e educação, 6(1), 2-15.

Sevilla, J. E. (2018). Integrating podcasts in the EFL classroom. A case study in 1º ESO. Complutense Journal of English Studies, 26, 193.

Shimazaki, A. (2017). Communicating apparatus, communication method, and storage medium storing program. U.S. Patent N. 9, 730.

Shramko, L. Y., & Krasilnikov, A. A. (2021). Podcasting as an innovative approach to teaching students using the example of medical education. In Ii International Science Conference On Science And Practical Technologies (pp. 349-353).

Stanovich, K. E., & Cunningham, A. E. (1992). Studying the consequences of literacy within a literate society: The cognitive correlates of print exposure. In Memory and Cognition 20, 51-68.

Sternberg, R. J. (1987). Most vocabulary is learned from context. In McKeown, M. G. & Curtis, M. E. (Eds.) The Nature of Vocabulary Acquisition. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.

Tabatabaee, G. A., & Rezvani, E. (2019). Effects of using English podcasts on idioms and vocabulary learning of Iranian EFL learners. Indonesian Journal of Learning and Instruction, 2(1), 15-26.

Tesch, R. (1990). Qualitative research: Analysis types and software tools. Palmer, PA: Bristol.

Vandenberg, D. (2018). Using podcasts in your classroom. Metaphor, 2, 54-55.

Vygotsky, L. S. (2007). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

Widodo, M. R. (2017). English PODCAST in Listening Classroom. Educational Technology, 1-6.

Publicado
2023-03-10
Seção
Artigos