MARKETING NAS MÍDIAS SOCIAIS - ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA (2009 - 2020)
Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar uma série de métricas sobre o tema marketing através de análise bibliométrica nas bases de artigos científicos do Scopus e Web of Science, além de comparar e discutir os dados obtidos.
Foi realizada uma pesquisa bibliométrica cuja delimitação temporal foi definida de janeiro de 2009 a dezembro de 2020 nas bases de artigos do Scopus e Web of Science. A pesquisa foi baseada na busca pelas palavras-chave “social media marketing”.
Através da presente pesquisa foi possível constatar a superioridade da base de artigos do Scopus quanto ao número de artigos publicados sobre o tema marketing nas mídias sociais, mas o Web of Science vem diminuindo esta margem desde 2016. Os dados apresentados também demonstram o predomínio dos Estados Unidos em relação ao número bruto de publicações e citações sobre o tema marketing em mídias sociais, além de ser o país com o maior número de universidades entre as que mais publicam sobre o tema.
Este estudo ratifica a dominância dos Estados Unidos nas publicações acadêmicas (Fontelo & Liu, 2018), inclusive na área do marketing, e a importância desta área para o desenvolvimento econômico no cenário mundial atual.
Referências
Alalwan, Ali & Rana, Nripendra & Dwivedi, Yogesh & Algharabat, Raed. (2017). Social Media in Marketing: A Review and Analysis of the Existing Literature. Telematics and Informatics. 34(7), 1177-1190.
Allen (2017). The history of social media. Acessado em 10 de jun. 2021, disponível: https://www.future-marketing.co.uk/the-history-of-social-media/
Alves, H., Fernandes, C., & Raposo, M. (2016). Social Media Marketing: A Literature Review and Implications: Implications of social media marketing. Psychology & Marketing, 33, 1029-1038.
Appel, G., Grewal, L., Hadi, R., & Stephen, A.T. (2019). The future of social media in marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, 48(1), 79-95.
Araújo, R. F., & Alvarenga, L. (2011). A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Revista Eletrônica de Biblioteconomia, 16(31), 51-70.
Castro, J. A., Vinaccia, S., & Ballester-Arnal, R. (2018). Ansiedad social, adicción al internet y al cibersexo: su relación con la percepción de salud. Terapia psicológica, 36(3), 134-143.
Cobo, M., Chiclana, F., Collop, A., de Ona, J., & Herrera-Viedma, E. (2014). A bibliometric analysis of the intelligent transportation systems research based on science mapping. IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems, 15(2), 901–908.
Deale, C., Lee, S. (2022). To Read or Not to Read? Exploring the Reading Habits of Hospitality Management Students. Journal of Hospitality and Tourism Education, 34(1), 45–56.
Falagas, M., Pitsouni, E., Malietzis, G., & Pappas, G. (2008). Comparison of PubMed, Scopus, Web of Science, and Google Scholar: strengths and weaknesses. The FASEB Journal, 22(2), 338-342.
Fontelo, P., & Liu, F. (2018). A review of recent publication trends from top publishing countries. Systematic Reviews, 7(1).
Fujita, M., Harrigan, P., & Soutar, G. (2017). A netnography of a university’s social media brand community: Exploring collaborative co-creation tactics. Journal of Global Scholars of Marketing Science, 27(2), 148–164.
Gan, L., Sim, C. J., Tan, H. L., & Tna, J. (2006). Online relationship marketing by Singapore hotel websites. Journal of Travel & Tourism Marketing, 20(3-4), 1-19.
GWI (2022). The biggest social media trends for 2022. Acessado em 05 de jun. 2022, disponível: https://www.gwi.com/reports/social/
Han, S. L., Nguyen, T. P. T., & Nguyen, V. A. (2016). Antecedents of intention and usage toward customers’ mobile commerce: Evidence in Vietnam. Journal of Global Scholars of Marketing Science, 26(2), 129–151.
He, J., & Shao, B. (2018). Examining the dynamic effects of social network advertising: A semiotic perspective. Telematics and Informatics, 35(2), 504–516.
Hootsuite (2022). The Global State of Digital 2022. Acessado em 01 de jun. 2022, disponível: https://www.hootsuite.com/pt/recursos/digital-trends
Jones, B., & Shaw, E. (2018). Avoiding academic irrelevance in the marketing discipline: the promise of the history of marketing thought. Journal of Marketing Management, 34(1-2), 52-62.
Kantar (2022). COVID-19 Barometer: Consumer attitudes, media habits and expectations. Acessado em 25 de mai. 2022, disponível: https://www.kantar.com/Inspiration/Coronavirus/COVID-19-Barometer-Consumer-attitudes-media-habits-and-expectations/Kemp, S. (2019). Digital 2019: Essential insights into how people around the world use the internet, mobile devices, social media, and e-commerce. Acessado em 13 de jul. 2021, disponível: https://p.widencdn.net/kqy7ii/Digital2019-Report-en/
Kim, J., Kang, S., & Taylor, C. R. (2018). Technology driven experiences from mobile direct to virtual reality. Journal of Global Scholars of Marketing Science, 28(1), 96–102.
National Science Board, National Science Foundation (2019). Publication Output: U.S. Trends and International Comparisons. Acessado em 15 de jun. 2022, disponível: https://ncses.nsf.gov/pubs/nsb20206/.
Pang, C., Wu, X., Ji, X., & Quan, V. (2020). Bibliometrics of Social Media Marketing: The Development Status and Quantitative Analysis. 2020 IEEE 11th International Conference on Software Engineering and Service Science (ICSESS), 449-452.
Porto, R. B., Mendonça, T. F., & Milan, G. S. (2016). Desempenho da Marca Organizacional na Rede Social: Dinamismo e Sinergia da Comunicação Integrada de Marketing. Revista Brasileira de Marketing, 15(2), 177-194.
Okubo, Y. (1997). Bibliometric indicators and analysis of research systems. OECD Science, Technology and Industry Working Papers, 97(41), 1-70.
Oliveira, E., & Gracio, M. (2011). Indicadores bibliométricos em ciência da informação: análise dos pesquisadores mais produtivos no tema estudos métricos na base Scopus. Perspectivas em Ciência da Informação, 16(4), 16-28.
Salimi, D., Tavasoli, K., Gilani, E., Jouyandeh, M., & Sadjadi, S. (2019). The impact of social media on marketing using bibliometrics analysis. International Journal of Data and Network Science, 3(3), 165-184.
Statista (2021). Social media marketing worldwide - statistics & facts. Acessado em 23 de fev. 2022, disponível: https://www.statista.com/topics/1538/social-media-marketing/
Statista (2022). Most popular social networks worldwide as of January 2022, ranked by number of monthly active users. Acessado em 04 de jun. 2022, disponível: https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/
Statista (2022). Number of social network users worldwide from 2017 to 2025. Acessado em 08 de jun. 2022, disponível: https://www.statista.com/statistics/278414/number-of-worldwide-social-network-users/
Triantafillidou, A., & Siomkos, G. (2018). The impact of Facebook experience on consumers' behavioral Brand engagement. Journal of Research in Interactive Marketing, 12(2), 164-192.
The University of Melbourne (2022). The COVID-19 Pandemic slowed but not reversed the 2020 growth momentum for R&D expenditure in Australian Universities. Acessado em 17 de jun. 2022, disponível: https://melbourne-cshe.unimelb.edu.au/fellow-voices/universities-herd-2020
The World Bank (2020). Current GDP Data. Acessado em 04 de jun. 2022, disponível: https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.MKTP.CD?most_recent_value_desc=true
Tuten, T. L., & Solomon, M. R. (2015). Social Media Marketing. 2a Edição, Sage.
Van Dijck, J. (2013). The Culture of Connectivity: A Critical History of Social Media, Oxford University Press.
Veja (2018). WeChat, o app faz-tudo que mudou a vida dos chineses. Acessado em 25 de mai. 2022, disponível: https://veja.abril.com.br/mundo/wechat-o-app-faz-tudo-que-mudou-a-vida-dos-chineses/
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS E CONFLITO DE INTERESSES
A Revista Desafio Online (DOn) baseia suas políticas éticas e normas nas diretrizes apresentadas pelo Comimittee on Publication Ethics – COPE (https://publicationethics.org/), em razão de seu compromisso com a qualidade editorial e ética científica.
Dever dos editores e equipe editorial:
- Decidir quais serão os artigos avaliados, baseados em sua qualidade, relevância acadêmica, conteúdo e adequação às diretrizes de submissão, sem discriminar, nenhum autor, por gênero, sexo, raça, orientação sexual, pensamento político, afiliação institucional, religião, naturalidade, nacionalidade, identidade étnico-cultural, ou outra forma de distinção social.
- Decidir e se responsabilizar pelos trabalhos que serão publicados (editor-chefe) seguindo as normas da política editorial, bem como os requisitos legais em vigor, no que se refere ao plágio, violação de direitos autorais e difamação.
- Não divulgar dados dos trabalhos além dos autores, pareceristas e membros do conselho editorial, zelando pela confidencialidade das informações.
- Não utilizar, ou se apropriar, do conteúdo original dos trabalhos submetidos, ainda não publicados.
- Não acompanhar o processo editorial do artigo em caso de existência de conflitos de interesses.
- Garantir que as submissões passem pelo processo de revisão duplo-cega (double-blind), sendo avaliado por, no mínimo, dois pareceristas.
- Atender aos princípios de boas práticas e transparência, averiguando condutas contrárias a estes, apresentando providências adequadas.
Dever dos pareceristas ad hoc:
- Auxiliar o corpo editorial, e os autores, no que tange a escolha das decisões editoriais, realizando a revisão sem qualquer tipo de distinção política, cultural, ou social, dos autores.
- Cumprir o prazo de resposta e data limite da avaliação, comunicando os editores nos casos de impossibilidade de realizar o trabalho.
- Abster-se de realizar a avaliação quando pouco capacitados ou não aptos, sobre o conteúdo do artigo. O declínio também deve ocorrer, na existência de qualquer conflito de interesses existente, por parte do avaliador.
- Respeitar o sigilo dos arquivos recebidos, sem que sejam divulgados, expostos ou conversados os conteúdos dos artigos, sem a permissão do editor-chefe, existindo a necessidade. O conteúdo dos trabalhos não deve ser utilizado para benefício próprio.
- Seguir os critérios de avaliação estipulados nas diretrizes, recomendando ajustes e melhorias, sem nunca realizar críticas ou ataques pessoais aos autores.
- Indicar referências de materiais adicionais que sejam pertinentes ao tema.
- Comunicar, aos editores, a existência de publicações anteriores, do mesmo trabalho.
- Os revisores serão incluídos na lista de pareceristas da Revista Desafio Online (DOn). Havendo a solicitação, eles podem receber uma Declaração de Avaliação formal, do Editor-Chefe. Para isso devem informar o nome completo e CPF, por e-mail.
Dever dos autores:
- Apresentar relatos precisos das submissões, com detalhes e referências necessárias à replicação, por terceiros. Dados implícitos devem ser precisamente apresentados, no artigo. Afirmações propositalmente incorretas, ou deturpadas, são tidas como má conduta ética, sendo inadmissíveis.
- Responsabilizar-se pela elaboração do material submetido, devendo o mesmo ser original, resguardando a autenticidade do conteúdo.
- Informar, através de citações adequadas, fontes de ideias e informações derivadas de outros trabalhos, evidenciando-as nas referências. A apropriação indevida de informações e trechos de trabalhos anteriormente publicados, sem a citação da fonte, se caracteriza como plágio e, nesses casos, o periódico se reserva o direito de rejeitar o trabalho, considerando tal prática antiética e inadmissível.
- Não submeter trabalhos que possuam, de forma substancial, a mesma investigação, para outros periódicos, ou mesmo que já tenha sido, anteriormente, publicado. Trabalhos publicados, anteriormente, em congressos serão aceitos para publicação apenas em caso de parcerias Fast Track com o evento. Artigos derivados de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses serão aceitos apenas mediante a inexistência de publicações em outros periódicos ou eventos, devendo, o autor principal, se responsabilizar pela indicação de outras autorias. A Revista Desafio Online respeita o prazo de 12 meses entre publicações de um mesmo autor.
- Atribuir a autoria do trabalho apenas àqueles que fizeram contribuições significativas em sua elaboração, sendo estes indicados como coautores, pelo autor principal, se responsabilizando, integralmente, pelo conteúdo. O autor principal deve fornecer os contatos de e-mails dos envolvidos, e certificar-se de que todos aprovaram a versão final do trabalho, consentindo com sua submissão.
- Declarar qualquer forma existente de conflitos de interesses, bem como apresentar toda e qualquer fonte de auxílio financeiro existente.
- Colaborar, com os editores, quanto à correção e atualização do seu artigo, através de erratas, ao identificar erros ou informações imprecisa que seja relevante na publicação.
- Atentar às decisões editoriais, e ao processo de avaliação e revisão, atendendo, o mais rápido possível, as requisições, mantendo seus dados cadastrados atualizados. Pede-se que as adequações sejam realizadas em até 30 dias, considerando o reenvio dos trabalhos.
- Disponibilizar, caso solicitado, os dados brutos da pesquisa, juntamente com o artigo, para revisão editorial. Os dados utilizados devem se manter acessíveis por, pelo menos, 10 anos após a publicação, considerando a proteção da confidencialidade dos autores, bem como os direitos jurídicos relacionados aos dados.
Arquivamento
A Revista Desafio Online utiliza o sistema LOCKSS. Este é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.
ÉTICA E ANTIPLÁGIO
Os trabalhos submetidos à Revista Desafio Online (DOn) passarão por software detector de plágio (CopySpider), a qualquer momento, durante o processo editorial. Trabalhos que apresentem mais de 5% de similaridade com outras publicações não serão aceitos, de modo que tais submissões podem ser rejeitadas a qualquer momento, no processo editorial.
Os autores transferem todos os direitos autorais do artigo para a Revista Desafio Online. Qualquer reprodução, total ou parcial, em meios impressos ou eletrônicos, deverá ser solicitada por meio de autorização. A reprodução, caso autorizada, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Todos os artigos publicados, online e de livre acesso aos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento por ela.
As obras deste site estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
PUBLICAÇÕES DA EQUIPE EDITORIAL
Não é permitida a submissão de trabalhos pelo editor-chefe e coeditores do periódico, garantindo a imparcialidade no processo editorial.