MARKETING NAS MÍDIAS SOCIAIS - ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA (2009 - 2020)

Palavras-chave: Marketing, Bibliométrico, Mídias Sociais

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar uma série de métricas sobre o tema marketing através de análise bibliométrica nas bases de artigos científicos do Scopus e Web of Science, além de comparar e discutir os dados obtidos.

Foi realizada uma pesquisa bibliométrica cuja delimitação temporal foi definida de janeiro de 2009 a dezembro de 2020 nas bases de artigos do Scopus e Web of Science. A pesquisa foi baseada na busca pelas palavras-chave “social media marketing”.

Através da presente pesquisa foi possível constatar a superioridade da base de artigos do Scopus quanto ao número de artigos publicados sobre o tema marketing nas mídias sociais, mas o Web of Science vem diminuindo esta margem desde 2016. Os dados apresentados também demonstram o predomínio dos Estados Unidos em relação ao número bruto de publicações e citações sobre o tema marketing em mídias sociais, além de ser o país com o maior número de universidades entre as que mais publicam sobre o tema.

Este estudo ratifica a dominância dos Estados Unidos nas publicações acadêmicas (Fontelo & Liu, 2018), inclusive na área do marketing, e a importância desta área para o desenvolvimento econômico no cenário mundial atual.

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Publicado
2022-07-11
Seção
Artigos