ENVIRONMENTAL CONCERN OR HEDONISM? ANALYSIS OF CONSUMER BEHAVIOR AT THE FREE FAIR IN DOM PEDRITO – RS

Palavras-chave: Agricultura Familiar; Consumo; Meio ambiente; Motivação; Prazer.

Resumo

Conhecer as motivações dos consumidores para consumir em feiras livres é de suma importância para agricultores e gestores. O objetivo deste estudo foi analisar a influência da preocupação ambiental e do hedonismo no comportamento do consumidor da feira livre do município de Dom Pedrito - RS. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa. O método utilizado foi o Survey, por meio de um questionário composto por questões sociodemográficas, frequência de ida a feira, indicadores de preocupação ambiental (PA) e de hedonismo (HE) aplicado a 113 consumidores. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva, análise de variância, teste-t e correlação de Pearson. Os consumidores da feira são motivados a consumir pela PA e pelo HE, mas especialmente pelos indicadores relacionados a PA, que apresentaram maior influência (P<0,05). A PA e o HE foram forte e positivamente correlacionados (r = 0,70; P<0,05), demonstrando que estão associados. A PA e o HE não foram influenciados (P>0,05) pelas variáveis sociodemográficas e frequência de ida a feira. O conhecimento da motivação de consumir na feira livre do município permite aos gestores definir estratégias que estimulem o consumo na feira.

Biografia do Autor

Filipe Mello Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Administrador, doutorando em Agronegócios. 

Arthur Fernandes Bettencourt, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Zootecnista, doutorando em Zootecnia.

Francisco Freire Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Economista, doutorando em Agronegócios. 

Marielen Aline Costa da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Engenheira Agrônoma, doutora em Agronegócios.

Gustavo da Rosa Borges, Universidade Federal do Pampa

Administrador, doutor em Ciências Contábeis e Administração.

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Publicado
2022-08-15
Seção
Artigos