PANORAMA ATUAL E OPORTUNIDADES DE PESQUISAS RELACIONADAS AO AGRONEGÓCIO: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Palavras-chave: Contabilidade, Revisão Sistemática da Literatura, Pós-Graduação

Resumo

Este estudo teve o objetivo de analisar o cenário das discussões a respeito do agronegócio evidenciadas nos trabalhos de conclusão dos cursos stricto sensu (dissertação e tese) em contabilidade do Brasil. Para o alcance deste objetivo, realizou-se uma revisão sistemática conduzida conforme a metodologia PRISMA. A partir deste método, realizou-se a busca com a palavra-chave “agronegócio” no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que resultou em 4.649 trabalhos. Após a triagem e elegibilidade, 24 investigações foram incluídas na revisão, sendo 19 dissertações e 5 teses. Para os usuários externos, evidenciou-se lacunas como uma tipificação das cooperativas agropecuárias e, para cada tipificação analisou-se o impacto que o desempenho da cooperativa possui na distribuição de riqueza aos cooperados. Para os usuários internos, analisou-se a utilização das ferramentas gerenciais na tomada de decisão. Diversas oportunidades de pesquisas foram evidenciadas tal como para as áreas de custos, ambiental, entre outras. Como sugestão para futuros trabalhos, menciona-se a utilização de outras palavras-chave, a diversificação do repositório dos trabalhos, além da possibilidade de investigação em outros cursos da Área de Negócios, como Administração, na qual o número de estudos é superior ao da área investigada (contábil).

Biografia do Autor

Alexandre Coradini Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS

É discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) e é integrante do grupo de pesquisa (CNPq) NUPECON/ESAN - Núcleo de Pesquisas e Estudos em Controle Gerencial. Interesses de pesquisa e atuação incluem: Controle gerencial; Ensino e pesquisa em Administração e Contabilidade; Empresas familiares; Inovação e Start-ups.

Pedro Henrique da Silva Melo Pereira, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul(2020) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituição de Ensino Latino Americano(2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Edicreia Andrade dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Contabilidade (2019) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Contabilidade (2016) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Ciências Contábeis (2012) e em História Licenciatura Plena (2007) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), campus de Irati/PR. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando na Graduação de Ciências Contábeis e no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (PPGCONT/UFPR). Possui experiências nas áreas administrativa, auditoria interna, controladoria e contabilidade; além de experiências com Educação à Distância (EAD) na elaboração de materiais didáticos e gravação de aulas para cursos de graduação e Pós-graduação lato sensu da área de negócios. Tem como interesse de pesquisa: contabilidade gerencial, sistema de controle gerencial, avaliação de desempenho. Possui publicações em eventos e periódicos brasileiros e internacionais qualificados. 

Referências

Acuña, B. C. M. (2015). Utilidade do Valor Justo de Ativos Biológicos para a Análise de Crédito de Corporações Brasileiras Baseadas no Agronegócio. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Assis, B. H., Duarte, E. M., Gonçalves, G. M. B., Julio, L. A., Gonçalves, L. F., Pereira, L. O. G. & Silva, V. C. C. (2021). A Importância da Contabilidade e do Direito no Agronegócio. Revista Projetos Extensionistas, 1(1), 195-208.

Bemfica, M. F. C. (2016). Controladoria e Desempenho Sustentável Corporativo nas Agroindústrias do Setor Sucroalcooleiro no Estado de Pernambuco. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Buainain, A. M., Alves, E., Silveira, J. M. & Navarro, Z. (2014). O mundo rural no Brasil do século 21: a formação de um novo padrão agrário e agrícola. Brasília, DF: Embrapa.

Carvalho, W. M. (2020). Hedge Accounting No Agronegócio Brasileiro. Dissertação de Mestrado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, SP, Brasil.

Castro, A. A. (2001). Revisão sistemática e meta-análise. Compacta: temas de cardiologia, 3(1), 5-9.

Centro De Estudos Avançados Em Economia Aplicada (CEPEA). (2020). Metodologia-PIB do Agronegócio Brasileiro: Base e Evolução. Disponível em: <https://www.cepea.esalq.usp.br/upload/kceditor/files/Metodologia%20PIB_divulga%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em 08 de agosto de 2021.

Chaddad, F. (2017). Economia e organização da agricultura brasileira. Elsevier Brasil.

Costa, A. R. R. (2015). Gestão de Risco de Preços e Desempenho Econômico-financeiro das Principais Empresas da Cadeia Produtiva Sojicultora Brasileira. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil.

Dalmolin, A., & Silvério, A. (2011). Os benefícios da contabilidade rural para uma empresa agrícola de pequeno porte: um estudo caso. Revista e-Estudante: Electronic Accounting and Management, 3(3).

Duarte, S. L. (2017). Gestão de Custos Interorganizacionais em Organizações Cooperativas e Investor-Owned Firms – IOFs no Setor de Cafeicultura no Brasil. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Faria, D. C., Montovani, E., Marques, S. M. & Carvalho L. F. (2010). A contabilidade rural no desenvolvimento do agronegócio. Iniciação cientifica, Varginha–FACECA, 1(8).

Ferreira, T. B. (2013). Utilização Da Informação Contábil Gerencial Na Tomada De Decisão De Gestores De Criação De Camarão: Um Estudo Em Um Produtor Do Estado De Pernambuco. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Fonseca, R. A., Nascimento, N. D., Ferreira, R. D. N. & Nazareth, L. G. C. (2015). Contabilidade Rural no Agronegócio Brasileiro. Anais do Simpósio De Excelência Em Gestão E Tecnologia. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/17922219.pdf>. Acesso em: 06 de setembro de 2021.

Fonseca, R. F. M. S. (2019). O Efeito Mediador das Proxies de Controle Gerencial na Relação Características do Empreendedor e Desempenho Organizacional. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil.

Hall, R. J. (2015). Análise Econômica da Competitividade das Empresas do Agronegócio dos Principais Países Produtores Agrícolas por Meio da Resource-advantage Theory. Tese de Doutorado, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil.

Heredia, B., Palmeira, M. & Leite, S. P. (2010). Sociedade e economia do "agronegócio" no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 25,159-176.

Hofer, E., Pacheco, V., Souza, A. & Protil, R. M. (2011). A relevância do controle contábil para o desenvolvimento do agronegócio em pequenas e médias propriedades rurais. Revista Contabilidade e Controladoria, 3(1).

Kitchenham, B. (2004). Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, 33, 1-26.

Lourenço, G. M., & Romero, M. (2002). Indicadores econômicos. FAE Business School. Economia empresarial. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, 27-41.

Lunas, A. L. (2014). Benefício Econômico Do Bagaço De Cana-De-Açúcar: Um Estudo No Setor Sucroenergético Do Sudoeste Goiano. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Machado, M. J. C. (2016). Formas de Mensuração X Stewardship: Implicações nos Ativos Biológicos. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Mendes Neto, E. B. (2015). Evolução e Distribuição de Riqueza da Cultura de Soja nas Principais Regiões Produtoras no Brasil. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J. & Altman, D. G. (2009). Reprint-preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Physical Therapy, 89(9), 873-880.

Oliveira, A. G. (2014). Controladoria Em Empresas Familiares Brasileiras: Um Estudo Em Uma Organização Do Agronegócio Do Estado De Mato Grosso. Dissertação de Mestrado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, SP, Brasil.

Oliveira, K. G. (2016). Efeito dos Fatores Climáticos no Comportamento dos Custos de Produção da Soja: Um Estudo nas Principais Cidades Produtoras Brasileiras no Período de 2005 a 2015. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Pereira, N. A. (2014). Avaliação da Eficiência das Principais Regiões Produtoras de Cana-de-Açúcar por Meio da Análise Envoltória de Dados (DEA). Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Pinheiro Junior, L. P., & Bispo, L. G. (2019). O Agronegócio no Brasil: Uma análise sobre a relevância do agronegócio para o cenário econômico do país (2011 a 2016). Revista de Administração de Roraima, 9(2), 265-286.

Pinto, A. K. (2014). A Relação entre a Riqueza Criada e o Desempenho Econômico-financeiro das Cooperativas Agropecuárias Brasileiras. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Piva, R. S. (2013). As Práticas de Controladoria nas Maiores Sociedades Cooperativas Agroindustriais do Estado do Paraná. Dissertação de Mestrado, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, SP, Brasil.

Rego, J. M.; Marques, R. M. (2006). Economia brasileira. José Márcio Rego e Rosa Maria Marques (orgs.); Antônio Correa de Lacerda; João Ildebrando Bocchi; José Márcio Rego; Maria Angélica Borges; Rosa Maria Marques; São Paulo: Saraiva.

Santana, O. T. O. (2018). Relação entre o Comportamento de Indicadores Econômico-financeiros do Agronegócio com a Variação de Índices Econômicos. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Santos Neto, E. M. (2016). Grau de Alinhamento do Sistema de Informação de Custos com os Objetivos Empresariais: Um Estudo de Caso em uma Empresa do Agronegócio Paraibano. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Santos, I. O. (2017). Avaliação da Eficiência na Produção de Arroz no Brasil: Uma Aplicação da Análise Envoltória de Dados. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Santos, P. V. S., & Araújo, M. A. (2017). A importância da inovação aplicada ao agronegócio: uma revisão. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, 5(7), 31-47.

Schwans, A. (2008). Práticas de Orçamento de Capital: Um Estudo Empírico nas Cooperativas Agropecuárias Paranaenses. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Silva, M. B. (2016). A Contribuição do Controller como Business Partner: Sistematização de Atividades sob a Ótica do Sistema de Gestão do Desempenho. Dissertação de Mestrado, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Silva, T. B. J. (2020). Interface entre Utilidades do Orçamento Com as Capacidades Dinâmicas e Desempenho Organizacional. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Silveira, C. (2015). Geração e Distribuição de Riqueza da Cultura do Milho nas Principais Cidades Produtoras do Brasil. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil.

Silveira, V. C., Prates, N. O., Eduardo, A. S., Ribeiro, J. S. & Chaebo, G. (2018). Estudo da Produção Científica da Temática de Impactos Ambientais Relacionados ao Agronegócio Brasileiro. Anais do Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN).

Souza Junior, M. L., Castro, N. R., Gilio, L., Morais, A. C. D. P., Sant, G. & Barros, A. C. (2020). Mercado de trabalho do agronegócio no centro-oeste: a importância do setor para o dinamismo regional. Revista de Economia e Agronegócio, 18(1), 1-20.

Stefanelo, E. L. (2002). Agronegócio brasileiro: propostas e tendências. Revista FAE Business, 3, 10-13.

Vaccari, C. (2017). Viabilidade de Importação de Milho do Paraguai ao Brasil como Insumo à Agroindústria do Oeste Catarinense. Dissertação de Mestrado, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil.

Publicado
2022-04-08
Seção
Artigos