ESTILO GERENCIAL E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM EMPRESÁRIOS JUNIORES

Palavras-chave: Estilo Gerencial, Oportunidades de Aprendizagem., Empresários Juniores

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em verificar a relação entre o Estilo Gerencial e a Percepção de Oportunidades de Aprendizagem segundo a ótica dos empresários juniores do Rio Grande do Sul. Realizou-se uma pesquisa descritiva do tipo survey, valendo-se de metodologias quantitativas. A coleta de dados ocorreu com membros das Empresas Júniores do Rio Grande do Sul e a análise foi efetivada com o apoio do software SPSS, por meio da Análise Fatorial Exploratória e do coeficiente de Correlação de Pearson. Os principais resultados expõem uma correlação entre o estilo gerencial e a percepção de oportunidades de aprendizagem. Atenta-se para a relação existente entre a dimensão “Treinamento e Desenvolvimento” e “Situacional”. Percebe-se que quanto mais o líder conhece sua equipe (situacional), mais ele tende a manifestar, a identificar e proporcionar Treinamentos e Desenvolvimento. Como contribuições práticas percebe-se que as empresas juniores proporcionam um ambiente de constante aprendizado. O líder tem um papel importante nesse processo, visto que o líder pode facilitar a aprendizagem dos indivíduos. Quanto a teoria, esse estudo avança ao apresentar discussões e evidencias empíricas a respeito do Estilo Gerencial e as Percepções de Oportunidades de Aprendizagem nas empresas juniores, visto que não foram encontrados estudos semelhantes.

Biografia do Autor

Bárbara Parnov Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria.

Roger da Silva Wegner, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado
2021-12-21
Seção
Artigos