Licenciaturas Parceladas: um estudo sobre a formação de professores que ensinavam Matemática

  • KATIA GUERCHI GONZALES Anhanguera - Uniderp
  • Antônio Vicente Marafioti Garnica Unesp - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"
Palavras-chave: Hermenêutica de Profundidade, Licenciaturas Parceladas, História Oral, Mato Grosso do Sul

Resumo

Resumo: O objetivo principal deste artigo é apresentar sinteticamente uma pesquisa que teve como tema a criação e o desenvolvimento das chamadas Licenciaturas Parceladas, cujo foco principal era a formação de professores de matemática em Mato Grosso do Sul - Brasil. Tais cursos foram oferecidos pela Universidade Estadual de Mato Grosso - UEMT- e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, respectivamente nos anos 70 e 90. Observações quanto o tratamento metodológico, dado pela História Oral e a Hermenêutica da Profundidade de Thompson, também são feitas. Do processo analítico emergem algumas características particulares do contexto regional e as deficiências e urgências que caracterizam esses cursos.

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Publicado
2019-02-26
Como Citar
GONZALES, K. G.; GARNICA, A. V. M. Licenciaturas Parceladas: um estudo sobre a formação de professores que ensinavam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 26 fev. 2019.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)