https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/issue/feedDesafio Online2025-05-06T19:32:41+00:00Wilson Ravelli Elizeu Macieldesafioonline@ufms.brOpen Journal Systems<p><strong>ISSN 2317-949X (online)</strong></p> <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista Desafio Online</strong> é uma publicação quadrimestral de livre acesso editada pela <a href="https://esan.ufms.br/">Escola de Administração e Negócios</a> da <a href="https://www.ufms.br/" target="_blank" rel="noopener">Universidade Federal de Mato Grosso do Sul</a> e tem como missão ser uma fonte de pesquisa e disseminação do conhecimento para as comunidades acadêmica e gerencial das áreas de Administração, Ciências Contábeis e Economia. A Revista Desafio Online publica trabalhos originais inéditos. A revista não cobra dos autores taxas referentes à submissão de artigo (submission charges). A revista não cobra dos autores taxas referentes ao processamento de artigo (APC). Todos os artigos publicados nesta revista também podem ser encontrados: SPELL – Scientific Periodicals Electronic Library, GoogleSchoolar, Latindex, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Dialnet.</p> <address> </address>https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/23266Sumário e Expediente2025-05-05T12:25:03+00:00Wilson Ravelllidesafioonline@ufms.br2025-05-05T12:19:28+00:00Copyright (c) 2025 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/18988O BEM-ESTAR NAS MÍDIAS SOCIAIS: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA ORIENTAÇÃO EUDAIMÔNICA A PARTIR DA RELIGIÃO2025-05-06T19:32:41+00:00Herlane Pazherlanepaz@hotmail.comMaura Carneiro Maldonado Mousinhoprofmauramaldonado@gmail.comAllan Carlos Alvesallan@servidor.uepb.edu.brRenata Francisco Baldanzarenatabaldanza@gmail.com<p>No marketing, a religião tem sido amplamente estudada no contexto da segmentação do mercado, levando em consideração a relação entre religião e o consumo nas mídias sociais. O presente estudo teve como objetivo compreender qual é a relação entre o consumo de conteúdo religioso em mídias sociais e o bem-estar eudaimônico dos indivíduos, levando em consideração variáveis demográficas e o impacto nas relações sociais. A investigação utilizou o método <em>survey</em>, com coleta de dados por intermédio de um questionário online autoadministrado através da ferramenta do Google Forms e encaminhado para whatsapp dos grupos de seguidores do canal religioso, resultando em 169 participantes. A maioria dos participantes utiliza redes sociais para consumo de conteúdo religioso, associado a sentimentos de paz e tranquilidade. Conclui-se que existem diferenças significativas em bem-estar eudaimônico foram observadas em relação a gênero e estado civil. A constatação de que a maioria dos participantes utiliza mídias sociais, para o consumo de conteúdo religioso, associado a sentimentos positivos de paz e tranquilidade, sugere que gestores devem considerar a relevância dessas plataformas como veículos eficazes e investir em estratégias de marketing digital direcionadas a essas plataformas, com foco na criação de conteúdo que promova reflexão, paz espiritual e educação religiosa.</p>2024-12-10T15:25:13+00:00Copyright (c) 2024 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19264COMPREHENDING CONSUMER SOCIAL REPRESENTATIONS OF LABORATORY GROWN MEAT2025-05-06T19:32:41+00:00Maurilio Barbosa de Oliveira da Silvabarbosamaurilio@hotmail.comChristiano França da Cunhachfcunha@unicamp.brMylena Neres Nunesmylenaneres@hotmail.comYuri Silveira Durãesduraes.yuri@gmail.com<p>This study explores the intriguing realm of public perceptions concerning lab-grown meat. By employing sentiment analysis on Facebook posts, the research provides a comprehensive view of public sentiments. Notably, the findings unveil a dominant positive attitude towards lab-grown meat, particularly highlighting its prospective environmental benefits and the potential to reduce animal suffering. Yet, a considerable number of responses voiced concerns, touching upon aspects like health implications, ethical considerations, and possible unforeseen risks associated with this emerging food technology. Among the array of opinions, the most optimistic comments expressed a fervent hope that such advancements might lead to enhanced meat quality while simultaneously reducing the demand for conventionally sourced meat. To achieve these insights, the study meticulously analyzed various metrics, such as reactions, comments, and shares on the posts. This approach allowed for a more holistic understanding of the depth and breadth of public interest and sentiment on the topic. In essence, this research not only offers a timely and insightful snapshot of societal responses to lab-grown meat but also plays a crucial role in deepening academic and societal discussions about alternative and sustainable protein sources.</p>2024-12-10T15:27:09+00:00Copyright (c) 2024 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19486ESTUDOS SOBRE LEAN MANUFACTURING NO AGRONEGÓCIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA2025-05-06T19:32:41+00:00Cassiomar Rodrigues Lopescassiomar.lopes@ifg.edu.brJose Elenilson Cruzjose.cruz@ifb.edu.brPaulo Henrique Dos Santospaulo.santos1@ifg.edu.br<p>Embora o agronegócio seja um importante segmento da economia brasileira, permeado por variados e distintos sistemas produtivos, poucos são os estudos que investigam técnicas e ferramentas do Lean Manufacturing em suas atividades. Este estudo teve por objetivo mapear as pesquisas publicadas no período de 2018 a 2022 sobre o tema <em>Lean</em>, realizadas no contexto de atividades do agronegócio, identificando seus principais resultados e possíveis lacunas de pesquisas. Utilizando-se de protocolo específico de revisão sistemática de literatura e de buscas na base de dados Scopus por artigos empíricos e teóricos em inglês e português, identificou-se inicialmente 53 trabalhos. No entanto, excluiu-se 47 artigos por não abordarem aplicações do Lean no agronegócio. Os seis estudos constituintes da amostra final, na maioria foram realizados na forma de estudos de casos, com abordagem qualitativa e quantitativa. Apesar de exploradas, aplicações ferramentas do <em>Lean</em> no agronegócio apresentam resultados significativos que contribuem para a eliminação de desperdícios, a melhoria da eficiência produtiva, a qualidade de produtos e a melhoria na ergonomia do trabalhador. Os caminhos para futura pesquisas passam por replicações de estudos aqui analisados e pela realização de estudos longitudinais de caráter intervencionistas para aplicação das técnicas <em>Lean</em> mais comuns nesse segmento, como Fluxo contínuo, Kaizen, Gestão da Qualidade Total, <em>Poka Yoke</em>, Trabalho padronizado, <em>Pull Production</em> e <em>Supply Chain Integration</em>.</p>2024-12-10T15:28:08+00:00Copyright (c) 2024 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19491“POSSO VER, MAS NÃO POSSO TOCAR”: O LABIRINTO DE CRISTAL E AS DIFICULDADES PROFISSIONAIS DAS MULHERES NAS ORGANIZAÇÕES2025-05-06T19:32:41+00:00Marcília Albuquerque Telesmarciliatelesa@gmail.comRafael Fernandes de Mesquitarafael.fernandes@ifpi.edu.brAdriana Kirley Santiago Monteiroadrianakirley@gmail.comLívia Tamires Oliveira Conor Sallesliviaconor@gmail.comElane dos Santos Silva Barrosoelane.silva@ifpi.edu.br<p>A conquista de espaços pelas mulheres na sociedade é marcada por obstáculos, especialmente no contexto das organizações. Estes obstáculos são nomeados como Labirinto de Cristal, que são barreiras que as mulheres enfrentam na vida pessoal, acadêmica e/ou laboral, impedindo-as de ocuparem determinados níveis nas organizações e sociedade. Dessa forma, o presente estudo realizou uma revisão narrativa para identificar as produções acadêmicas que tratam do termo Labirinto de Cristal nos últimos cinco anos (2018-2023), visando caracterizar as principais dificuldades que as mulheres enfrentam nas organizações. Foram encontrados 243 trabalhos no recorte temporal que, após aplicados os filtros de refinamento e enquadramento de acordo com o objetivo da pesquisa, resultaram em 16 artigos para as análises e discussões dos resultados. Realizou-se a exposição das barreiras encontradas e como foram discutidas ao longo dos textos, em que se sobressaíram as discussões acerca das barreiras de entrada, permanência e crescimento nas organizações sob a ótica do Labirinto de Cristal, os estereótipos de gênero, refletidos através de posições e cargos de homens e mulheres e a sub-representação feminina nesses locais. Apesar da presença maior das mulheres nas organizações, elas ainda passam por muitas dificuldades para conseguir permanecer ou ascender nas organizações.</p>2024-12-10T18:22:13+00:00Copyright (c) 2024 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19504PRINCÍPIOS GLOBAIS DE CONTABILIDADE GERENCIAL: UM ESTUDO SOBRE A ÓTICA DOS GESTORES E PROFISSIONAIS DA ÁREA 2025-05-06T19:32:40+00:00Sheyla Raquel de Araújo Alvessheylaaraujo58@gmail.comVera Lúcia Cruzvera.cruz@ccsa.ufpb.brLuiz Antonio Felix Júniorluizantoniofelixjunior@gmail.comAnderson Gois Marques da Cunhaagmcunha10@hotmail.comVitória Cássia Oliveira Gomes da Silvavitoria.gomes@academico.ufpb.br<p>O objetivo deste estudo é o conhecimento e a aplicação prática dos Princípios Globais de Contabilidade Gerencial (PGCG) na perspectiva dos gestores e profissionais responsáveis pela produção de informações nas organizações. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem quantitativa e descritiva. Foi realizado um levantamento por meio de questionário semiestruturado aplicado a profissionais da área de contabilidade gerencial ativos no LinkedIn, com base em Miranda (2010). Utilizou-se a técnica de amostragem não probabilística para a seleção dos participantes. Os resultados indicaram que mais de dois terços dos entrevistados conhecem ou já ouviram falar dos PGCG, e a maioria aplicou algumas das práticas recomendadas. No entanto, menos de um terço utiliza esses princípios de forma contínua. As práticas mais aplicadas foram as relacionadas aos princípios de relevância e confiabilidade, destacando-se nas áreas de avaliação de investimentos e gestão de controle. O estudo contribui academicamente ao discutir o conhecimento e a aplicação dos PGCG com base em dados empíricos, evidenciando que as práticas recomendadas melhoram as informações contábeis gerenciais e o desenvolvimento de competências dos profissionais. Conclui-se que a aplicação prática dos princípios é mais comum do que o conhecimento teórico sobre eles entre os profissionais.</p>2024-12-10T18:23:16+00:00Copyright (c) 2024 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19616AGRICULTURA DE PRECISÃO E NOVAS TECNOLOGIAS: IMPACTOS E DESAFIOS NO SETOR SUCROENERGÉTICO2025-05-06T19:32:40+00:00Silvia Angélica Domingues de Carvalhosilvia.carvalho@unesp.brAna Carolina Fidelis Fonsecaana.c.fonseca@unesp.br<p>O objetivo geral deste estudo foi discutir a absorção e a difusão da agricultura de precisão no setor sucroenergético e, para isso, foi dividido em dois objetivos específicos: 1. compreender os impactos econômicos, sociais e ambientais que esse conjunto de tecnologias têm causado; 2. identificar as dificuldades encontradas pelos produtores na sua implantação e uso. A metodologia foi pautada em revisão sistemática de literatura, pesquisa teórico-exploratória e dados secundários. Os resultados indicaram que a agricultura de precisão trouxe impactos econômicos positivos como a redução de custos, precisão na tomada de decisão e melhor gerenciamento da propriedade, uniformidade no manejo e menor utilização de insumos. Os potenciais impactos sociais foram identificados nos níveis de instrução educacional, devido ao baixo investimento em capacitação dos funcionários, a tecnologia acaba não sendo utilizada de forma adequada. Também foi constatada a diminuição dos impactos negativos ao meio ambiente envolvendo menor contaminação do ambiente, repercutindo na redução no aquecimento global, diminuição da compactação do solo e menor esgotamento fóssil. As dificuldades principais identificadas para a implantação da agricultura de precisão foram os altos custos da tecnologia e dos serviços terceirizados, além da falta de mão-de-obra capacitada para operá-las.</p>2024-12-10T18:25:30+00:00Copyright (c) 2024 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19652METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO2025-05-06T19:32:40+00:00Victória Beatriz Lessa Rosolemlessavictoria90@gmail.comPatricia Franzonipatriciafranzoni@furg.brGabrielle Barcellos Martinspatricia.franzoni@universo.univates.br<p>Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a investigar como a utilização de metodologias ativas, associada a tecnologias digitais, no ensino de História do Pensamento Econômico pode promover a aprendizagem em graduandos de Ciências Econômicas, de uma Universidade pública (RS, Brasil). A adoção de metodologias diferenciadas no ensino de disciplinas teóricas de Economia proporciona aos estudantes a vivência de novas experiências, motivando-os a uma participação mais ativa. O estudo aborda a aprendizagem dos estudantes, em duas turmas de História do Pensamento Econômico, durante o período de distanciamento social frente à pandemia <em>Covid-19</em>, conforme o calendário emergencial estabelecido pela Universidade, que teve início no primeiro semestre letivo de 2021 (junho/setembro) e encerrando-se no segundo semestre de 2021 (novembro/2021 a fevereiro/2022). Os dados foram coletados através de questionários online relativos à aprendizagem de cada tarefa e resoluções das atividades postadas em ambiente virtual. Em relação aos dados emergentes, estes foram analisados mediante a aplicação da Análise Textual Discursiva e agrupados em quatro categorias: manifestação de aprendizagem, análise das dificuldades, estratégias de resolução e ferramentas utilizadas. O estudo conclui que as atividades desenvolvidas foram produtivas, possibilitando um maior envolvimento dos alunos, no qual foi possível desenvolver interesse pela pesquisa, criatividade, pensamento crítico e outros benefícios que foram essenciais para a aprendizagem dos conteúdos.</p>2024-12-10T18:26:38+00:00Copyright (c) 2024 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19943PASSANDO O TEMPO ONLINE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O ESTÁGIO DE FLORESCIMENTO DO CYBERLOAFING2025-05-06T19:32:40+00:00Fernando Araújo Brazfernandoaraujobraz@gmail.comEliete dos Reis Lehnharteliete.lehnhart@ufsm.brDebora Bobsindeborabobsin@gmail.com<p>O presente estudo tem como objetivo examinar como se desenvolveu o tema <em>Cyberloafing</em> no período de 2014 a 2023. Para tal foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), onde se buscou construir um banco de dados a partir das bases da Scopus e <em>Web of Science</em>. Esta coleta seguiu os parâmetros utilizados pelo estudo realizado anteriormente por Wu, Song, Ugrin, Liu e Zhu (2021), com as strings de busca e objetivando verificar a fase de florescimento da temática do <em>Cyberloafing</em>. Ao final da busca e filtragem dos estudos, obteve-se um total de 90 artigos, onde posteriormente foram incluídos mais 8 artigos devido à necessidade de uma melhor compreensão dos dados. Assim, verificou-se que a temática abordada, atualmente, é constituída pela busca de compreender sobre os antecedentes do <em>Cyberloafing</em>, bem como sua prática para realizar micro pausas durante o horário de trabalho para diminuir o tédio e o estresse, além do <em>Cyberloafing</em> no local de trabalho e na sala de aula. Por fim, é possível afirmar que a autora Vivien Lim continua sendo a principal pesquisadora sobre o tema e seus artigos do início dos anos 2000 são os mais citados que definem e conceituam a prática do <em>Cyberloafing</em>.</p>2024-12-10T18:27:42+00:00Copyright (c) 2024 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/20009A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E A FORMAÇÃO DE GESTORES NO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO NO ESTADO DA BAHIA (SESC-BAHIA)2025-05-06T19:32:40+00:00Matheus Jonata Pereira de Souza matheusjonata@hotmail.comJader Cristino de Souza Silvasouzajader@gmail.comMárcio Santos Sampaiomarcio_sampaio1@hotmail.com<p>O propósito deste artigo foi investigar como ocorre a aprendizagem organizacional e a formação de gestores no Serviço Social do Comércio no Estado da Bahia (SESC-Bahia). Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, tendo sido realizadas 18 entrevistas com os gestores do SESC-Bahia. Utilizou-se do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) como método de tabulação, organização e análise do material empírico. A partir dos discursos dos respondentes, emergiram quatro novas modalidades de aprendizagem de caráter sociointeracionista, além disso surgiram outras cinco já referendadas pela literatura para explicar como se formam os gestores do SESC-Bahia. Neste sentido, os resultados sugerem que o processo de formação de gestores no SESC-Bahia é marcadamente: a) alicerçado numa abordagem socio prática; b) híbrido; c) diverso e d) original. Complementarmente, este trabalho buscou abrir caminhos para novas compreensões e <em>insights</em> sobre estratégias mais eficazes e transformadoras ao desenvolvimento de gestores no âmbito das organizações paraestatais e em outros contextos, confirmando em parte a literatura sobre o assunto, bem como trazendo novas contribuições e implicações.</p>2024-12-10T18:29:06+00:00Copyright (c) 2024 Desafio Online