https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/issue/feed Desafio Online 2024-09-18T13:21:11+00:00 Arthur Caldeira Sanches desafioonline@ufms.br Open Journal Systems <p><strong>ISSN 2317-949X (online)</strong></p> <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista Desafio Online</strong> é uma publicação quadrimestral de livre acesso&nbsp;editada pela <a href="https://esan.ufms.br/">Escola de Administração e Negócios</a> da&nbsp;<a href="https://www.ufms.br/" target="_blank" rel="noopener">Universidade Federal de Mato Grosso do Sul</a> e tem como missão ser uma fonte de pesquisa e disseminação do conhecimento para as comunidades acadêmica e gerencial das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Economia. A Revista Desafio Online publica trabalhos originais inéditos. A revista não cobra dos autores taxas referentes à submissão de artigo (submission charges). A revista não cobra dos autores taxas referentes ao processamento de artigo (APC). Todos os artigos publicados nesta revista também podem ser encontrados: SPELL – Scientific Periodicals Electronic Library, GoogleSchoolar, Latindex, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Dialnet.</p> <address>&nbsp;</address> https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/21848 Sumário e Expediente 2024-09-07T20:47:06+00:00 Wilson Ravellli desafioonline@ufms.br 2024-08-29T14:04:33+00:00 Copyright (c) 2024 Desafio Online https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/20146 A RELAÇÃO ENTRE MODELOS DE NEGÓCIOS E CAPACIDADE INOVATIVA NAS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO DA LITERATURA 2024-09-18T13:17:19+00:00 Thiago Victor Silva thiago.victor@ufu.br Janaina Maria Bueno janaina.bueno@ufu.br Carlos Roberto Domingues carlos.domingues@ufu.br Luis Carlos Padrão padrao@ufu.br <p>A literatura aponta que empresas que possuem modelos de negócios disruptivos são aquelas que conseguem se posicionar de maneira diferenciada em seus distintos mercados por meio da criação de valor para seus clientes obtendo, assim, vantagens competitivas. A criação e a manutenção da vantagem competitiva demandam por estratégias inovadoras que, por sua vez, estão ancoradas na capacidade inovativa de cada organização. No entanto, não foram localizadas revisões de literatura em bases acadêmicas nacionais ou internacionais que relacionassem os temas ‘modelos de negócios’ e ‘capacidade inovativa’ na área de gestão. Deste modo, o objetivo com este estudo é mapear e analisar a produção científica internacional da área de gestão sobre os temas associados Modelos de Negócios e Capacidade Inovativa, combinando uma revisão bibliométrica com revisão integrativa de artigos publicados, entre 2013 e 2022, na base Web of Science. Foram analisados 57 artigos na revisão bibliométrica e 14 na revisão integrativa e os resultados apontam para uma conexão ainda recente entre os temas e os estudos encontrados focam na dinâmica do processo de inovação nas organizações e em conceitos como a inovação aberta, tratando os componentes de modelos de negócios de forma complementar.</p> 2024-07-24T15:18:38+00:00 Copyright (c) 2024 Desafio Online https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/18986 MENSURAÇÃO DE VALOR PÓS INSTALAÇÃO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS: MÚLTIPLOS CASOS SOB A PERSPECTIVA DA ECONOMIA DOS CUSTOS DE MENSURAÇÃO 2024-09-18T13:17:33+00:00 Cristian Winkelmann crisdws1@outlook.com Eliana Cunico elianacunico@gmail.com Silvana Anita Walter silvanaanita.walter@gmail.com <p>Este artigo se propôs a analisar de que forma os clientes que investiram em energia fotovoltaica avaliam a viabilidade do investimento e como realizam a mensuração de valor dos resultados obtidos. Teoricamente se ampara na Economia dos Custos de Mensuração (ECM) e, empiricamente, os dados são provenientes de três propriedades distintas dentro da mesma região do oeste do Paraná, sendo uma comercial, uma rural e uma residencial. A ECM afirma que um ativo possui diversos atributos e estes geram custos de mensuração. A pesquisa de natureza qualitativa, teve sua coleta de dados por meio de entrevistas e análise documental. Na análise dos resultados, são observadas as expectativas dos clientes antes da instalação dos equipamentos e a forma como mensuraram o retorno sobre o investimento, além das análises de Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e <em>Payback</em> Descontado sobre as faturas de energia elétrica. Conclui-se que o artigo contribui para o avanço da discussão teórica a respeito de mensuração de valor, uma vez que se utiliza de maneira combinada de indicadores quantitativos para avaliar viabilidade por meio das técnicas de orçamento de capital e, complementa essa analise, a partir da consideração de outros aspectos da mensuração de valor presentes na ECM, tais como a natureza dos atributos do ativo, a garantia da marca, a reputação da empresa, o direito legal e o direito econômico envolvidos na transação.</p> 2024-07-24T15:40:38+00:00 Copyright (c) 2024 Desafio Online https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19326 ESTRATÉGIA CORPORATIVA DE CRESCIMENTO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: ESTUDO DE CASO DO GRUPO ECONÔMICO ITAÚSA S.A. 2024-09-18T13:17:45+00:00 Elizangela Maria Menegon elizangela.menegon@unochapeco.edu.br JULIANO DANILO SPULDARO juliano.spuldaro@unoesc.edu.br <p>A transformação digital do setor financeiro prevê mudança nos modelos de negócios. Compreender quais estratégias corporativas de crescimento adotadas durante este processo para potencializar o desempenho faz-se necessário. O objetivo do estudo é analisar quais combinações de estratégia corporativa de crescimento com transformação digital são necessárias ou suficientes para o desempenho superior de um grupo econômico do setor financeiro em um período de 10 anos. Trata-se de uma pesquisa explicativa, qualitativa, caracterizada como estudo de caso único longitudinal. Dados coletados na Base de dados EMIS, site da B3, de Relação com Investidores e na base de dados Economática, entre 2011 a 2020. Como técnica de análise de dados, utilizou-se a QCA – <em>Qualitative Comparative Analysis</em>. Principais resultados, pode-se notar que a transformação digital não produz resultados superiores sem estar alinhada com a estratégia corporativa de crescimento. Para que o desempenho superior seja alcançado, deve haver a presença de uma estratégia corporativa de crescimento de diversificação com transformação digital. Este estudo contribui para as temáticas de transformação digital e estratégia corporativa de crescimento mostrando evidências a respeito das condições em que a combinação deles produz desempenho superior, mostra ser possível combinar estudo de caso com QCA em uma perspectiva de tempo alongada.</p> 2024-07-24T15:42:03+00:00 Copyright (c) 2024 Desafio Online https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19475 INDICADORES DE GOVERNANÇA E A COMERCIALIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL 2024-09-18T13:17:57+00:00 Barbara Kuenka barbarakuenka@gmail.com Ednaldo Michellon emichellon@uem.br <p>O Brasil é o maior destino para agrotóxicos proibidos na União Europeia e na América do Norte.</p> <p>Estudos apontam para a relação entre governança e melhora de indicadores socioeconômicos, mas pouco se explora seu relacionamento com a venda de defensivos agrícolas. O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre a comercialização de agrotóxicos no Brasil e a qualidade dos índices de governança das instituições brasileiras no período 2002-2020. Analisou-se o Brasil, a nível agregado, por 21 anos (n=21). Estimou-se um modelo de vetor autorregressivo (VAR) para analisar a interdependência entre o montante comercializado de agrotóxicos e os índices de eficiência governamental e qualidade regulatória no Brasil. Dados sobre a comercialização de agrotóxicos foram coletados junto à base do Ibama. Os índices de governança utilizados foram os de eficiência governamental e qualidade regulatória, ambos calculados pelo Banco Mundial. Resultados indicaram que melhores índices de eficiência do governo no passado recente estiveram associados a menores volumes de comercialização de agrotóxicos no presente. O volume de vendas de agrotóxicos no passado recente esteve associado à piora do índice de qualidade regulatória contemporânea. Estes achados sugerem que a participação e a regulação governamentais são relevantes em explicar a venda de venenos no Brasil.</p> 2024-07-24T15:43:37+00:00 Copyright (c) 2024 Desafio Online https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19523 IMPACTOS DO PROGRAMA DE PARCERIA DE INVESTIMENTOS (PPI) NA LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO DA SOJA BRASILEIRA 2024-09-18T13:18:09+00:00 Mayara Fernanda Franscisco m241972@dac.unicamp.br Matheus Melo de Souza matheuusmelodesouza@gmail.com Andréa Leda Ramos de Oliveira aleda@unicamp.br <p>Nas últimas safras a região Centro-oeste se consolidou como o maior produtor e exportador de soja. Apesar da importância significativa desta atividade para a economia nacional, ainda há pouco investimento público em infraestrutura para o escoamento de grãos. Neste sentido, programas como Programa de Parceria de Investimento (PPI) podem ser ferramentas para a promoção da melhoria na cadeia de suprimentos agrícolas para exportação. Isto posto, o objetivo desta pesquisa foi o desenvolvimento de um sistema de avaliação de desempenho para classificar os projetos de infraestrutura logística de exportação da soja no âmbito do PPI. Para tanto, foi utilizado o método de análise multicritério Análise Hierárquica de Processos (AHP), para avaliar os principais atributos de projetos logísticos e ranqueá-los considerando aspectos econômicos, operacionais e ambientais. Os resultados indicaram que a ferrovia Ferrogrão (EF-107) é mais prioritária, tendo em vista sua potencial promoção da intermodalidade na região Centro-Norte do país. Este projeto é o mais indicado para o deslocamento de commodities &nbsp;por longas distâncias, pois promovem menor custo logístico, economia de escala e menor impacto ambiental. Além disso, contribui para o estabelecimento de uma matriz de transporte mais equilibrada para a movimentação de cargas.</p> 2024-07-24T15:47:09+00:00 Copyright (c) 2024 Desafio Online https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19527 ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL NO SECRETARIADO REMOTO: UMA NETNOGRAFIA NO INSTAGRAM 2024-09-18T13:18:21+00:00 Maria Luisa Cotta maria.l.cotta@ufv.br Mariana de Freitas Coelho marifcoelho@gmail.com Carolina Andrea Gomez Winkler Sudré carolina.sudre@ufpr.br <p>Este artigo tem o objetivo de compreender como o secretariado remoto utiliza de ferramentas de marketing digital como estratégia de engajamento no Instagram. Utilizou-se de uma pesquisa qualitativa e netnográfica, com observação participante e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa deu-se em cinco etapas, com dados coletados nas contas do Instagram de quatro secretárias diariamente. Os dados avaliados são do <em>feed </em>e dos <em>stories</em> das secretárias, que foram acompanhadas por um mês, entre o dia 1º de setembro a 30 de setembro de 2020. A netnografia também contou com entrevistas às secretárias, realizadas por meio de plataformas <em>online</em>. Foi possível entender as estratégias utilizadas no Instagram pelas secretárias, a fim de promover o seu trabalho para crescer na rede, prospectar e fidelizar clientes e seguidores. Como principal resultado, percebeu-se que cada uma utiliza de diferentes estratégias, mas há semelhanças entre elas. Dentre elas, a utilização de uma identidade visual para padronizar e harmonizar o seu conteúdo, o uso de depoimentos de clientes a fim de gerar credibilidade ao seu trabalho, e o uso de <em>hashtags </em>e <em>call to action</em>, que, no marketing, consiste em um convite ao público para realizar uma ação.</p> 2024-07-24T15:48:15+00:00 Copyright (c) 2024 Desafio Online https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19641 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 2024-09-18T13:18:35+00:00 Moabe Santos de Souza moabessouza1@gmail.com Lucila Moura Ramos Vasconcelos lucilamoura@yahoo.com.br João Pedro Oliveira da Silva o.joaopedrosilva@gmail.com <p>A pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo no setor educacional, levando a uma transição para o ensino remoto e afetando a qualidade de vida dos professores. Este estudo teve como objetivo compreender a percepção dos professores sobre a qualidade de vida no trabalho durante a pandemia. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, envolveu a análise de conteúdo de entrevistas. Três categorias foram examinadas: os novos modelos de ensino, as condições de trabalho dos professores e o uso de tecnologias de informação e comunicação em sala de aula. Os resultados revelaram que o ensino remoto, embora uma solução emergencial, não atendeu às necessidades da educação básica e aumentou o estresse dos professores. No entanto, destacou-se que a tecnologia desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, embora o investimento ainda seja limitado. Além disso, ficou evidente que o ambiente escolar muitas vezes negligencia o bem-estar dos professores, que são o ativo mais importante da instituição. Portanto, é fundamental fornecer apoio e cuidado aos professores para promover motivação e satisfação no trabalho.</p> 2024-07-24T15:49:09+00:00 Copyright (c) 2024 Desafio Online https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19715 OLHA DE NOVO! A PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE REBRANDING DA AVON BRASIL 2024-09-18T13:18:49+00:00 Waléria Pereira Camilo walpcamilo@gmail.com Laura Maria Aguiar Costa Laura.aguiar27@gmail.com Janayna Souto Leal leal.janayna@gmail.com Maura Carneiro Maldonado Mousinho profmauramaldonado@gmail.com <p>O estudo teve como objetivo analisar a percepção dos consumidores sobre os aspectos de <em>rebranding</em> realizados pela Avon Brasil. Metodologicamente, a partir de uma abordagem qualitativa, foi desenvolvida a coleta de dados sob intermédio da técnica visual (foto-elicitação), além de entrevistas individuais semiestruturadas com uma seleção de quinze consumidores da marca, culminando com o método analítico da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as estratégias de reposicionamento da marca foram eficazes e conseguiram ressignificar a percepção dos consumidores, sobretudo, em virtude do seu potencial de adaptação e valorização da beleza e diversidade humana. Além disso, a marca passou a ter maior destaque e, consequentemente, a atrair novos consumidores. Foi apurado também que a comunicação e divulgação dos produtos, interação com o público-alvo, abordagem da beleza, inclusão das minorias e valorização da diversidade humana foram itens determinantes para o seu sucesso. Acerca das contribuições acadêmicas destacam-se o olhar aprofundado e relacional do <em>branding</em>, <em>rebranding</em> e a percepção dos consumidores, além da aplicação do método de foto-elicitação, já nas contribuições práticas verifica-se a oferta de subsídios para que as empresas do mercado valorizem e obtenham um conhecimento pela ótica dos consumidores, alinhando seu posicionamento e estratégias de marketing ao perfil deles.</p> 2024-07-24T15:50:03+00:00 Copyright (c) 2024 Desafio Online https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/20012 COMPRA POR IMPULSO NO AMBIENTE ONLINE: UM ESTUDO COM FATORES COGNITIVOS, AFETIVOS E SOCIODEMOGRÁFICOS 2024-09-18T13:21:11+00:00 Mateus da Mata Melo mateus17mello@gmail.com Carlos Henrique Gomes Ferreira ferreira.carlosh2@gmail.com Thacyo Bruno Custódio de Morais thacyo.morais1@estudante.ufla.br Luiz Henrique de Barros Vilas Boas luiz.vilasboas@ufla.br <p>Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre os componentes cognitivos e afetivos da impulsividade e a compra por impulso online, bem como explorar a influência das características sociodemográficas dos consumidores nesse comportamento. Utilizando da abordagem teórica sobre compra impulsiva, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo e descritivo, com dados coletados por meio de questionários aplicados a consumidores de uma plataforma de compras online residentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os dados foram tabulados e analisados utilizando estatística descritiva, correlação e testes de diferença entre médias. Os resultados apontam para uma relação estatisticamente significativa entre a compra por impulso e os componentes cognitivos e afetivos da impulsividade. Não foram encontradas relações entre as variáveis sociodemográficas e a compra por impulso. O estudo revela a importância dos componentes cognitivos e afetivos nas compras por impulso em ambientes online e traz implicações para os negócios, pois suas estratégias devem considerar altos níveis de deliberação cognitiva e conscienciosidade dos consumidores e compreender o desejo irresistível de comprar como oportunidade a ser explorada.</p> 2024-07-24T15:50:55+00:00 Copyright (c) 2024 Desafio Online