https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/issue/feedDesafio Online2025-09-23T18:13:54+00:00Wilson Ravelli Elizeu Macieldesafioonline@ufms.brOpen Journal Systems<p><strong>ISSN 2317-949X (online)</strong></p> <p style="text-align: justify;">A <strong>Revista Desafio Online</strong> é uma publicação quadrimestral de livre acesso editada pela <a href="https://esan.ufms.br/">Escola de Administração e Negócios</a> da <a href="https://www.ufms.br/" target="_blank" rel="noopener">Universidade Federal de Mato Grosso do Sul</a> e tem como missão ser uma fonte de pesquisa e disseminação do conhecimento para as comunidades acadêmica e gerencial das áreas de Administração, Ciências Contábeis e Economia. A Revista Desafio Online publica trabalhos originais inéditos. A revista não cobra dos autores taxas referentes à submissão de artigo (submission charges). A revista não cobra dos autores taxas referentes ao processamento de artigo (APC). Todos os artigos publicados nesta revista também podem ser encontrados: SPELL – Scientific Periodicals Electronic Library, GoogleSchoolar, Latindex, Portal de Periódicos CAPES/MEC e Dialnet.</p> <address> </address>https://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/24208Sumário e Expediente2025-09-23T18:13:54+00:00Wilson Ravelllidesafioonline@ufms.br<p>Sumário e Expediente</p>2025-09-18T22:31:49+00:00Copyright (c) 2025 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19524ANÁLISE FINANCEIRA DOS CUSTOS TRIBUTÁRIOS E DA LUCRATIVIDADE NAS EMPRESAS DO SETOR DE UTILIDADE PÚBLICA LISTADAS NA B3 2025-09-23T18:13:54+00:00Lime Branco de Paiva Pessoalimeolivye@gmail.comHigo Inaldo da Silvahigo.inaldo.s@gmail.comCélio Beserra de Sácelio.beserra@yahoo.com.brAna Rosa Gomes Cunhaanacunha@asces.edu.br<p>O Brasil é um Estado fiscal, ou seja, a maior parte da arrecadação é proveniente da cobrança de tributos, os quais impactam a lucratividade e o desempenho financeiro das empresas. Nesse sentido, este artigo teve como objetivo realizar uma análise financeira dos custos tributários e da lucratividade nas empresas do setor de utilidade pública listadas na B3 durante o período de 2019 a 2021. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa descritiva e com abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados por meio de análise documental, especificamente demonstrações contábeis publicadas pelas empresas investigadas. Foram identificadas 76 empresas do setor de utilidade pública, chegando-se à amostra final de 51 empresas, uma vez que, 25 empresas foram excluídas da análise por não terem publicado as demonstrações no período completo. Os principais resultados apontam que no segmento de energia elétrica a lucratividade e a carga tributária apresentam resultados que vão de encontro entre os anos de 2019 e 2020 pois, enquanto houve diminuição da carga tributária, houve o aumento da lucratividade. Por outro lado, no segmento de água e saneamento a lucratividade e a carga tributária apresentaram índices convergentes entre 2019 e 2020, com diminuição no índice de lucratividade e também diminuição no índice de carga tributária. No segmento de gás identificou-se resultados opostos entre a lucratividade e a carga tributária obtida, uma vez que, entre 2019 e 2020 houve aumento da carga tributária e diminuição da lucratividade.</p>2025-05-02T19:34:24+00:00Copyright (c) 2025 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19725OUVIDORIA ESPECIALIZADA EM AÇÕES AFIRMATIVAS: INOVAÇÃO INSTITUCIONAL NO CONTEXTO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA2025-09-23T18:13:54+00:00Kátia dos Reis Gomeskatia.gomes@facc.ufjf.brNathália Couto de Freitasnathaliacoutodefreitas@gmail.comVirgílio Cézar da Silva e Oliveiravirgilio.oliveira@ufjf.br<p>Este artigo busca compreender, a partir da experiência singular da Universidade Federal de Juiz de Fora, o papel que pode ser desempenhado por uma ouvidoria especializada em ações afirmativas na universidade pública brasileira contemporânea. Para tanto, um estudo foi realizado por meio de entrevistas e pesquisa documental. Os resultados sugerem que configuração institucional, propósitos e rotinas da ouvidoria estão se colocando à serviço de demandas delicadas, identitárias, potencializadas pelo desequilíbrio de forças sociais e organizacionais. Constata-se que o papel a ser desempenhado pela ouvidoria especializada é de salvaguarda concreta e simbólica no combate às condutas avessas à diversidade na universidade.</p>2025-05-02T19:35:24+00:00Copyright (c) 2025 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/19995A CULTURA CAFEEIRA BRASILEIRA: A PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO FORMA DE INOVAÇÃO2025-09-23T18:13:54+00:00Silvia Cristina Vieira Gomestinavieiragomes@hotmail.com.brAdriana Carvalho Pinto Vieiradricpvieira@gmail.comAna Elisa Bressan Smith Lourenzaniana.lourenzani@unesp.brCristiane Hengler Corrêa Bernardocristiane.bernardo@unesp.br<p>A Propriedade Intelectual (PI) no Brasil possui normas regimentais vinculadas ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) que regulam as condições de registros, entre eles, os de Patentes e de Indicação Geográfica (IG), consideradas institutos jurídicos. A evolução tecnológica presente no agronegócio incentiva a evolução constante com tendência de promover a inovação, que precisa ser protegida, justificando a relevância das normas que regem as patentes e registros, como as IG. Neste contexto, o objetivo do estudo é verificar a importância da Propriedade Intelectual para incrementar a inovação o agronegócio brasileiro. Para tal, foi estabelecida a relação das Patentes e das IG com a inovação por meio da mensuração dos registros de IG na cadeia de café. Os resultados demonstram que a PI se destaca no agronegócio em razão do papel da inovação nos resultados no setor, seja na produção ou na valorização de produtos e serviços. Patentes e IG comprovaram forte vínculo com a inovação, pois promovem sua proteção e evitam ações oportunistas, visando soluções para atender as demandas no cenário dinâmico do agronegócio brasileiro. O dinamismo e a inovação da cafeicultura nacional visam atender a dinâmica da concorrência dos mercados agroindustriais e encontra-se entre os temas emergentes do agronegócio.</p>2025-05-02T19:36:14+00:00Copyright (c) 2025 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/20024A INOVAÇÃO E A PRODUTIVIDADE NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA PESQUISA DE CAMPO2025-09-23T18:13:54+00:00Rafael Mozart Silvarafael.mozart@ufrgs.br<p>As micro e pequenas empresas (MPEs) destacam-se e desempenham um papel importante na economia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) apoia essas organizações através do Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI). O objetivo geral da pesquisa foi analisar os resultados relacionados a aplicação da ferramenta Radar ALI e dos indicadores de produtividade em um conjunto de 101 MPEs localizadas no estado do Rio Grande do Sul, as quais foram atendidas durante o Ciclo 1 do Programa ALI. A metodologia utilizada neste trabalho, teve como base as atividades de campo e a coleta de dados e informações realizadas por um grupo de sete Agentes Locais de Inovação que atuaram junto as MPEs. Em relação à aplicação da ferramenta Radar ALI junto as MPEs pesquisadas, contata-se que de forma global houve uma variação positiva de 24,69%, considerando todas as dimensões da ferramenta e em relação ao indicador de produtividade, ao analisar a soma global dos valores de produtividade inicial e final das empresas, constata-se que houve um aumento global de 34,16%. Esta pesquisa identificou componentes com o potencial de reforçar a posição das MPEs em seus mercados, possibilitando novas oportunidades de negócios.</p>2025-05-02T19:37:29+00:00Copyright (c) 2025 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/20177INOVAÇÃO SOCIAL E INVESTIGAÇÃO APRECIATIVA COMO ABORDAGENS TRANSFORMACIONAIS DA SUSTENTABILIDADE2025-09-23T18:13:54+00:00REZILDA RODRIGUES OLIVEIRArezildarodrigues@yahoo.com.brCATIA WANDERLEY LUBAMBOcatia.lubambo@gmail.com<p>Este ensaio objetiva trazer contribuições advindas das conexões relacionais estabelecidas entre Inovação Social (IS) e Investigação Apreciativa (IA) aplicadas ao campo de estudos ligados às transições para a sustentabilidade, sob a ótica transformacional. Na análise, discute-se ambos os constructos como abordagens capazes de responder a necessidades emergentes (e urgentes) em face das grandes questões societais e ambientais, algumas de natureza disruptiva. As transições para a sustentabilidade foram reconhecidas principalmente como um desafio social, enquanto a IS e a IA foram delineadas com suas estratégias comuns e relacionais associadas ao desenvolvimento dos chamados experimentos de transição. O fundamento está centralizado na produção de conhecimento e no desenvolvimento de práticas alinhadas com as transformações requeridas na luta pela sustentabilidade. Nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior foram consideradas entes transformacionais abertos a experimentos e pressupostos do pensamento relacional ligados a <em>designs</em> colaborativos e inclusivos. Por fim, apresenta-se o enquadramento resultante dos referenciais utilizados, os quais expressam as contribuições a que se chegou no campo de estudos das transições para a sustentabilidade com base em trabalhos que analisaram IS e IA como eixos centrais da temática discutida neste ensaio, sob a ótica transformacional.</p>2025-05-02T19:38:44+00:00Copyright (c) 2025 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/20217PRÁTICAS DE ESG NAS COOPERATIVAS AGROINDUSTRIAIS: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL2025-09-23T18:13:54+00:00Faiulli Grün de Araujo Toniolligrunfaiulli@gmail.comHeloiza Cristina Holgado-Sillvaheloiza@uems.brErlaine Binottoerlainebinotto@ufgd.edu.br<p>Embora os princípios ESG estejam intrinsecamente ligados ao DNA do cooperativismo, as iniciativas para fortalecer sua aplicação se intensificaram nos últimos anos. Diante disso, o objetivo deste artigo foi de mapear o panorama atual da adoção das práticas ESG pelas cooperativas agroindustriais. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de pesquisa documental e questionário estruturado, empregada como técnica a análise de conteúdo. Os resultados indicam que os princípios <em>ESG</em> estão bem divulgados nas cooperativas, mesmo que algumas ainda estejam iniciando a adoção. Também apontam que as cooperativas estão buscando integrar os princípios da <em>ESG</em> em suas operações empresariais, pois esforços estão sendo realizados para fortalecer os pilares ESG, mas as cooperativas não são homogêneas em sua adoção. A contribuição deste artigo reside no estudo sobre a adoção e divulgação de práticas ESG pelas cooperativas, tema pouco explorado, além de demonstrar aos gestores a relevância da ESG para impulsionar os valores cooperativistas e os benefícios que podem ser alcançados.</p>2025-05-02T19:39:13+00:00Copyright (c) 2024 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/20254TRANSMISSÃO DE PREÇOS AGROPECUÁRIOS: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE 40 ANOS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA2025-09-23T18:13:54+00:00Odilon José de Oliveira Netoprofessorodilon@gmail.comJosilene da Silva Barbosajslene@hotmail.comEdson Arlindo Silvaedsonarlindosilva@gmail.com<p>Mesmo diante da relevância da investigação sobre o tema transmissão de preços agropecuários, foi verificada uma carência de informações sobre a produção científica brasileira nesse campo, incluindo-se: o impacto, a evolução, a produtividade, a visibilidade e a relevância dos estudos, sendo esse um fato que motivou a realização desta pesquisa. Assim sendo, este estudo objetivou descrever e analisar os indicadores bibliométricos da produção científica brasileira sobre transmissão de preços agropecuários disponíveis em periódicos com acesso livre online. O estudo foi realizado em consonância com as Leis bibliométricas de Bradford (1934), de Lotka (1926) e de Zipf (1949) e abarcou os artigos publicados em periódicos científicos com acesso livre das últimas quatro décadas disponíveis de forma online nos portais da CAPES e Google Acadêmico. Os resultados contribuíram com informações importantes quanto à evolução, impacto, produtividade, visibilidade e relevância da produção científica brasileira sobre transmissão de preços agropecuários.</p>2025-05-02T19:40:06+00:00Copyright (c) 2025 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/20660EFEITO DA DUALIDADE DO CEO NO COMPORTAMENTO ASSIMÉTRICO DOS CUSTOS2025-09-23T18:13:54+00:00Stephan Klaus Bubecksbubeck@furb.brNelson Heinhein@furb.br<p>Este estudo teve como objetivo analisar o efeito da dualidade do CEO no comportamento assimétrico dos custos. Foram analisadas 178 companhias abertas brasileiras no período 2012-2021. Utilizou-se de estatística descritiva e regressão linear hierárquica, operacionalizadas através do <em>software</em> <em>SPSS</em>®. Os resultados apresentaram que as companhias com dualidade do CEO, diante de períodos de quedas nas vendas, apresentaram maior grau de assimetria nos custos do que as empresas onde não existe dualidade do CEO, o que sugere que gestores com dualidade possuem estratégias mais agressivas de reduções nos custos em períodos de reduções nas vendas. Este estudo pode ser útil para acionistas e membros de conselhos de administração, em razão de que se pode alertar sobre o efeito que a dualidade do CEO pode ter no comportamento dos custos das organizações. Assim, pode-se criar mecanismos, como a separação do cargo de CEO e membro do conselho de administração, visando mitigar o comportamento oportunista do gestor. Contribui também para profissionais, como auditores e analistas de mercados, considerarem em seus procedimentos de trabalho o efeito que a dualidade do CEO pode exercer no comportamento dos custos das companhias.</p>2025-05-02T19:41:05+00:00Copyright (c) 2025 Desafio Onlinehttps://desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/20713PERFIL DAS AGTECHS BRASILEIRAS NAS NOVAS ECONOMIAS: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO2025-09-23T18:13:54+00:00Anelise Daniela Schinaideranelise.schinaider@ifce.edu.brKelly Lissandra Bruchkellybruch@gmail.comLeonardo Xavier da Silvaleonardo.xavier@ufrgs.brArthur Fernandes Bettencourtarthurfbettencourt@gmail.com<p>Objetivou-se explorar o perfil, os elementos econômicos, socioculturais, tecnológicos e ambientais das Agtechs nas novas economias. Foi realizado um estudo de casos múltiplos com nove Agtechs, por meio de duas etapas: formulário e entrevista semiestruturada. A maior parte das Agtechs estudadas estão localizadas na Região Sudeste do Brasil e foram fundadas, assim como são gerenciadas, predominantemente pelo gênero masculino. Seus gestores apresentam alto grau de escolaridade e seus clientes/usuários variam de 30 a 380 mil. O elemento tecnológico está presente através das características evolução tecnológica, causalidade disruptiva e inovação tecnológica. Já as características relacionadas as motivações e demanda baseadas na confiança e escolha racional coletivista estão vinculadas ao elemento social/cultural. A característica aumento de colaboração se relaciona com dois elementos: tecnológico e social/cultural. E a característica modelos de negócio se constitui no elemento ambiental. O conhecimento acerca de seus elementos permite que gestores tracem estratégias visando maior competitividade no mercado.</p>2025-05-02T19:41:44+00:00Copyright (c) 2025 Desafio Online