COMPRAS COLETIVAS NA INTERNET: UM ESTUDO COM BASE EM UM MODELO ADAPTADO DA TEORIA UNIFICADA DE ACEITAÇÃO E USO DE TECNOLOGIA 2

Palavras-chave: Comportamento do consumidor; Comércio eletrônico; Sites de compras coletivas; Aceitação de tecnologia; UTAUT 2

Resumo

Este estudo apresenta como objetivo identificar os fatores que têm relação direta com a intenção de uso de compras coletivas na internet por parte dos consumidores. O objeto do estudo corresponde aos sites de comércio eletrônico como, por exemplo, Peixe Urbano e ClickOn. A pesquisa utiliza como base um modelo adaptado da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2, proposta por Venkatesh, Thong e Xu (2012). Foi realizado um survey com 253 consumidores e a análise desses dados foi feita através de análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla. Os resultados apontaram que a Expectativa de Desempenho, a Influência Social, a Relevância do Preço e o Hábito têm relação direta com a intenção comportamental de uso de sites de compras coletivas. Apesar de ter atingido o número mínimo necessário de respondentes para a amostra seguindo as recomentações de Hair et al (2005), ela poderia ter sido maior, o que pode ser considerada uma limitação do trabalho. Para desenvolvimento de estudos futuros, sugere-se a elaboração de pesquisas que utilizem outros modelos teóricos sobre adoção de tecnologia em contextos distintos de e-commerce como, por exemplo, compras por meio de Whatsapp Business ou outros marketplaces como Amazon, Netshoes, etc.

Biografia do Autor

Rodrigo Ladeira, Universidade Federal da Bahia

Professor associado da Universidade Federal da Bahia. Doutor em Administração pela USP

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada do CEPEAD/UFMG. Doutora em Administração pela UFMG.

Fábio Vinicius de Macedo Bergamo, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia / Professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP)

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Publicado
2020-10-09
Seção
Artigos