PANORAMA DA PRODUÇÃO DOS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS (UFR) ENTRE 1990 E 2018 E A FORMAÇÃO DE REDES DE PESQUISA
Resumo
Este trabalho teve por objetivo apresentar um panorama da produção dos Professores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e indicar a participação em Redes de Pesquisadores entre os anos de 1990 e 2018. Os objetivos específicos foram (i) realizar um levantamento da produção dos Professores em cada um dos institutos, faculdades e programas de pós-graduação; (ii) Apresentar os diferentes tipos de produções bibliográficas, técnicas, artísticas, além de orientações, projetos de pesquisas, premiações e títulos, participações e organização de eventos realizados pelos professores; e (iii) Identificar a participação dos Professores em Redes de Pesquisadores. A coleta dos dados foi realizada a partir dos currículos Lattes dos Professores dos Cursos de Graduação e Pós-graduação da UFR em julho de 2018. Na análise das redes foram utilizados o grau de intermediação (betweenness) e os componentes principais da rede. Os resultados revelaram que parte significativa da produção dos professores se fez no últimos 7 anos (2012-2018) o que remete a uma visão favorável para que a UFR se torne uma instituição de destaque, considerando os desafios que o desmembramento da UFMT pode representar em um momento de incerteza quanto ao futuro dos investimentos na educação superior pública, gratuita e de qualidade no Brasil.
Referências
Bedeian, A. (2003). The manuscript review process: The proper roles of authors, referees, and editors. Journal of Management Inquiry, v. 12, n. 4, p. 331-338.
Beuren, I. M., & Souza, J. C. (2008). Em busca de um delineamento de proposta para classificação dos periódicos internacionais de contabilidade para o Qualis CAPES. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 19, n. 46, art. 5, p. 44-58.
Brasil (2018). Ministério da Educação. Universidade Federal de Mato Grosso. Relatório de Gestão 2016-2018: Governança, qualidade acadêmica e pluralidade / Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Comunicação e Multimeios.
Burt, R. (1992). Structural holes: the social structure of competition. Cambridge, MA: Havard University Press.
Cardoso, A. L. J. (2016). Processo científico: A Formação do pesquisador em Administração. Pretexto, Belo Horizonte, v. 16, n.1, p. 99-116.
Davenport, T. H. (2002). Cultura e Comportamento em Relação à Informação. In: Ecologia da Informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, p. 109-139.
Dorner, S. H., Wissmann, M. A., Silveira, T. M. S., & Schimidt, C. M. (2016). Cooperação Científica: uma Análise da Rede Formada pelos Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Unioeste. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 14, n. 2, p. 76-92.
Ferreira, M. P. (2015). Periódicos e rankings de periódicos em Administração. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 1-16.
Granovetter, M. (1973). The strength of weak ties. American Journal of Sociology, v.78, n.6, p.1360-1380.
Houaiss, A., & Villar, M. de S. (2001). Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.
Ipe, M. Knowledge sharing in organizations: a conceptual framework. Human Resource Development Review, v. 2, n.4, p. 337-359, 2003.
Mena-Chalco, J. P., & Cesar Junior, R. M. (2009). ScriptLattes: an open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society. v. 15, n. 4, p. 31–39.
Riege, A. (2005). Three-dozen Knowledge-sharing barriers managers must consider. Journal of knowledge management, Bingley, v. 9, n. 3, p. 18-35.
Stumpf, I. R. C. (1996). Passado e futuro das revistas científicas. Ciência da Informação, v. 25, n. 3.
Wasserman, S., & Faust, K. (1994). Social network analysis: methods and applications. Cambridge: Cambridge University Press.
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS E CONFLITO DE INTERESSES
A Revista Desafio Online (DOn) baseia suas políticas éticas e normas nas diretrizes apresentadas pelo Comimittee on Publication Ethics – COPE (https://publicationethics.org/), em razão de seu compromisso com a qualidade editorial e ética científica.
Dever dos editores e equipe editorial:
- Decidir quais serão os artigos avaliados, baseados em sua qualidade, relevância acadêmica, conteúdo e adequação às diretrizes de submissão, sem discriminar, nenhum autor, por gênero, sexo, raça, orientação sexual, pensamento político, afiliação institucional, religião, naturalidade, nacionalidade, identidade étnico-cultural, ou outra forma de distinção social.
- Decidir e se responsabilizar pelos trabalhos que serão publicados (editor-chefe) seguindo as normas da política editorial, bem como os requisitos legais em vigor, no que se refere ao plágio, violação de direitos autorais e difamação.
- Não divulgar dados dos trabalhos além dos autores, pareceristas e membros do conselho editorial, zelando pela confidencialidade das informações.
- Não utilizar, ou se apropriar, do conteúdo original dos trabalhos submetidos, ainda não publicados.
- Não acompanhar o processo editorial do artigo em caso de existência de conflitos de interesses.
- Garantir que as submissões passem pelo processo de revisão duplo-cega (double-blind), sendo avaliado por, no mínimo, dois pareceristas.
- Atender aos princípios de boas práticas e transparência, averiguando condutas contrárias a estes, apresentando providências adequadas.
Dever dos pareceristas ad hoc:
- Auxiliar o corpo editorial, e os autores, no que tange a escolha das decisões editoriais, realizando a revisão sem qualquer tipo de distinção política, cultural, ou social, dos autores.
- Cumprir o prazo de resposta e data limite da avaliação, comunicando os editores nos casos de impossibilidade de realizar o trabalho.
- Abster-se de realizar a avaliação quando pouco capacitados ou não aptos, sobre o conteúdo do artigo. O declínio também deve ocorrer, na existência de qualquer conflito de interesses existente, por parte do avaliador.
- Respeitar o sigilo dos arquivos recebidos, sem que sejam divulgados, expostos ou conversados os conteúdos dos artigos, sem a permissão do editor-chefe, existindo a necessidade. O conteúdo dos trabalhos não deve ser utilizado para benefício próprio.
- Seguir os critérios de avaliação estipulados nas diretrizes, recomendando ajustes e melhorias, sem nunca realizar críticas ou ataques pessoais aos autores.
- Indicar referências de materiais adicionais que sejam pertinentes ao tema.
- Comunicar, aos editores, a existência de publicações anteriores, do mesmo trabalho.
- Os revisores serão incluídos na lista de pareceristas da Revista Desafio Online (DOn). Havendo a solicitação, eles podem receber uma Declaração de Avaliação formal, do Editor-Chefe. Para isso devem informar o nome completo e CPF, por e-mail.
Dever dos autores:
- Apresentar relatos precisos das submissões, com detalhes e referências necessárias à replicação, por terceiros. Dados implícitos devem ser precisamente apresentados, no artigo. Afirmações propositalmente incorretas, ou deturpadas, são tidas como má conduta ética, sendo inadmissíveis.
- Responsabilizar-se pela elaboração do material submetido, devendo o mesmo ser original, resguardando a autenticidade do conteúdo.
- Informar, através de citações adequadas, fontes de ideias e informações derivadas de outros trabalhos, evidenciando-as nas referências. A apropriação indevida de informações e trechos de trabalhos anteriormente publicados, sem a citação da fonte, se caracteriza como plágio e, nesses casos, o periódico se reserva o direito de rejeitar o trabalho, considerando tal prática antiética e inadmissível.
- Não submeter trabalhos que possuam, de forma substancial, a mesma investigação, para outros periódicos, ou mesmo que já tenha sido, anteriormente, publicado. Trabalhos publicados, anteriormente, em congressos serão aceitos para publicação apenas em caso de parcerias Fast Track com o evento. Artigos derivados de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses serão aceitos apenas mediante a inexistência de publicações em outros periódicos ou eventos, devendo, o autor principal, se responsabilizar pela indicação de outras autorias. A Revista Desafio Online respeita o prazo de 12 meses entre publicações de um mesmo autor.
- Atribuir a autoria do trabalho apenas àqueles que fizeram contribuições significativas em sua elaboração, sendo estes indicados como coautores, pelo autor principal, se responsabilizando, integralmente, pelo conteúdo. O autor principal deve fornecer os contatos de e-mails dos envolvidos, e certificar-se de que todos aprovaram a versão final do trabalho, consentindo com sua submissão.
- Declarar qualquer forma existente de conflitos de interesses, bem como apresentar toda e qualquer fonte de auxílio financeiro existente.
- Colaborar, com os editores, quanto à correção e atualização do seu artigo, através de erratas, ao identificar erros ou informações imprecisa que seja relevante na publicação.
- Atentar às decisões editoriais, e ao processo de avaliação e revisão, atendendo, o mais rápido possível, as requisições, mantendo seus dados cadastrados atualizados. Pede-se que as adequações sejam realizadas em até 30 dias, considerando o reenvio dos trabalhos.
- Disponibilizar, caso solicitado, os dados brutos da pesquisa, juntamente com o artigo, para revisão editorial. Os dados utilizados devem se manter acessíveis por, pelo menos, 10 anos após a publicação, considerando a proteção da confidencialidade dos autores, bem como os direitos jurídicos relacionados aos dados.
Arquivamento
A Revista Desafio Online utiliza o sistema LOCKSS. Este é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.
ÉTICA E ANTIPLÁGIO
Os trabalhos submetidos à Revista Desafio Online (DOn) passarão por software detector de plágio (CopySpider), a qualquer momento, durante o processo editorial. Trabalhos que apresentem mais de 5% de similaridade com outras publicações não serão aceitos, de modo que tais submissões podem ser rejeitadas a qualquer momento, no processo editorial.
Os autores transferem todos os direitos autorais do artigo para a Revista Desafio Online. Qualquer reprodução, total ou parcial, em meios impressos ou eletrônicos, deverá ser solicitada por meio de autorização. A reprodução, caso autorizada, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Todos os artigos publicados, online e de livre acesso aos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento por ela.
As obras deste site estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
PUBLICAÇÕES DA EQUIPE EDITORIAL
Não é permitida a submissão de trabalhos pelo editor-chefe e coeditores do periódico, garantindo a imparcialidade no processo editorial.