QUALIDADE DE VIDA E ENDIVIDAMENTO

Palavras-chave: Bem-estar; Consumo; Dívidas.

Resumo

A população brasileira apresenta um crescimento significativo de endividamento de acordo índices de inadimplência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC (2019) o consumismo é o maior responsável pelo comprometimento da qualidade de vida das pessoas. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo avaliar o impacto que o consumismo gera na qualidade de vida do cidadão brasileiro e demonstrar a importância do equilíbrio financeiro por meio da educação financeira e do planejamento, sugerindo propostas para controlar as dívidas. A partir dos conceitos de consumismo, endividamento, educação e planejamento financeiros e a qualidade de vida através de pesquisa bibliográfica e exploratória de conteúdos que se encontram disponíveis na literatura, revistas específicas, congressos e sites que abordam a temática. Nesse cenário, notou-se que a Educação Financeira tem um papel primordial para que as pessoas consumistas e que se encontram endividadas, utilizem a estratégia do Planejamento Financeiro como um recurso para criar hábitos de controle sobre suas finanças a partir de instrumentos, tais como planilhas, softwares ou até mesmo anotações e forma de levar essas informações de controle de gastos pouco divulgado à população os quais deveriam estar ao alcance de qualquer pessoa para o bem estar social.

Biografia do Autor

Adriana Cristina Silva, UEMG - Docente

Mestre em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto, 2017. Especialista em Administração de Marketing pelo INPG, 1998, Gestão Pública pela Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves da UEMG, 2015 e Planejamento,Implementação e Gestão EaD pela UFF, 2016. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Uberaba,1996. Atua como coordenadora da qualidade / RD do Sistema de Gestão da Qualidade da Construtora Bom Teto Ltda e Professora Universitária UEMG/Unidade Frutal. Experiência em Docência Universitária, na área de Marketing, Economia, Praticas Administrativas, Sistema Gestão da Qualidade Total e Educação a Distância com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Iracema Caproni de Souza, UEMG/Docente

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Goiás (1991), é especialista em Marketing, Recursos Humanos e Desenvolvimento Gerencial pelo Inbrape (1999); Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2001); mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Entre 2008 e 2017 atuou como docente designada na Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG unidade Frutal MG. Coordenou o projeto de extensão SPAM: Coleta, Triagem e Reciclagem de Produtos Eletrônicos de maio/2014 a dez 2016; participa de grupo de pesquisa do CNPq - SIC: Sociedade, Imagens e Cultura. A partir de 18/10/2017 iniciou o exercício de seu cargo de provimento efetivo (após Lei 64/2002) de Professor de Educação Superior, do Quadro de Pessoal da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, conforme aprovação no Concurso Público - Edital nº 08/2014.

Miriam Pinheiro Bueno, UEMG/Docente

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), especialista em Gestão Empresarial, Contabilidade e Controladoria, mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e doutorado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atualmente sou professora de ensino superior da Universidade do Estado de Minas Gerias - UEMG campus de Frutal e da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC de São José do Rio Preto e professora de Pós Graduação Stricto Sensu do Programa Nacional ProfNit. Sou avaliadora do MEC/INEP. Tenho experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, sistemas produtivos, comércio internacional, comercialização de produtos agroindustriais, cooperativismo/associativismo, supply chain, gestão da qualidade, gestão de equipes, planejamento estratégico e ferramentas de gestão (PDCA) em usina de cana-de-açúcar. Sou consultora de orientação profissional e gestão empresarial.

Antônio Leonardo de Almeida, UEMG/Discente

Graduando em Administração de Empresas _ UEMG Universidade Estado de Minas Gerais

Rodrigo Henrique Silva, UEMG/Discente

Graduando em Administração de Empresas UEMG Universidade do Estado de MInas Gerais

Referências

ACEPREV. Acesita Previdência Privada (2019). Como fazer um bom planejamento financeiro pessoal?. Disponível em: http://www.aceprev.com.br/index.asp?m=1&g=8&s=86&id=1002. Acesso em: 4 out. 2019.

ADRIANO, Jaime Rabelo; WERNECK, Gustavo de Azevedo Furguim; SANTOS, Max André dos; SOUZA, Rita de Cássia.(2000). A construção de cidades saudáveis: uma estratégia viável para a melhoria da qualidade de vida? Revista Ciência e Saúde Coletiva, v.5, n.1, pp. 53-62.

AGUIARI, Elter (2019). Qual é o seu índice de endividamento pessoal? Disponível em: http://opoderparavencer.com.br/qual-e-o-seu-indice-de-endividamento-pessoal/. Acesso em: 28 ago. 2019.

AMORIM, D. F. B.(2016). A importância da educação e do planejamento financeiro. Disponível em:
http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-importancia-da-educacao-e-doplanejamento-financeiro/98077. Acesso em: 28 jun. 2019.

AMORIM, Daniela.(2019). Brasileiros começam o ano mais endividados e inadimplentes que dezembro de 2018. Estadão SP. Economia & Negócios. Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasileiros-comecam-o-ano-mais-endividados-e-inadimplentes-que-em-dezembro-de-2018,70002708543. Acesso em 28 ago. 2019.

BACEN. Banco Central do Brasil (2017). Educação Financeira. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Fpre%2Fbcuniversidade%2FintroducaoPEF.asp. Acesso em: 30 set. 2019.

BCB. Banco Central Do Brasil (2013). Caderno de Educação Financeira: Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: BCB. Disponível em:
https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/caderno_cidadania_financeira.pdf. Acesso em: 27 jul. 2018.

BCB. Banco Central do Brasil (2019). Relatório de Estabilidade Financeira, v.8 , n.1.

BORGES, Paulo Roberto Santana. (2013). A influência da educação financeira pessoal nas decisões econômicas dos indivíduos.

BRASIL. Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 20 ago. 2019.

BRITO, M. J.(2007). Livre-se das Dívidas: aprenda como negociar pagar e evitar. São Paulo: Depto Editorial DPL.

BUARQUE, Cristovam (1993). Qualidade de vida: a modernização da utopia. Lua Nova: Revista de cultura de politica, n. 31. https://books.google.com.br. Acesso em: 4 out. 2019.

CAMPOS, André Bernado (2013). Investigando como a educação financeira crítica pode contribuir para tomada de decisões de consumo de jovens-indivíduos- consumidores (JIC’S). Dissertação (Mestrado) em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG.

CARVALHO, Helder Araújo de; SOUSA, Felipe Gerhard Paula; FUENTES, Verónica Ligia Peñaloza (2017). Representação Social do Endividamento Individual. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 1, p. 100-115, Niterói-RJ. Disponível em: http://periodicos.uff.br/pca/article/download/11293/pdf. Acesso em: 30 set. 2019.

CERBASI, Gustavo (2003). Dinheiro: os segredos de quem têm. São Paulo. Editora Gente.

EVANGELISTA, Armindo Aparecido; et al. ( 2012). Pfpf: Planejamento Financeiro para Pessoa Física. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Gestão, inovação e tecnologia para a sustentabilidade. Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/12716112.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019

EVANGELISTA, Armindo Aparecido; et. al.(2012). Pfpf: Planejamento Financeiro para Pessoa Física. Simpósio de excelência em gestão e tecnologia. Gestão inovação e tecnologia para a sustentabilidade.

FAERMANN, Patrícia (2019). Mais da metade das famílias brasileiras começam 2019 endividadas. Jornal GGN. Disponível em: https://jornalggn.com.br/noticia/mais-da-metade-das-familias-brasileiras-comecam-2019-endividadas/. Acesso em: 5 out. 2019.

FERREIRA. Rodrigo (2006). Como Planejar, Organizar e Controlar seu Dinheiro. São Paulo: Thomson IOB.

FIORENTINI, S. R. B.(2004). ed. Inadimplência: Como evitar e resolver. Sebrae. Disponível em:
file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/Inadimplencia_Como_Evitar_Resolver.pdf. Acesso em: 21 out. 2019.

FLECK, Marcelo Pio de Almeida (2008). Problemas conceituais em qualidade de vida. Disponível em: https://www.larpsi.com.br/media/mconnect_uploadfiles/c/a/cap_xd.pdf. Acesso em: 4 out. 2019.

FONSECA, João José Saraiva (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. Apostila. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Avesso em: 4 out.2019.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi (1996). Indicadores empresariais de qualidade de vida nas organizações: esforço empresarial e satisfação dos empregados no ambiente de manufaturas com certificação ISO 9000, 335 f. Tese de doutorado em Administração da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. São Paulo: FEA/USP.

GARCIA, Gabrielle Franciane (2019). Panorama do endividamento. Disponível em: https://www.consignet.com.br/panorama-do-endividamento-em-2019. Acesso em: 1 out. 2019.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (2009). Métodos de pesquisa: Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural. SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS.

GOMES, Karen De Lima (2018). Planejamento financeiro: levantamento de ferramentas para administradores atuantes em assessoria pessoal financeira. 57f. Monografia do curso de Administração da Faculdade de Educação e Meio Ambiente.

HANSON, Marianne (2019). Brasileiros começam 2019 mais endividados e inadimplentes, diz CNC. Revista Exame. Economia. Disponível em:
https://exame.abril.com.br/economia/brasileiros-comecam-2019-mais-endividados-e-inadimplentes-diz-cnc/. Acesso em: 4 out. 2019.

HEBERLE, Janaína; et al.(2018). Planejamento financeiro pessoal dos alunos de uma instituição de ensino superior do Amazonas. Revista Conbrad. v. 3, n. 2, p. 22-40. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/12716112.pdf. Acesso em: 28 jun. 2019.

JACINTO JUNIOR, Lindolfo; SILVA, Sidinei Silvério da; MOREIRA, Thatiele Viegas (2011). Os efeitos do empréstimo consignado para o servidor público municipal de Maringá. Faculdade Cidade Verde (FCV).

KRÜGER, Fernanda (2014). Avaliação da educação financeira no orçamento familiar, 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso Tecnólogo em Processos Gerenciais da Faculdade de Tecnologia Pedro Rogério Garcia (FATTEP). Concordia SC. Disponível em: http://www.educacaofinanceira.com.br/tcc/fernandakruger.pdf. Acesso em: 1 out. 2019.

LEAL, Cícero Pereira; NASCIMENTO, José Antônio Rodrigues do (2008). Planejamento Financeiro Pessoal. Artigo. Faculdade Anhanguera, Brasília.

LEITE, Angélica; MARONI NETO, Ricardo (2018). O impacto do endividamento na qualidade de vida profissional. Um estudo exploratório com servidores da prefeitura municipal de Caraguatatuba-SP. Anais. Congresso Internacional de Administração.

LEITE, Ana Patrícia Rodrigues; SANTOS, Thaís Chacon dos (2007).. Consumo consciente e as empresas: uma análise na visão dos consumidores Natalenses.

MARONI NETO, R. (2011). Manual de Gestão de Finanças Pessoais. São Paulo-SP: Iglu, 2011.

MARCHT, Laura Mallmann; BRONZATTI, Bruna Fernanda (2016).. O perfil do superendividado: o consumismo como expoente do crédito negativo. XXIV Seminário de Iniciação Cientifica. Salão do conhecimento. UNIJUI.

MARQUES, M. L. M.; FRADE, C.(2003). Regular o sobre endividamento. Coimbra, 2003.
Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra.

MARQUES, Wagner Luiz (2013). Ciências empresariais: o caminho para vencer. 2 ed. Disponível em: https://books.google.com.br/. Acesso em: 4 out. 2019.

MENDES, Juliana de Souza (2015). Educação financeira para uma melhor qualidade de vida, 39f. Trabalho de conclusão do curso de Pós-Graduação em Matemática Financeira aos Negócios da Universidade do Sul de Santa Catarina.

MORAES, Gilson Ambrósio; HATANO, Nicoli Carolini de Lázari (2019). Endividamento das famílias brasileiras. Revista de Gestão e Estratégia-RGE. v.1, n. 1. Disponível em: http://www.fatecassis.edu.br/wp-content/uploads/2019/05/ENDIVIDAMENTO-DAS-FAM%C3%8DLIAS-BRASILEIRAS.pdf.

NAVARRO, Conrado (2017). Qual o seu Índice de Endividamento Pessoal? Educação Financeira. Disponível em: https://dinheirama.com/qual-o-seu-indice-de-endividamento-pessoal/. Acesso em: 28 set. 2019.

OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2005). Recomendação sobre os princípios e as boas práticas de educação e conscientização financeira.

OLIVEIRA, Tania Modesto Veludo de; IKEDA, Ana Akemi.; SANTOS, Rubens da Costa (2004). Compra compulsiva e a influência do cartão de crédito. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 44, n. 3.

PAIXÃO, Marcia Valéria (2012). A influência do consumidor nas decisões de marketing. Cutitiba: Ibpex (Série Marketing Ponto a Ponto). Disponível em: https://anyflip.com/cmyx/aksz/basic. Acesso em 4 out. 2019.

PICCINI, Ruberlan Alex Bilha; PINZETTA, Gilberto (2014). Planejamento financeiro pessoal e familiar. Unoesc & Ciência - ACSA, Joaçaba, v. 5, n. 1, p. 95-102. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/acsa/article/download/4555/pdf_23/. Acesso em: 20 set. 2019.

PRADO, Rosane de Souza (2013).. Educação Financeira no ensino fundamental I. 2013. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores. Disponível em: http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/rsp.pdf. Acesso em: 4 out. 2019.

RETONDAR, Anderson Moebus (2007).. Sociedade de consumo, modernidade e globalização. Annablume: Campina Grande: EDUFGG.

RIBEIRO, José Francisco Borges Marques (2014). Os benefícios do planejamento das finanças pessoais na qualidade de vida do individuo. 22 f. Programa de pós-graduação em Administração Curso de Finanças da Escola de Administração UFRGS.

SANTOS, José Odálio dos (2014). Finanças pessoais para todas as idades: um guia prático. São Paulo: Atlas.

SECCHI, Kenny; VIEIRA, Francieli Fernandes; RAMOS, Lauriane Barbosa (2017). O consumismo e a mídia: uma perspectiva psicológica. Revista do Departamento de Ciências Humanas da Universidade de Santa Cruz do Sul. Barbarói, Santa Cruz do Sul, n.49. Disponível em: ttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/download/4029/6916. Acesso em: 4 out. 219.

SILVA, Adrielli Jesus; PAIXÃO, Roberto Brazileiro; MOTA, Fábio Lemos (2014). Planejamento Financeiro Pessoal. Uma Abordagem sobre as contribuições da Administração Financeira na Gestão dos Recursos Pessoais. XXI Congresso Brasileiro de Custos – Natal, RN.

SILVA, Caroline Lelis (2018). Educação financeira e o comportamento do consumidor um estudo com jovens de Ituiutaba/MG. Disponível em:
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23578/3/EducacaoFinanceiraComportamento. pdf. Acesso em: 30 set. 2019.

SILVA, Mycaelle da (2016).. Gestão das finanças pessoais: uma análise sobre a percepção dos discentes do curso de administração da UEPB campus I em Campina Grande – PB. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1293. Acesso em: 4 out. 2019.

SOUZA, Fábio Tosta Gadelha (2017), Os efeitos do estresse financeiro no ambiente de trabalho brasileiro. 2017, 55 f. Dissertação (Mestrado) em Economia e finanças da Fundação Getúlio Vargas. São Paulo. Disponível em:
https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/18466. Acesso em: 4 out. 2019.

SOUZA, F. T. G.; EID JÚNIOR, W.; ROCHMAN, R. R.(2017). Os Efeitos do Estresse Financeiro no Ambiente de Trabalho Brasileiro. 1. ed. São Paulo/SP: Quartier Latin do Brasil.

SPC BRASIL (2016). Impacto na crise econômica na gestão das finanças pessoais do brasileiro.Disponível em:
https://www.spcbrasil.org.br/uploads/st_imprensa/analise_educacao_financeira_impacto_da_crise.pdf. Acesso em: 22 jun. 2019.

SPC. Serviço de Proteção ao Crédito (2018). Inadimplentes brasileiros: perfil e comportamento frente às dívidas. Disponível em:
https://www.spcbrasil.org.br/wpimprensa/wp-content/uploads/2018/08/analise_perfil_inadimplente_2018.pdf. Acesso em: 4 out. 2019.

STEHLING, Priscilla e ARAÚJO, Meire (2008). Alfabetização Financeira: Quanto mais cedo as crianças aprendem a lidar com dinheiro, mais cedo terão independência econômica. Revista da Escola Adventista, São Paulo.

TOLOTTI, Márcia.(2007). As armadilhas do consumo: acabe com o endividamento. Rio de Janeiro: Elsevier, 4ª. Reimp.

TRINDADE, Larissa de Lima; RIGHI, Marcelo Brutti; VIEIRA, Kelmara Mendes (2012). De onde vem o endividamento feminino? Construção e validação de um modelo PLS-PM. READ - Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre-RS, v. 73, n. 3.

VIEIRA Kelmara Mendes; MOREIRA JUNIOR, Fernando de Jesus; POTRICH, Ani Caroline Grigion (2019). Indicador de educação financeira: proposição de um instrumento a partir da teoria da resposta ao item: Alfabetização Financeira: integrando conhecimento, atitude e comportamento financeiros. Revista Educação & Sociedade. Campinas, v.40.

VIEIRA, Erasmo Geraldo Fonseca; KILIMNIK, Zélia Miranda; SANTOS NETO, Silvino Paulino (2019). Qualidade de Vida e Endividamento: estilos de vida associados ao descontrole financeiro e consequências na vida pessoal e profissional. Revista REUNA, Belo Horizonte-MG, v. 21, n. 2.
Publicado
2020-07-06
Seção
Artigos