TÉCNICAS DE AUDITORIA ASSISTIDA POR COMPUTADOR: FERRAMENTA PARA CONTRIBUIR COM A INTEGRIDADE DE DADOS ENTRE FISCO E CONTRIBUINTE
Resumo
O cenário atual aponta a necessidade de o Governo Federal brasileiro reduzir a discrepância de informações fiscais entre o órgão fiscalizador e os contribuintes. Para tal, aperfeiçoou o uso da tecnologia criando o Sistema Público de Escrituração Digital - Sped. Inserido em tal contexto, este estudo teve o objetivo de analisar os resultados das fiscalizações da Receita Federal do Brasil no período de 2014 a 2017 mediante o Sped. Para atingir o objetivo proposto, foi adotada uma metodologia de caráter exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, a coleta de dados ocorreu em fontes secundárias de dados, como documentos oficiais do governo. Os resultados demonstram que o Sistema Público de Escrituração Digital tem sido eficiente, pois gerencia as informações de forma detalhada e em um curto período de tempo, além de reduzir o consumo de papel. Além disso, qualifica as informações, provando que estas representam os fatos do cruzamento de informações. Por fim, foi uma pesquisa que contribui no sentido de ampliação dos conhecimentos por meio da revisão teórica, que se revertem em subsídios para o enfrentamento dos desafios dessa área tão complexa, que é a Auditoria Governamental e o uso da tecnologia como recurso.
Referências
Brasil. (2018). Sistema Público de Escrituração Digital – Sped, 2018a. Disponível em: http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/964. Acesso em: 03. Set. 2018.
Candioti, D. (2012). Tecnologia da Informação na Contabilidade. 2012. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/noticias/tecnologia/tecnologia-da-informacao-na-contabilidade/55634/>. Acesso em: 07. Jun. 2018.
Cardoso, R. L., Aquino, A. C. B., & Bitti, E. J. S. (2011). Reflexões para um framework da informação de custos do setor público brasileiro. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, 45(5), 1565-1586.
Carvalho Neto, A. A. (2011). Auditoria governamental: Tribunal de Contas da União. Brasília: TCU, Instituto Serzedello Corrêa.
Chaves, R. S. (2011). Auditoria e Controladoria no Setor Público. 2. ed. revista e atualizada. Curitiba: Juruá Editora.
CONAB. (2010). Sistema Público de Escrituração Digital – Sped e Escrituração Fiscal Digital – EFD. Comunicado CONAB/MOC Nº 015, DE 16/06/2010. Disponível em: <https://www.conab.gov.br/images/arquivos/moc/10_sistema_publico_de_escrituracao_digital_sped_e_escrituracao_fiscal_digital_efd.pdf>. Acesso em: 29. Ago. 2018.
Crepaldi, S. A. (2013). Auditoria Contábil: teoria e prática. 9. ed. São Paulo: Atlas.
Facco, E. (2015). A auditoria do futuro começa agora. Ponto de Vista. Deloitte Touche Tohmatsu, p.1-5.
Friedrich, D. B., & Leal, R. G. (2015). Nuevos Desafíos para la Actividad de Control en la Constitucion Brasileña de 1988. Estudos Constitucionais, 13(2), 169-202.
Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas.
Lima, E. S., et al. (2016). Contribuição à Análise da Redução nos Custos de Conformidade Tributária e os Investimentos no Sistema Público de Escrituração Digital – Sped no Brasil. JISTEM - J. Inf. Syst. Technol. Manag. 13(1) 101-130.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2017). Metodologia do trabalho científico. 8. ed. São Paulo: Atlas.
Paludo, A. (2013). Administração Pública. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.
Pedrosa, I., Laureano, R. M. S., & Costa, C. J. (2015). Motivações dos auditores para o uso das Tecnologias de Informação na sua profissão: aplicação aos Revisores Oficiais de Contas. RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Porto, 15. 101-118.
Pinto, F. C. B. et al. (2012). Análise das atividades da auditoria interna no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará: sob a ótica dos auditores internos. Revista Controle - Doutrina e artigos, Fortaleza: Tribunal de Contas do Estado do Ceará, X(1), 273-300.
Receita Federal do Brasil. (2018). Educação Fiscal: Direitos e Deveres. Brasília, DF. 2018b. Disponível em: . Acesso em: 07. Jun. 2018.
______. (2016). Plano Anual da Fiscalização 2016. Brasília, DF. Disponível em: <http://idg.receita.fazenda.gov.br/dados/resultados/fiscalizacao/arquivos-e-imagens/plano-anual-fiscalizacao-2016-e-resultados-2015.pdf>. Acesso em: 21. Ago. 2018.
______. (2017). Plano Anual da Fiscalização 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://idg.receita.fazenda.gov.br/dados/resultados/fiscalizacao/arquivos-e-imagens/plano-anual-de-fiscalizacao-2017-e-resultados-2016.pdf.> Acesso em: 07. Jun. 2018.
______. (2018). Plano Anual da Fiscalização 2018. Brasília, DF, 2018a. Disponível em: <http://idg.receita.fazenda.gov.br/dados/resultados/fiscalizacao/arquivos-e-imagens/2018_02_14-plano-anual-de-fiscalizacao-2018-versao-publicacao_c.pdf.> Acesso em: 07. Jun. 2018.
Silva Filho, G. M., Leite Filho, P. A. M., & Pereira, T. R. L. (2015). Sistema público de escrituração digital: benefícios e dificuldades na visão dos operadores de contabilidade do município de João Pessoa. Revista Mineira de Contabilidade, 16(3), 50-60.
Silva, M. M. (2012). Curso de auditoria governamental: de acordo com as Normas Internacionais de Auditoria Pública aprovadas pela INTOSAI. 2. ed. São Paulo: Atlas.
POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS E CONFLITO DE INTERESSES
A Revista Desafio Online (DOn) baseia suas políticas éticas e normas nas diretrizes apresentadas pelo Comimittee on Publication Ethics – COPE (https://publicationethics.org/), em razão de seu compromisso com a qualidade editorial e ética científica.
Dever dos editores e equipe editorial:
- Decidir quais serão os artigos avaliados, baseados em sua qualidade, relevância acadêmica, conteúdo e adequação às diretrizes de submissão, sem discriminar, nenhum autor, por gênero, sexo, raça, orientação sexual, pensamento político, afiliação institucional, religião, naturalidade, nacionalidade, identidade étnico-cultural, ou outra forma de distinção social.
- Decidir e se responsabilizar pelos trabalhos que serão publicados (editor-chefe) seguindo as normas da política editorial, bem como os requisitos legais em vigor, no que se refere ao plágio, violação de direitos autorais e difamação.
- Não divulgar dados dos trabalhos além dos autores, pareceristas e membros do conselho editorial, zelando pela confidencialidade das informações.
- Não utilizar, ou se apropriar, do conteúdo original dos trabalhos submetidos, ainda não publicados.
- Não acompanhar o processo editorial do artigo em caso de existência de conflitos de interesses.
- Garantir que as submissões passem pelo processo de revisão duplo-cega (double-blind), sendo avaliado por, no mínimo, dois pareceristas.
- Atender aos princípios de boas práticas e transparência, averiguando condutas contrárias a estes, apresentando providências adequadas.
Dever dos pareceristas ad hoc:
- Auxiliar o corpo editorial, e os autores, no que tange a escolha das decisões editoriais, realizando a revisão sem qualquer tipo de distinção política, cultural, ou social, dos autores.
- Cumprir o prazo de resposta e data limite da avaliação, comunicando os editores nos casos de impossibilidade de realizar o trabalho.
- Abster-se de realizar a avaliação quando pouco capacitados ou não aptos, sobre o conteúdo do artigo. O declínio também deve ocorrer, na existência de qualquer conflito de interesses existente, por parte do avaliador.
- Respeitar o sigilo dos arquivos recebidos, sem que sejam divulgados, expostos ou conversados os conteúdos dos artigos, sem a permissão do editor-chefe, existindo a necessidade. O conteúdo dos trabalhos não deve ser utilizado para benefício próprio.
- Seguir os critérios de avaliação estipulados nas diretrizes, recomendando ajustes e melhorias, sem nunca realizar críticas ou ataques pessoais aos autores.
- Indicar referências de materiais adicionais que sejam pertinentes ao tema.
- Comunicar, aos editores, a existência de publicações anteriores, do mesmo trabalho.
- Os revisores serão incluídos na lista de pareceristas da Revista Desafio Online (DOn). Havendo a solicitação, eles podem receber uma Declaração de Avaliação formal, do Editor-Chefe. Para isso devem informar o nome completo e CPF, por e-mail.
Dever dos autores:
- Apresentar relatos precisos das submissões, com detalhes e referências necessárias à replicação, por terceiros. Dados implícitos devem ser precisamente apresentados, no artigo. Afirmações propositalmente incorretas, ou deturpadas, são tidas como má conduta ética, sendo inadmissíveis.
- Responsabilizar-se pela elaboração do material submetido, devendo o mesmo ser original, resguardando a autenticidade do conteúdo.
- Informar, através de citações adequadas, fontes de ideias e informações derivadas de outros trabalhos, evidenciando-as nas referências. A apropriação indevida de informações e trechos de trabalhos anteriormente publicados, sem a citação da fonte, se caracteriza como plágio e, nesses casos, o periódico se reserva o direito de rejeitar o trabalho, considerando tal prática antiética e inadmissível.
- Não submeter trabalhos que possuam, de forma substancial, a mesma investigação, para outros periódicos, ou mesmo que já tenha sido, anteriormente, publicado. Trabalhos publicados, anteriormente, em congressos serão aceitos para publicação apenas em caso de parcerias Fast Track com o evento. Artigos derivados de trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses serão aceitos apenas mediante a inexistência de publicações em outros periódicos ou eventos, devendo, o autor principal, se responsabilizar pela indicação de outras autorias. A Revista Desafio Online respeita o prazo de 12 meses entre publicações de um mesmo autor.
- Atribuir a autoria do trabalho apenas àqueles que fizeram contribuições significativas em sua elaboração, sendo estes indicados como coautores, pelo autor principal, se responsabilizando, integralmente, pelo conteúdo. O autor principal deve fornecer os contatos de e-mails dos envolvidos, e certificar-se de que todos aprovaram a versão final do trabalho, consentindo com sua submissão.
- Declarar qualquer forma existente de conflitos de interesses, bem como apresentar toda e qualquer fonte de auxílio financeiro existente.
- Colaborar, com os editores, quanto à correção e atualização do seu artigo, através de erratas, ao identificar erros ou informações imprecisa que seja relevante na publicação.
- Atentar às decisões editoriais, e ao processo de avaliação e revisão, atendendo, o mais rápido possível, as requisições, mantendo seus dados cadastrados atualizados. Pede-se que as adequações sejam realizadas em até 30 dias, considerando o reenvio dos trabalhos.
- Disponibilizar, caso solicitado, os dados brutos da pesquisa, juntamente com o artigo, para revisão editorial. Os dados utilizados devem se manter acessíveis por, pelo menos, 10 anos após a publicação, considerando a proteção da confidencialidade dos autores, bem como os direitos jurídicos relacionados aos dados.
Arquivamento
A Revista Desafio Online utiliza o sistema LOCKSS. Este é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.
ÉTICA E ANTIPLÁGIO
Os trabalhos submetidos à Revista Desafio Online (DOn) passarão por software detector de plágio (CopySpider), a qualquer momento, durante o processo editorial. Trabalhos que apresentem mais de 5% de similaridade com outras publicações não serão aceitos, de modo que tais submissões podem ser rejeitadas a qualquer momento, no processo editorial.
Os autores transferem todos os direitos autorais do artigo para a Revista Desafio Online. Qualquer reprodução, total ou parcial, em meios impressos ou eletrônicos, deverá ser solicitada por meio de autorização. A reprodução, caso autorizada, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Todos os artigos publicados, online e de livre acesso aos leitores, tem licença Creative Commons, de atribuição, uso não comercial e compartilhamento por ela.
As obras deste site estão licenciadas sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil
PUBLICAÇÕES DA EQUIPE EDITORIAL
Não é permitida a submissão de trabalhos pelo editor-chefe e coeditores do periódico, garantindo a imparcialidade no processo editorial.