COMO MENSURAR O DESENVOLVIMENTO LOCAL DE UM MUNICÍPIO? UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS PROPRIEDADES DOS INDICADORES

  • Guilherme Alves de Souza Andrade Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mayra Batista Bitencourt Fagundes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leandro Sauer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Desenvolvimento Local, indicadores, índices

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar se as propriedades desejáveis dos indicadores estão presentes nos indicadores de desenvolvimento local existentes e observar, a partir de uma aplicação empírica dos resultados, quais foram os reflexos sobre o desenvolvimento local no estado de Mato Grosso do Sul no período de 2000 a 2010. Os dados obtidos para a análise foram obtidos no site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e na Macroplan Consultoria. Para a observação empírica dos resultados foi utilizado o Mapa de Inclusão/Exclusão. Os resultados indicam um atendimento integral das propriedades relevância social, confiabilidade e especificidade. Porém, precisam adequar alguns fatores, como a desagregabilidade e historicidade, para que se possa mensurar esse fenômeno com mais precisão.  A partir do Mapa de Inclusão/Exclusão se pode observar um desenvolvimento acentuado no período assinalado, porém com notáveis disparidades nos municípios da região sul.

Biografia do Autor

Guilherme Alves de Souza Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Aluno PIBIC. Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Mayra Batista Bitencourt Fagundes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica Dom Bosco (1997), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atualmente, é Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro da Diretoria Regional da SOBER. Tem experiência na área de Economia, Agronegócio e Administração Rural. Atua em projetos de pesquisas relacionados a Matriz Insumo-Produto e Competitividade de Sistemas Agroindustriais
Leandro Sauer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Possui graduação em Matemática pela UFMS (1988), Aperfeiçoamento em Estatistica Matemática pelo IMPA-RJ (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio (1992), doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2003) e Pós-doutorado em Administração pela FEA-USP (2015). Coordenador do curso de Administração da UFMS (2005-2007), chefe do Departamento de Economia e Administração (2007-2008), Pró-Reitor de Ensino e Graduação da UFMS (2009) e Coordenador de Integração e Assuntos Estudantis/PROAES da UFMS (2018). Atualmente é professor associado da ESAN/UFMS e professor do Programa de Pós-graduação em Administração da UFMS. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Métodos Quantitativos, Modelos Econométricos e Estatísticos e Analise Multivariada, atuando principalmente nos seguintes temas: exclusão social e uso de indicadores sintéticos na definição e acompanhamento de politicas publicas.
Publicado
2018-12-05
Seção
Artigos